Parcialmente criado em Los Angeles, mas gravado na Costa Leste, nos estúdios Rudy Van Gelder (Englewood Cliffs, Nova Jersey), em 11, 23, 24 de maio e 15 de junho de 1967, novamente para Creed Taylor, "Wave" foi o quarto LP solo americano de Tom e o terceiro com arranjos de Claus Ogerman.
Dando título ao disco, um tema que não sugere ondas e ondulações apenas no título, mas que de outras coisas passaria a tratar quando, com letra em português, ganhou o subtítulo de "Vou te contar", única contribuição de Chico Buarque, que se sentiu inibido para escrever os demais versos que Tom lhe encomendara (Fonte: site oficial do Tom Jobim).
LP Aquarela Do Brasil - Elis Regina e Toots Thielemans / Título da música: Wave / Tom Jobim (Compositor) / Elis Regina (Intérprete) / Toots Thielemans (Intérprete) / Gravadora: Philips (Holanda) / Ano: 1969 / Nº Álbum: 850 069 PY / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova / MPB.
Tom:C
Intro: C7+/9
C7+/9 Abº Gm7
Vou te contar, os olhos já não podem ver
C7/9- F7+ Fm6 E7/13 E5+/7
Coisas que só o coração pode entender
Em7 A7/9- D7/9
Fundamental é mesmo o amor
Ab7/9 G7/9- Cm7/9
É impossível ser feliz sozinho
C7+/9 Abº Gm7
O resto é mar, é tudo que eu nem sei contar
C7/9- F7+ Fm6 E7/13 E5+/7
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Em7 A7/9- D7/9
Fundamental é mesmo o amor
Ab7/9 G7/9- Cm7/9
É impossível ser feliz sozinho
Fm7 Bb/Ab Gm7
Da primeira vez era a cidade
Gb/Ab Ab/Gb Fm7
Da segunda, o cais e a eternidade
F/G C7+/9 Abº Gm7
Agora eu já sei da onda que se ergueu no mar
C7/9- F7+ Fm6 E7/13 E5+/7
E das estrelas que esquecemos de contar
Em7 A7/9- D7/9
O amor se deixa surpreender
Ab7/9 G7/9- Cm7/9 C6/9/11+
Enquanto a noite vem nos envolver
LP João Gilberto / Título da música: Trem De Ferro / Lauro Maia (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1961 / Nº Álbum: MOFB 3202 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Marcha.
Tom: G7+
G7M F7M G7M
O trem blim blom blim blom
F7M G7M F7M G7M F7M
Vai saindo da estação
C7M C#º Dm7
E eu
G7 C6/G
Deixo meu coração
Am6
Com pouco mais
Com pouco mais
Com pouco mais
G7M G7 F#7 F7 E7
Lá bem longe o meu bem
Am7
Acenando com lenço
A7
Bandeira da saudade
Am6 G7M
Muito além
Am7
Acelera a marcha
Am6 G6
O trem pelo sertão e eu
B7/F#
Só levo saudade
Em7
No meu coração
C7M
Lá na curva o trem apita
Desce a serra
C#º Bm7
E a saudade aumenta
E7/9- Am7
Uma coisa me atormenta
Am6 G6
Vem falar do meu amor
LP Amor de Gente Moça / Título da música: Só em teus braços / Tom Jobim (Compositor) / Sylvia Telles (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1959 / Álbum: MOFB 3084 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.
Tom: Amaj7 (A7+)
Amaj7 A6
Sim,
Bm7 Bm6
Promessas fiz,
C#m7 C#7/+5
Fiz projetos, pensei tanta coisa,
Dmaj7 Dm6
E agora o coração me diz
C#m7 Cdim
Que só em teus braços, meu bem,
Bm7 E7/9
Eu ia ser feliz
C#m7 F#7/+5
Eu tenho esse amor para dar,
Bm7/9 E7/-9
O que é que eu vou fazer?
Amaj7 A6
Eu tentei esquecer
Bm7 Bm6
E prometi,
C#m7 C#7/+5
Apagar da minha vida este sonho,
Dmaj7 Dm6
E vem o coração e diz
C#m7 F#m7
Que só em teus braços, amor,
Bm7 Adim
Eu ia ser feliz
Amaj7 F6/A
Que só em teus braços, amor,
Amaj7
Eu posso ser feliz
Integrando a derradeira leva de produções da dupla Tom e Vinicius, “Só Danço Samba” é a primeira composição bossa nova que faz referência explícita ao ato de dançar. Caiu assim como uma luva no repertório dos pocketshows, que o dançarino e coreógrafo americano Lennie Dale — o “inventor” da dança da bossa nova — apresentava no Beco.
“Só Danço Samba” era como se tivesse sido feito para esse fim, inspirando a coreografia de movimentos de braços e quadris, que Lennie depois ensinaria a Elis Regina. Entretanto, como se sabe, não seria no Beco e sim no Au Bon Gourmet, abrindo o show “Encontro”, nas vozes de João Gilberto e do quarteto Os Cariocas, que se deu a estréia de “Só Danço Samba”. Aliás, esse arranjo cantado no espetáculo seria consagrado no elepê do conjunto lançado em 1963.
A composição é quase um blues, a partir de sua simplicidade melódica e do impulso rítmico sincopado no verso “vai, vai, vai, vai, vai”. Harmonicamente, também se aproxima desse gênero, com os característicos acordes de tônica, subdominante e dominante presentes, mais um motivo para estimular o improviso. A letra, muito simples e direta, exalta a superioridade do samba sobre o twist, o calipso e o chá-chá-chá, um tema, digamos, não muito original.
Mas, “Só Danço Samba” fez sucesso, sendo lançado nos Estados Unidos por Tom e João, o primeiro em seu disco instrumental para a Verve e o segundo no álbum Getz/Gilberto, ambos gravados em 1963 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP A Bossa dos Cariocas / Título da música: Só danço samba / Tom Jobim (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1963 / Álbum: P 632.152 L / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba / Ficha técnica: Quartera, Badeco, Luis e Severino Filho.
D7M/9G7/9
Só danço samba, só danço samba
E7/9
Vai vai vai vai vai
Em7/9A7/13D7M/9G7/9
Só danço samba, só danço samba vai
D7M/9G7/9
Só danço samba, só danço samba
E7/9
Vai vai vai vai vai
Em7/9A7/13D7M/9
Só danço samba, só danço samba vai
Am7/9D7(9/13)G7M/9
Já dancei o twist até demais
E7/9
Mas, não sei, me cansei
Em7/9F7/9Em7/9A7/13
Do calipso ou chá-chá-chá
Solo.:D7M/9Eb7M/9D7M/9Eb7M/9E7/9Eb7M/9D7M/9G7/9E7/9
Só danço samba, só danço samba vai
Em7/9Eb7M/9D7M/9
Só danço samba só danço samba vai
Lançado por Dalva de Oliveira em julho de 47 e, um mês depois, por Nelson Gonçalves, "Segredo" se tornou um dos maiores sucessos do ano. Sucesso, aliás, que contribuiu para popularizar a expressão "O peixe é pro fundo das redes, segredo é pra quatro paredes", citada na primeira parte: "Seu mal é comentar o passado / ninguém precisa saber o que houve entre nós dois / o peixe é pro fundo das redes...".
De estilo dramático/sentimental, como tantos outros sambas que integram a vertente principal da obra de Herivelto Martins, "Segredo" tem segunda parte de Marino Pinto, feita a pedido de Dalva. "O Marino fez aqueles versos à minha revelia" - esclarece Herivelto - "mas , ficaram tão bons que aceitei imediatamente".
Segredo (samba-canção, 1947) - Herivelto Martins e Marino Pinto
Disco 78 rpm / Título da música: Segredo / Autoria: Martins, Herivelto (Compositor) / Pinto, Marino (Compositor) / Oliveira, Dalva de (Intérprete) / Orquestra Odeon (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1947 / Nº Álbum 12792 / Lado A / Gênero musical: Samba canção
---------A --------------------Ab7
Seu mal é comentar o passado ---------A ------------Gb7
Ninguém precisa saber -----------Bm---- Gb7---- Bm
O que houve entre nós dois -------D--------------------- Dm
O peixe é pro fundo das redes ------A ---------------------Gb7
Segredo é pra quatro paredes ---------Bm------------------ E7
Não deixe que males pequeninos ------------------A-------------------- Gb7
Venham transformar os nossos destinos
-------D --------------------Dm
O peixe é pro fundo das redes -------A-------------------- Gb7
Segredo é pra quatro paredes ------Bm ---------------E7
Primeiro é preciso julgar ---------------------A
Pra depois condenar
------E------------------------------ A
Quando o infortúnio nos bate à porta ---------A7 -----------------D
E o amor nos foge pela janela ---------Eb0-------- A-------- Gb7
A felicidade para nós está morta ----------B7--------------- E7
E ninguém pode viver sem ela ----D ------------Eb0 ----------A--------- Gb7
Para o nosso mal não há remédio, coração ------------------Bm------- E7-------- A
Ninguém tem culpa da nossa desunião
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
"Saudade da Bahia" nasceu numa tarde calorenta do verão de 1947. "Eu estava sozinho num bar perto de minha casa no Leblon, o Bar Bíbi, chateado com a agitação da cidade, quando me ocorreu a ideia", recorda Dorival Caymmi (foto). "Era uma ideia tão melancólica - logo eu que sou otimista - que resolvi guardar a canção para mim, mostrando-a apenas a alguns amigos mais íntimos."
Daí se passaram dez anos até o dia em que Aloísio de Oliveira, um desses amigos, convenceu o compositor a gravar "Saudade da Bahia". Diretor artístico da Odeon na ocasião, Aloísio estava ansioso para faturar na esteira do sucesso de "Maracangalha" e, como Caymmi não tinha composições novas, sugeriu: "E por que não aquela que fala de saudades da Bahia?" Assim, programada às pressas, "Saudade da Bahia" foi gravada, batendo recordes de vendagem, o que lhe proporcionou um prêmio especial de uma cadeia de lojas de São Paulo.
Disco 78 rpm: Título da música: Saudade da Bahia / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Peracchi, Leo (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 26/02/1957 / Nº Álbum 14198 / Lado A / Gênero: Samba
C------------- Bm7/-5---- E7 -----Am7 ----Gm7 ----C7
Ai ai que saudade eu tenho da Bahia
F ---------------A7 -----------------Dm7 ------G7
Ai se eu escutasse o que mamãe dizia -----F ----------C°--------- B7---- Em7
“Bem não vá deixar a sua mãe aflita ------------A7----------------- Dm7
A gente faz o que o coração dita ---------------A9- --------------D7/9------ G7
Mas esse mundo é feito de maldade e ilusão”
C --------------Bm7/-5 ---E7 -----Am7 ----Gm7 ----C7
Ai se eu escutasse hoje eu não sofria
F -----------A7 -------------------Dm7 ------G7
Ai essa saudade dentro do meu peito
F -----------C° -----------B7------ Em7
Ai se ter saudade e ter algum defeito -------------A7 --------------Dm7
Eu pelo menos mereço o direito -------------G7 --------------------C6/9 ------A9-
De ter alguém com que eu possa me confessar
-----Dm7 ------------G7 ---------------Em7
Ponha-se no meu lugar e veja como sofre ------------------A9- --------Dm7---------- G7
Um homem infeliz ----que teve que desabafar --------------------C6/9 ---------------Em7 ------A9-
Dizendo a todo mundo o que ninguém diz
Dm7--------------- G7
Vejam que situação -------------------Em7--------------- A9-
E vejam como sofre um pobre coração
Dm7------------------- G7
Pobre de quem acredita ---------------------C6/9
Na glória e no dinheiro para ser feliz
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Disco 78 rpm / Título da música: Rosa Morena / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1942 / Nº Álbum 55380 / Lado B / Gênero musical: Samba
G7+Am7D7G7+
Rosa Morena, onde vais morena Rosa
Am7Bm7E7/5+Am7
Com essa rosa no cabelo e esse andar de moça prosa
D7GºG7+
Morena, morena Rosa
GG5+/7C7+
Rosa morena o samba está esperando
Cm7F7/9G7+
Esperando pra te ver
Bm5-/7E5+/7Am7
Deixa de lado esta coisa de dengosa
CmG7+
Anda Rosa vem me ver
C/D
Deixa da lado esta pose
Bm7E5+/7
Vem pro samba vem sambar
Am7/9D7G7+
Que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+
Ô Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+
Morena Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
E5+/7Am7/9D7G7+Am7D7G7+
Viu Rosa, que o pessoal tá cansado de esperar
Presente de Natal (samba, 1961) - Nelcy Noronha - Interpretação: João Gilberto
LP João Gilberto / Título da música: Presente De Natal / Nelcy Noronha (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1961 / Nº Álbum: MOFB 3202 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.
Tom: Bbmaj
Intro: Bbmaj7 A7 G#7 G7 Cm7 F7/+5 Bbmaj7 A+5
Bbmaj7 Bb6 Bbm7 Cm7 Cm6 Bbmaj Bb6
Papai Noel me deu um bom presente de Natal
Gm7 Cm7/G F7/+5 Bb6/9
Voce embrulhadinha num papel monumen- tal
Bbmaj7 Bb6 Bbm7 Cm7 Cm6 Bbmaj7 Bb6
Papai Noel me deu um bom presente de Natal
Gm7 Cm7/G F7/+5 Bb6/9
Voce embrulhadinha num papel monumen- tal
Cm6 Bbm7 Dbm6 Bbmaj7 Bb6
Quem ganha boneca é menina eu sei
Dm7 G7 Cmaj7 Dbdim D7/4 G7 Dbm7 F#7/6 F#7
Mas eu sou menino e tambem ganhei ...
Dm7 G7/6 G7 Cmaj7 Dbdim
Nao foi u- ma bola
Dm7/-5 Em7/-5 A7/-9/+5 A7/+5
nem sequer um cavalinho
Fmaj7 F#dim Em7 A7/+5 A7
Mas foi voce amor que ve- io
Am6 G#dim Dm7/-5 Cmaj7
entao pra ser o meu benzinho
Bmaj7 Cmaj7 F6 Fm6 Cmaj7
Conta Dorival Caymmi que "'O Samba de Minha Terra' foi inspirado nos sambas de roda da Bahia, onde se cantam versos referentes ao 'bole-bole' e ao 'requebrado', sugestões nascidas do movimento sensual das ancas das sambistas". São de sua segunda-parte os famosos versos: "Quem não gosta de samba / bom sujeito não é / é ruim da cabeça/ ou doente do pé".
Pertencente à fase inicial da carreira do autor, seria lançado pelo Bando da Lua em sua visita ao Brasil em 1940. Foi, aliás, o último fonograma registrado pelo Bando no Brasil. "O Samba de Minha Terra" foi regravado por João Gilberto em seu elepê de 1961, com o conjunto de Valter Wanderley, num arranjo que se inicia com uma marcante introdução de João, imitando um tamborim, numa demonstração inequívoca de que a bossa nova era fortemente enraizada no balanço do samba. João ainda gravaria "O Samba de Minha Terra", ao vivo, no Carnegie Hall, em 1964.
O samba da minha terra (samba, 1940) - Dorival Caymmi
Disco 78 rpm / Título da música: Samba da minha terra / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Bando da Lua (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 1940 / Nº Álbum 55245 / Lado A / Gênero: Samba
Tom: G
Introdução: D7/9+EmAm
Samba da minha terra
D7Bm
Deixa a gente mole
EmAm
Quando se dança
D7Bm
Todo mundo bole
C7+Bm
Quem não gosta de samba
E7/9-A7/13
Bom sujeito não é
Am5-/7
É ruim da cabeça
D7G7+
Ou doente do pé
C7+Bm
Eu nasci com o samba
E7/9-A7/13
No samba me criei
Am5-/7
E do danado do samba
D7G7+
Nunca me separei
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
“O Pato” fazia parte do repertório dos Garotos da Lua desde o final dos anos quarenta. Entretanto, jamais foi gravado pelo conjunto e, provavelmente, permaneceria inédito em disco se não tivesse caído nas graças de João Gilberto. Ex-crooner do grupo, João apaixonara-se por este samba inusitado e fez questão de incluí-lo em seu segundo elepê.
Jaime Silva (1921-1973) era um mulato alto, elegante e simpático”, segundo Ruy Castro no livro Chega de saudade. Alagoano de nascimento, mas morando no Rio desde menino, era sapateiro do serviço de intendência do Exército, além de pandeirista e eventual compositor, nas horas vagas. Costumava namorar sua futura esposa, Maria, no Campo de Santana, Zona Centro do Rio de Janeiro, onde observando patos e marrecos se esbaldarem no laguinho local prometia, contemplativo: “ainda vou fazer uma música com esses patinhos...”.
E isso de fato logo aconteceu, quando ele compôs, com a parceira Neuza Teixeira, “Aves no Samba”, título que modificaria para “O Pato”, por sugestão de João Gilberto. Como “Lobo Bobo”, “O Pato” acabou caracterizando o lado galhofeiro da bossa nova, concentrado na letra que descreve a exótica cena de um quarteto vocal, formado pelo pato, o marreco, o ganso e o cisne ensaiando à beira da lagoa o “Tico-Tico no Fubá”.
Além da graciosa interpretação do João, contribuiu para o sucesso da canção o saboroso arranjo timbrístico de Tom Jobim, elaborado com o cantor nos dez dias de janeiro de 1960 passados no sítio em Poço Fundo onde o disco foi concebido.
Destaca-se nesse arranjo um contraponto da flauta (respondendo às palavras “o Tico-Tico no Fubá”) e do clarone, com intervenções tão marcantes aos “qüem-qüem”, que suas frases terminaram por se incorporar à própria composição. O final em fade-out é um dos momentos mais deliciosos da bossa nova, com possibilidades de variações harmônicas e de improvisos que parecem não ter fim. Não foi assim à toa que Jobim escreveu na contracapa desse álbum: “E tudo foi feito num ambiente de paz e passarinho. P.S. — As crianças adoraram ‘O Pato’.” (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).
O pato (samba bossa, 1960) - Jaime Silva e Neuza Teixeira - Intérprete: João Gilberto
LP O Amor Sorriso e a Flor / Título da música: O pato / Teixeira, Neuza (Compositor) / Silva, Jaime (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum MOFB 3151 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Intro: (D6/9)
D6/9 E7/9
O pato vinha cantando alegremente, quém, quém
Em7/9 A6/7
Quando um marreco sorridente pediu
D6/9
Pra entrar também no samba, no samba, no samba
D6/9 E7/9
O ganso gostou da dupla e fez também quém, quém
Em7/9 A6/7
Olhou pro cisne e disse assim "vem, vem"
D6/9 G6/7 D6/9 D7/9
Que o quarteto ficará bem, muito bom, muito bem
G7+
Na beira da lagoa foram ensaiar
E7/9 A6/7 D6/9 D7/9
Para começar o tico-tico no fubá
G7+ Gm6 D7+/F# D7/9
A voz do pato era mesmo um desacato
G7+ Gm6 D7+/F# D7/9 G7+
Jogo de cena com o ganso era mato
Gm6 D7+/F# E7/9
Mas eu gostei do final quando caíram n'água
A6/7 D6/9
E ensaiando o vocal
(D6/9 E7/9 Em7/9 A6/7)
quém, quém, quém, quém
quém, quém, quém, quém
quém, quém, quém, quém
LP Vinicius & Odette Lara / Título da música: O Astronauta / Vinícius de Moraes (Compositor) / Baden Powell (Compositor) / Vinícius de Moraes (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1963 / Nº Álbum: ME-1 / Lado B / Faixa 3 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.
D6/9 E7/9
Quando me pergunto
Em7/9 A7/13
Se você existe mesmo, amor
D6/9 E7/9
Entro logo em órbita
Em7/9 A7/13
No espaço de mim mesmo, amor
F#m7(b5) B7(b9)
Será que por acaso
Em7 Gm6
A flor sabe que é flor
F#m7
E a estrela Vênus
Bm6
Sabe ao menos
Em7/9 A7/13
Porque brilha mais bonita, amor
D6/9 E7/9
O astronauta ao menos
Em7/9 A7/13
Viu que a Terra é toda azul, amor
D6/9 E7/9
Isso é bom saber
Em7/9 A7/13
Porque é bom morar no azul, amor
F#m7(b5) B7(b9)
Mas você, sei lá
Em7 Gm6 F#m7
Você é uma mulher, sim
Bm6 Em7/9 A7/13 D7M
Você é linda porque é
Em7 Gm6 F#m7
sim
Bm6 Em7/9 A7/13 D7M
Você é linda porque é
LP Dance Conosco / Título da música: Minha saudade / Donato, João (Compositor) / João Donato e Seu Conjunto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Copacabana, 1959 / Nº Álbum CLP 11171 / Lado B / Gênero musical: Samba.
C7M(9) Dm7 Em7
Minha saudade é saudade de você
A7(b13) Dm7(9)
Que não quis levar de mim
G7(b13) C7M(9)
A saudade de você
C7M(9) Dm7 Em7
E foi por isso que tão cedo me esqueceu
A7(b13) Dm7(9) G7(b13) C6
Mas eu tenho até hoje a saudade de você
Dm7 G7 Cm7 F7
Eu já me acostumei a viver sem teu amor
Bbm7 Eb7 Ab7M G7
Mas só não consegui foi viver sem ter saudade
LP Chega de Saudade / Título da música: Maria Ninguém / Lyra, Carlos (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3073 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba.
Introdução: A7/13
Pode ser que haja uma melhor, pode ser
Pode ser que haja uma pior, muito bem
Mas igual à Maria que eu tenho
No mundo inteirinho igualzinha não tem
D7+ B7/9- Em7 Em6 D7+ B7/9- Em7
Maria Ninguém, é Maria e é Maria meu bem
Em6 D7+
Se eu não sou João de nada
D7/5+ G7+ G#º F#m7 B7/9 E13 E5+/7 E7 Eº Eº13
Maria que é minha é Maria Ninguém
D7+ B7/9- Em7 Em6 D7+ B7/9- Em7
Maria Ninguém é Maria como as outras também
Em6 D7+
Só que tem que ainda é melhor
G#m7 C#7 F#7+
do que muita Maria que há por aí
D#m7 Bm7 E7 A7+
Marias tão frias cheias de manias,
A#º Bm7 E7 Em7 A7
Marias vazias pro nome que têm
D7+ B7/9- Em7 Em6 D7+ B7/9- Em7
Maria Ninguém é um dom que muito homem não tem
Em6 D7+ D7/5+
Haja visto quanta gente que chama
G7+ G#º F#m7 B7/9 E5+/7 A5+/7
Maria e Maria não vem
D7+ B7/9- Em7 Em6 D7+ B7/9- Em7
Maria Ninguém, é Maria e é Maria meu bem
Em6 D7+
Se eu não sou João de Nada
D5+/7 G7+ Gm6 D7+ A#7+ D#7+ G#7+ D#7+ D7+
Maria que é minha é Maria Ninguém
Disco 78 rpm / Título da música: Joujoux e balangandans / Autoria: Babo, Lamartine, 1904-1963 (Compositor) / Mariah (Intérprete) / Mário Reis (Intérprete) / Kolman, I (Acompanhante) / Orquestra do Cassino da Urca (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 26/07/1939 / Nº Álbum 55199 / Gênero musical: Marcha
Intro: E7/9-
A6 F#5+/7
Jou Jou, Jou Jou
Bm7 Fº A7+ F#5+/7 Bm7 Fº
Que é meu Balangandan
F#5+/7
Aqui estou eu
B7/9 F#m
Aí estás tu
B7/9
Minha Jou Jou
Bm5-/7 E7/9-
Meu Balangandan
A6 F#5+/7 Bm7 Fº A7+ F#m7 Bm7 Fº
Nós dois depois no sol do amor de manhã
F#7 F#5+/7 Bm7 Dm7
De braços dados, dois namorados
A7+
Já sei
E6/7
Jou Jou
A7+
Balangandan
Bm7 E7/9 A7+ A6
Seja em Paris ou nos Brasis
F#7 F#5+/7 D7+/9
Mesmo distantes somos constantes
D#5-/7 G#5+/7 C#m7 F#7
Tudo nos une, que coisa rara
Bm7 E6/7 A7+
É o amor, nada nos separa
Tudo o que Herivelto Martins compunha nos anos quarenta era logo gravado e, quase sempre, transformado em sucesso. Houve até carnavais, como o de 45, em que ele teve mais de uma composição - "Izaura" e "Que Rei Sou Eu" - entre as preferidas do público. E essa preferência justificava-se, pois as composições eram animadas e bem feitas, como "Izaura" que, em 1977, mereceu uma revisitação de João Gilberto.
Este samba, que tem estribilho de Roberto Roberti , trata do dilema de um indivíduo que reluta em ficar com uma mulher, porque teme perder a hora do trabalho ("Se eu cair em seus braços / não há despertador que me faça acordar"). Mas na segunda parte - só de Herivelto - o sujeito parece optar pelo trabalho, embora admita uma alternativa: "Se você quiser eu fico / mas vai me prejudicar...".
Izaura (samba, 1945) - Herivelto Martins e Roberto Roberti
Disco 78 rpm / Título da música: Isaura / Autoria: Martins, Herivelto (Compositor) / Roberti, Roberto (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1944 / Nº Álbum 12530
F7+ Gb0 Gm7 C7/-9
Ai, ai, ai Izaura
F7+ F0 Gm7 C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7 F7/5+ Bb7+
Se eu cair nos seus braços
B0 A7/13 D7/-9 G7 C7/-9 F7+
Não há despertador que me faça acordar
F0
Eu vou trabalhar
Am7/4 Ab7/-5 Gm7/4 Gb7/-5
Ai, ai, ai, Isaura
Am7 Ab0 Gm7 C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7 F7/5+ Bb7+
Se eu cair nos seus braços
B0 A7/13 D7/-9 G7 C7/-9 F7+
Não há despertador que me faça acordar
F0 Gm7 C7/-9 F7+
O trabalho é um dever / Todos devem respeitar
F6 F7 F7/5+ Bb7+
Oh, Izaura, me desculpe / No domingo eu vou voltar
Bbm6 Am7
Seu carinho é muito bom / Ninguém pode contestar
Dm7 G7 Gm7
Se você quiser, eu fico / Mas vai me prejudicar
C7/-9
Eu vou trabalhar
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Algumas canções de Tom Jobim como o “Samba de uma Nota Só” e “Insensatez” — são vez por outra acusadas de plágios. Ao primeiro atribui-se uma semelhança com o recitativo de “Night and Day”, que não se justifica, uma vez que a divisão e os encadeamentos harmônicos, portanto a concepção das duas canções são totalmente diferentes.
Já “Insensatez” é uma composição chopiniana, aparentada com o “Prelúdio n°4, em mi menor, opus 28”, na melodia e na harmonia, o que necessariamente não significa que seja plágio. A influência de Chopin, também presente na obra de Ernesto Nazareth, jamais foi negada por Jobim que ainda a admitia em seu “Retrato em Branco e Preto” e no samba “Apelo”, que chamava de “aquele samba do Baden”.
O ponto de partida de uma composição, sua célula melódica inicial, sugere uma seqüência natural e isso pode confundir o leigo pouco habilitado a reconhecer uma estrutura harmônica. Mais ainda: o plágio implica, naturalmente, aspectos dolosos, direitos que nunca foram reclamados por Cole Porter (autor de “Night and Day”), falecido em 15.10.64, quando “One Note Samba” já rendia milhões nos Estados Unidos e na Europa. Ou seriam os advogados do compositor tão distraídos que não atentaram para o caso?
A semelhança de “Insensatez” com a música de Chopin foi motivo de muitas brincadeiras de músicos americanos, amigos de Jobim, como o saxofonista Gerry Mulligan que chegou a gravar o “Prelúdio n°4” em arranjo bossanovístico. Enfim, a questão do plágio musical é assunto complexo e controvertido, que nem sempre é focalizado com uma argumentação técnica, isenta de paixão.
Mas, voltando a “Insensatez”, esta canção foi lançada por João Gilberto no seu terceiro elepê, que completa a vital trilogia estabelecedora dos padrões característicos da bossa nova. Aliás, das 62 composições lançadas por Tom Jobim nesse período de intensa produtividade (1957 a 1961), apenas três (“Desafinado”, “Corcovado” e “Insensatez”) tiveram sua primeira gravação por João Gilberto.
“Insensatez” é basicamente formada por uma frase de oito compassos no modo menor, usada com extremo bom gosto em quatro sequências que baixam em três tons inteiros, com a quarta permanecendo na tonalidade da terceira. Esses 32 compassos são repetidos em função da letra, dirigida ao coração do poeta, a princípio recriminando-o por fazer chorar de dor o seu amor, um amor tão delicado”, depois exortando-o a pedir perdão, “porque quem não pede perdão não é nunca perdoado”.
A qualidade da canção proporcionou-lhe uma extensa discografia, que vai de Elis, e Sylvia Telles a estrangeiras como Peggy Lee, Nancy Wilson, Morgana King (na versão em inglês intitulada “How Insensitive”), isso sem falar dos interpretes da obra de Jobim (Sinatra, Ella Fitzgerald) e até dos não atuais como Nelson Gonçalves, além de inúmeros músicos de jazz (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).
LP João Gilberto / Título da música: Insensatez / Jobim, Tom (Compositor) / Moraes, Vinícius de (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Gravadora: Odeon, 1961 / Álbum MOFB 3202 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.
Tom: Dm7
Dm7A/C#Cm6
A insensatez que você fez
G/B
Coração mais sem cuidado
Gm/BD#7+Eº
Fez chorar de dor o meu amor
A5+/7Dm7
Um amor tão delicado
F7/CBºA#7+
Ah! Porque você foi fraco assim
Gm7Dm7
Assim tão desalmado
F7/CE7/BA4/7
Ah! Meu coração quem nunca amou
A5+/7Dm7
Não merece ser amado
Dm7A/C#Cm6
Vai meu coração, usa a razão
G/B
Usa só sinceridade
A#6D#7+Eº
Quem semeia vento, diz a razão
A5+/7Dm7
Colhe sempre tempestade
F7/CBº
Vai meu coração
A#7+Gm7Dm7
Pede perdão, perdão apaixonado
F7/CE7/BA7/4
Vai porque quem não pede perdão
A5+/7Dm7
Não é nunca perdoado
LP Chega de Saudade / Título da música: Ho-ba-la-lá / João Gilberto (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3073 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Bolero.
Intro: Ebm9 G#7 Ebm9 G#7 Ebm9 G#7 Ebm9 G#7
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº Eº
E amor, O hó-bá-lá-lá,
Ebm7 G#7/9 Ebm6 C#6 Eº Ebm7 Fº
hó-bá-lá-lá uma canção,
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº Eº
Quem ouvir o hó-bá-lá-lá,
Ebm7 G#7/9 Ebm6 C#7/4 C#7
Terra feliz o coração
F#m7 B7/9 F#m6 Emaj7 Gº
O amor encontrara ouvindo esta cançao
F#m7 B7/9 F#m6 Fm7 E7
alguem compreendera seu coração
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº
Vem ouvir, O hó-bá-lá-lá,
Eº Ebm7 G#7/9 Ebm6 C#6
hó-bá-lá-lá uma cançao
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº Eº
E amor, O hó-bá-lá-lá,
Ebm7 G#7/9 Ebm6 C#6 Eº Ebm7 Fº
hó-bá-lá-lá uma canção,
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº
Quem ouvir o hó-bá-lá-lá,
Eº Ebm7 G#7/9 Ebm6 C#7/4 C#7
Terra feliz o coração
F#m7 B7/9 F#m6 Emaj7 Gº
O amor encontrara ouvindo esta canção
F#m7 B7/9 F#m6 Fm7 E7
alguem compreendera seu coração
Ebm9 G#7 Aº Bbm7 Gº Eº
Vem ouvir, O hó-bá-lá-lá,
Ebm7 G#7/9 Ebm6 Eb7
hó-bá-lá-lá esta cançao bá-lá-lá hó-bá-lá-lá
Dmaj7 Eb7 G#7/9 Ebm6
hó-bá-lá-lá hó-bá-lá-lá, hó-bá-lá-lá,
C#6
hó-bá-lá-lá, hó-bá-lá-lá, hó-bá-lá-lá
Na noite de segunda-feira do carnaval de 1944, Roberto Martins estava no Nice, conversando com Geraldo Pereira, quando chegou sua esposa, dona Isaura, fantasiada de baiana. Acontece que, não tendo temperamento carnavalesco, a Sra. Martins era a própria imagem da desanimação, em contraste com os foliões, o que levou o marido a observar: "Olha aí, Geraldo, a falsa baiana...". O que Roberto não sabia era que, inconscientemente, estava oferecendo a Geraldo Pereira o mote para ele criar "Falsa Baiana", o maior sucesso de sua carreira.
Neste samba de ritmo sacudido, bem característico de seu estilo, Geraldo estabelece uma divertida comparação entre a falsa baiana - que "Só fica parada / não canta, não samba / não bole, nem nada" - com a verdadeira - "Que mexe, remexe / dá nó nas cadeira / e deixa a moçada com água na boca". Nascido em Juiz de Fora e criado no morro carioca da Mangueira, este notável compositor - bom de letra e melodia entraria na década de 1940 para a história do samba, gênero que revigorou em escassos quinze anos de atividade.
Talvez pelo caráter inovador de sua obra, que inclui até certas resoluções harmônicas inusitadas na época, Geraldo Pereira não foi suficientemente valorizado em vida. Várias dessas inovações estão bem à mostra em "Falsa Baiana": a originalidade melódica, o deslocamento da acentuação rítmica (que causaria forte impressão em João Gilberto) e o ritmo interno das construções verbais, independentes da melodia. Tudo isso seria valorizado na interpretação inconfundível de seu lançador, o grande sambista Ciro Monteiro.
Uma curiosidade: antes de entregar "Falsa baiana" a Ciro, o autor mostrou-a ao cantor Roberto Paiva, que a rejeitou. "Era de madrugada" - relembra Paiva - "e o Geraldo, ‘meio alto', cantou enrolando as palavras, dando a impressão de que o samba estava ‘quebrado'. Um mês depois, ao ouvi-lo na voz do Ciro, descobri que aquela beleza toda era o samba que o Geraldo me oferecera".
Disco 78 rpm / Título da música: Falsa baiana / Autoria: Pereira, Geraldo (Compositor) / Monteiro, Ciro (Intérprete) / Lacerda, Benedito, 1903-1958 (Acompanhante) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 03/04/1944 / Nº Álbum 800181 / Lado A / Gênero: Samba
Intro.: G7+ D7/9G7+ A7
Baiana que entra na roda e só fica parada
D7/9
Não samba, não dança, não bole nem nada
G7+ G7
Não sabe deixar a mocidade louca
C7+
Baiana é aquela que entra no samba
Bm7
de qualquer maneira
E7 A7
Que mexe, remexe, dá nó nas cadeiras
D7/9- G7+ E7
Deixando a moçada com água na boca
Am7 D7/9-
A falsa baiana quando entra no samba
G7+
Ninguém se incomoda, ninguém bate palma
Am7 D7/9
Ninguém abre a roda, ninguém grita ôba
G7+ G7
Salve a Bahia, senhor
C7+ Cm
Mas a gente gosta quando uma baiana
Bm7 E7
Samba direitinho, de cima embaixo
Am7
Revira os olhinhos dizendo
D7/9- G7+ D7/9
Eu sou filha de São Salvador
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Eu Sambo Mesmo (samba, 1991) - Janet de Almeida - Intérprete: João Gilberto
LP/CD João / Título da música: Eu Sambo Mesmo / Janet de Almeida (Compositora) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1991 / Nº Álbum: 848 188-1 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.
Tom: F
F6/9 F7/5+ G-6
Há quem sambe muito bem ha que sambe por gostar
F6/9 D/F# F6/9
ha quem sambe por ver os outros sambar
A-7 A-6
ba ba da ba bai ba da da
G7+ G6 A-7 A-6
mas eu não sambo para copiar ninguém
G7+ G6 A-7 A-6 G13 G7/5+
eu sambo mesmo com vontade de sambar
G-6 F7 A# G7
porque no samba eu sinto o corpo remexer
G-6 F7 A# G7
e é só no samba que eu sinto prazer
G-6 F7 F6/9
é só no samba que eu sinto prazer
G7 G-6 D#7+/G
ah quem não gosta do samba não dá valor
F13 A7/5+
não sabe compreender
F7+/A A7/5+ F13
um samba quente harmonioso buliçoso
F7 A#
mexe com a gente da vontade de viver
G7
a minoria diz que não gosta mas gosta
G-6 F7
e sofre muito quando vê alguém sambar
F-7 F° G-7 A7/5+ G-7
faz força se domina finge não estar
G7 A# F7 F6/9
tomadinho pelo samba louco pra sambar
G7 A# F7 F6/9
tomadinho pelo samba louco pra sambar
LP Mais Bossa Com Os Cariocas / Título da música: Ela é carioca / Tom Jobim (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1963 / Catálogo: P 632.177 L / Gênero musical: Samba.
Tom: C
Intro: C
C7+ Am7
Ela é carioca, ela é carioca
D7/9
Basta o jeitinho dela andar
Dm7 Bbm6 Am6 G7
E ninguém tem carinho assim para dar
Gm7 C7/9
Eu vejo na cor dos seus olhos
F#m7/5- Fm6
As noites do Rio ao luar
C7+ Bº Bb7+ A7
Vejo a mesma luz, vejo o mesmo céu
Ab7+ Db7/9
vejo o mesmo mar
C7+ Am7
Ela é meu amor, só me vê a mim
D7/9
A mim que vivi para encontrar
Dm7 Bbm6 Am6 G7
Na luz do seu olhar, a paz que sonhei
Gm7 C7/9
Só sei que eu sou louco por ela
F#m7/5- Fm6
E pra mim ela é linda demais
C7+ Bº Bb7+ Bº
E além do mais, ela é carioca
C7+
ela é carioca
LP João Gilberto En México / Título da música: Eclipse / Margarita Lecuona (Compositora) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Orpheon / Tapecar / Ano: 1970 / Nº Álbum: LP-12.717 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Bolero.
B7/9+
Eclipse de luna en el cielo
A#º
Ausencia de luz en el mar
B7/9+
Muy solo con mi desconsuelo
C7/13+ C5/7+ C7 F7/9
Mirando la noche me puse a llorar
E7/9+
Pensaba que ya no me amabas
D#7(#9) A#°
Con honda desesperación
D7/9 C#7(b9)
Y en algo que siempre eclipsaba
F#7(13) F#5/7+ F#7 A#°
La luz de tu amor
B7/9+
Eclipse de luna en el cielo
A#°
Ausencia de luz en el mar
B7/9+
Muy solo con mi desconsuelo
C7/13+ C5/7+ C7 F7/9
Mirando la noche me puse a llorar
E7/9+ D#7(#9)
Eclipse de amor en tus labios
A#° D7/9 C#7(b9)
Que ya no me quieren besar
G° F#7(13)
Quisiera olvidar sus agravios
A#° B7/9+
Y luego soñar
Disco 78 rpm / Título da música: É luxo só / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Peixoto, Luiz (Compositor) / Raposo, Maria Helena (Intérprete) / Coral (Acompanhante) / Orquestra (Acompanhante) / Severino Filho (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Mocambo, Indefinida / Nº Álbum 15179 / Gênero musical: Samba
----C7+--------- A7/5+ ----------Dm7
Olha / Essa mulata quando samba ----------A7
É luxo só ------Dm7--- G7 ------------Dm7 ---G7------ C7+----- Dm7
Quando /----- Todo seu corpo se embalança ----------Em7 --------Gm7 -------A7/5+
É luxo só / -------Tem -----------------------------Dm7
Um não sei o quê -----que faz ------a confusão
Fm7 -----G7 ----------------------C7+
O / ---------Que ela não tem, meu Deus ------------Dm7----- Em7 ---------F/G
É compaixão /-------- Eta mulata bamba
---C7+ -------------A7/5+------- Dm7------- A7
Olha / Essa mulata quando dança ----------Dm7 ---A7 -------Dm7------- G7
É luxo só / --------Quando ----------------C7+ ----------Dm7
Todo seu corpo se embalança ----------Em7 -----------A7
É luxo só / --------Porém --------------------Dm7
Seu coração quando se agita --------Gb0 ---------C7+
E palpita mais ligeiro -------A7/5+ ---Dm7--- G7------ C7+
Nunca vi compasso tão brasileiro
----------------Dm7------ Em7
Êta samba cai -----pra lá -----cai pra cá ----------Dm7 --------------C7+ -----------A7/5+
Cai pra lá -----cai cá / Mexe com as cadeiras ------Dm7------- G7------- C------------- G7
Mulata / Seu requebrado me maltrata
Disco 78 rpm / Título da música: Doralice / Autoria: Almeida, Antônio (Compositor) / Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Anjos do Inferno (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1945 / Nº Álbum 800329 / Lado A / Gênero musical: Samba
A7+ B7
Doralice eu bem que te disse
E7 A7+
Amar é tolice, é bobagem, ilusão
E7+
Eu prefiro viver tão sozinho
C#m F#m7 B7 Bm7 Bº
Ao som do lamento do meu violão
A7+ B7
Doralice eu bem que te disse
E7 Em7 Eº
Olha essa embrulhada em que vou me meter
D7+ Dm6 A7+/C# C#º
Agora amor, Doralice meu bem
Bm7 Bº A7+ A6
Como é que nós vamos fazer?
Bm7 E7 A7+ A6
Um belo dia você me surgiu
G#m7 C#7 F#m7
Eu quis fugir mas você insistiu
Bm7 E7 A7+ A6
Alguma coisa bem que andava me avisando
Bm7 E7 A7+
Até parece que eu estava adivinhando
Cº Bm7 E7 A7+
Eu bem que não queria me casar contigo
Cº Bm7 E7 Em7 Eº
Bem que não queria enfrentar esse perigo Doralice
D7+ Dm6 A7+/C# C#º
Agora você tem que me dizer
Bm7 E7 A7+
Como é que nós vamos fazer?
Miúcha e seu ex-marido João Gilberto - Julho de 1980 - O Globo
Disse Alguém (All Of Me) (1980) - Seymour Simons e Gerald Marks - Versão: Haroldo Barbosa - Interpretação: Miúcha - Participação: João Gilberto
LP Miúcha / Título da música: Disse Alguém (All Of Me) / Seymour Simons (Compositor) / Gerald Marks (Compositor) / Haroldo Barbosa (Versão) / Miúcha (Intérprete) / João Gilberto (Partic.) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1980 / Nº Álbum: 103.0376 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / Fox-canção.
G B7
Disse alguém que há bem no coração
E7 Am7
Um salão onde o amor descansa
B7 Em7
Ai de mim eu tão sozinho
A7 Am7 D7
Vivo assim, sem esperança
G B7
A implorar alguém que não me quis
E7 Am7
E feliz, e feliz seria
Bbº Bm7 E7
Coração meu, convém descansar
Am7 D7 G
Soluça mais devagar
G B7
Disse alguém, (disse) que há bem no coração
E7 Am7
Um salão, um salão dourado (onde o amor sempre dança)
B7 Em7
Ai de mim que só vivo tão sozinho
A7 Am7 D7
Vivo assim, vivo sem ter um terno carinho
G B7
A implorar alguém que não me quis
E7 Am7
E feliz então eu sei, bem sei que não mais seria
C Cm Bm7
Meu, meu coração sem esperança
E7 A7 A5+/7
E vive a chorar, soluçar
Am7 D7 G
Como quem tem medo de reclamar
Soando como a coisa mais estranha que aparecera até então na música brasileira, a primeira gravação de “Desafinado” (Odeon, 14426-b), lançada em fevereiro de 59, já mostrava tudo o que a bossa nova oferecia de inovador e revolucionário: o canto intimista, a letra sintética, despojada, o emprego de acordes alterados e, sobretudo, um extraordinário jogo rítmico entre o violão, a bateria e a voz do cantor.
Responsável por este jogo rítmico, seu interprete, João Gilberto, assumia assim de imediato um papel destacado no trio — completado pelo compositor Tom Jobim e o poeta Vinícius de Moraes que, criando a bossa nova, alteraria de forma irreversível o curso de nossa música popular. Apenas com Tom e Vinicius teríamos certamente uma música moderna, sofisticada, renovadora, mas que não seria o que se chamou bossa nova.
A melodia de “Desafinado” é bastante “torta” (“era mais ainda na concepção original. O João é que alterou alguma coisa na hora de gravar”, informa Tom Jobim) em razão principalmente de uma engenhosa alteração no quinto e sexto graus da escala na frase inicial (“Se você disser que eu desafino, amor”) que recai sobre as sílabas “de” (de “de-sa-fino”), “a” e “mor” (de “a-mor”).
Ao sustenizar a dominante e bemolizar a super-dominante, foram produzidos intervalos melódicos inusitados para os padrões da música brasileira da época, a ponto de dificultar a interpretação de alguns cantores menos dotados. Localizando essa alteração sobre a palavra “desafino”, os autores criaram a impressão de que o cantor semitonava, ou seja desafinava, o que levou muita gente a achar João Gilberto um cantor desafinado. Ao mesmo tempo, a batida deslocada do violão e o contratempo da percussão confundiram os músicos, provocando estupefação geral.
Tanta novidade apresentada numa única composição a levaria inevitavelmente ao sucesso, que se estenderia ao exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o single de “Desafinado”, com Stan Getz e Charlie Byrd, gravado em 1962, ultrapassou a marca de um milhão de cópias e recebeu o prêmio Grammy de melhor performance de jazz. O fonograma foi extraído do álbum Jazz samba, que permaneceu setenta semanas no hit-parade americano e também ultrapassou a marca de um milhão de cópias. Esta gravação é considerada o marco inicial da bossa nova nos Estados Unidos. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
LP Chega de Saudade / Título da música: Desafinado / Tom Jobim (Compositor) / Newton Mendonça (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3073 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Tom: F7+
F7+ G7/5-
Se você disser que eu desafino amor
Gm7 Bb/C Cm7 D7/9-
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Gm7 A7/5+ D7+ D7/9-
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
G7 Bb/C Gb7/13
Eu possuo apenas o que Deus me deu
F7+ G7/5-
Se você insiste em classificar
Gm7 Bb/C Cm7 D7/9-
Meu comportamento de anti-musical
Gm7 A7/5+ F6/9 E7/9+
Eu mesmo mentindo devo argumentar
A7+ G#7/5+ Em/G D/E
Que isto é bossa-nova, isto é muito natural
A7+ Bbº Bm7/4 E7
O que você não sabe nem sequer pressente
A7+ Am7 Bm7/4 E7
É que os desafinados também têm um coração
C7+ C#º Dm7/4
Fotografei você na minha Roleiflex
G7 Gm7 D7/9- G7 Gb7/13
Revelou-se a sua enorme ingratidão
F7+ G7/5-
Só não poderá falar assim do meu amor
Gm7 Bb/C Cm7 D7/9-
Este é o maior que você pode encontrar
Gm7 Bbm7 Am7 G7
Você com sua música esqueceu o principal
G7
Que no peito dos desafinados
Bbm7 Eb7/9
No fundo do peito bate calado
G7 Gb7/13
Que no peito dos desafinados
F6/9 Bbm6 F6/9
Também bate um coração
Tal como "Saia do caminho", lançado em 1946, "De Conversa em Conversa" explora o tema da separação amorosa. Só que de uma maneira diversa, pois, enquanto no samba anterior a protagonista aceita o fato resignadamente, aqui reage de forma decidida, procurando minimizar o trauma da separação: "Vivendo dessa maneira / continuar é besteira / não adianta não / o que passou é poeira / deixa de asneira / que eu não sou limão / não sou limão, não, não...".
O curioso é que em "De Conversa em Conversa" o autor da letra é Haroldo Barbosa, irmão de Evaldo Rui, letrista de "Saia do Caminho", o que de certa maneira expõe as diferenças de estilo dos dois, sendo o primeiro irônico, prático, realista, em contraste com o segundo, mais chegado ao romantismo.
Lançado no rádio por Lúcio Alves (autor da melodia, quando tinha 16 anos) e os Namorados da Lua, com o título de "Não Sou Limão", o samba despertou a atenção de Isaura Garcia, que o gravou acompanhada pelo citado conjunto.
De conversa em conversa (samba, 1947) - Haroldo Barbosa e Lúcio Alves
Disco 78 rpm / Título da música: De conversa em conversa / Autoria: Barbosa, Haroldo (Compositor) / Alves, Lúcio, 1927-1993 (Compositor) / Isaura Garcia (Intérprete) / Os Namorados da Lua (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1946 / Nº Álbum 800497 / Lado B / Lançamento: 1947 / Gênero musical: Samba
F7+
Oi de conversa em conversa
Am7 G#m7 Gm7 D7 Gm7
Você vai arranjando um meio de brigar
G#º
Oi de palavra em palavra você está querendo
F F7+
É nos separar
Am7 G#m7
Parece até que o destino uniu-se com você
Gm7
Só pra me maltratar
C7/9
Pois cada dia que passa é mais uma tormenta
F7+
Que eu deixei ficar
Nosso viver não adianta
Am7 G#m7 Gm7 D7 Gm7
É melhor juntarmos nossos trapos
Arrume tudo que é seu
E7 A7 F7
Que vou separando os meus farrapos
Bb7+ Bbm7
Vivendo dessa maneira continuar é besteira
Am7 D7
Não adianta não, não, não
Gm7
O que passou é poeira
C7/9 F7+
Deixa de asneira que eu não sou limão
F#7+ F7+
Não sou limão, eu não!
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
Lançado por Sílvio Caldas na melhor fase de sua carreira, "Da Cor do Pecado" é um grande samba, o melhor do reduzido repertório do compositor Bororó (Alberto de Castro Simoens da Silva).
Brejeiro, malicioso, possui uma das letras mais sensuais de nossa música popular: "Este corpo moreno / cheiroso, gostoso/ que você tem / é um corpo delgado / da cor do pecado / que faz tão bem...".
Segundo o autor, "a musa desses versos chamava-se Felicidade, uma mulher de vida pregressa pouco recomendável", que trabalhava em frente ao Tribunal de Justiça e lhe foi apresentada por Jaime Távora, oficial de gabinete do ministro José Américo. Iniciou-se assim um romance de vários anos em que Bororó foi responsável pela mudança de vida da moça. Mais tarde ela se casaria com um médico, tendo morrido ainda jovem em conseqüência de uma gripe mal curada.
De melodia e harmonia elaboradas, acima da média dos sambas da época, "Da Cor do Pecado" tem seu aspecto mais interessante nas modulações da primeira para a segunda parte e na volta desta para a primeira. Ainda quanto à melodia, tal como se repetiria em "Curare", a frase final - "eu não sei bem porquê / só sinto na vida o que vem de você" - é um primor de preparação para o acorde de dominante que conduz ao tom da primeira parte.
"Da Cor do Pecado" permanece como um clássico, tendo regravações de artistas como Elis Regina, Nara Leão, João Gilberto, Ney Matogrosso e os instrumentistas Jacó e Luís Bonfá.
Disco 78 rpm / Título da música: Da cor do pecado / Autoria: Bororó, 1898-1986 (Compositor) / Caldas, Silvio (Intérprete) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 06/07/1939 / Nº Álbum 34485 / Lado B / Gênero musical: Samba
D7+ B7/-9 Em7 A7 Gbm7
Este corpo moreno, cheiroso e gostoso
F0 Em7 A7/6
Que você tem . . . .
D7+ E7 A/E Gb7 Bm7
É um corpo delgado da cor do pecado
E7 Em7 A7/6
Que faz tão bem . . . .
D7+ B7/-9 Em7 A7 Gbm7
Este beijo molhado escandalizado
F0 Em7 A7/6
Que você me deu . . . .
D7 G F0 Gbm7
Tem sabor diferente que a boca da gente
Em7 D
Jamais esqueceu . . . .
Bm7 Bbm7 Am7 D7
Quando você me responde umas coisas sem graça
G
A vergonha se esconde
Bm7/-5 E7 Am7
Porque se revela a maldade da raça
D7 G7+
Este cheiro de mato tem cheiro de fato
Bm7 Bbm7 Am7
Saudade tristeza essa simples beleza
B7 Em7 G7
Teu corpo moreno, morena enlouquece
C7+ Bm7
Eu não sei bem porque
Eb7 Ab D7 G A7
Só sinto na vida o que vem de você . . . .
Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo Musical; A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
"Curare" é o segundo sucesso de Alberto de Castro Simoens da Silva, o afamado boêmio carioca Bororó, violonista e compositor nas horas vagas, cuja obra praticamente se resume a duas músicas, ambas clássicos.
Bororó foi o padrinho da carreira artística de Orlando Silva, que em 1939 ficou enciumado por não ter gravado "Da cor do pecado", o outro clássico, lançado por Sílvio Caldas. Então o compositor deu-lhe "Curare", como compensação.
Além da letra brejeira, a construção harmônica da segunda parte, especialmente a frase final, uma seqüência avançada para época, tornam este samba atraente para intérpretes, como João Gilberto, interessados em músicas de concepção mais elaborada.
Disco 78 rpm / Título: Curare / Autoria: Bororó, 1898-1986 (Compositor) / Silva, Orlando (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1940 / Nº Álbum 34667 / Lado A / Gênero: Samba choro
(A7) D
Você tem buniteza,
Fo Em A7 Dm7 A7
E a natureza, foi quem agiu...
D
Com estes óio de índia,
E7 A E7 A7 E7
Curare no corpo, que é bem Brasil.
A7 D
Tu é toda Bahia
Fo Em
É a fulô do mucambo,
A7 Gb6 B7
Da gente de cô
Em A7
Faz do amô confusão,
D B7 E7 A7
Nesta misturação bem banzeira,
D G7 Gb7 Bm A7
Insoneira, que tem raça e tradição
D
Quebra, machuca minha dô
A7 D
Nêga, neguinha tudo-tudinho
A7
Meu amôzinho, com esta boquinha
D
Vermelhinha, rasgadinha
Gb Db7 Gb A7
Qui tem veneno, cumo que...
D
Conta tristeza e alegria
A7 D B7
Pru seu bem, que tudo vive a dizê
E7 A7 D G D
Que você é diferente desta gente
A7 D
Que finge querê !
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.