Páginas

Mostrando postagens com marcador bossa nova. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bossa nova. Mostrar todas as postagens

sábado, 8 de outubro de 2022

Edu Lobo e Tamba Trio: Zambi


Zambi (1964) - Vinícius de Moraes e Edu Lobo - Interpretação: Edu Lobo

LP A Música De Edu Lobo Por Edu Lobo / Título da música: Zambi / Edu Lobo (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Acomp.) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Nº Álbum: ME-19 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom:Am
Intro: (Am Em) F7+ Em

Am           Em               Am
É Zambi no açoite, ei, ei é Zambi
              Em                Am
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
            Em                Am
É Zambi na noite, ei, ei, é Zambi
               Em               Am  Am/G F7+
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
E5+/7      Am  Am/G F7+
Chega de sofrer
E5+/7        Am  Am/G F7+
Eh! Zambi gritou
E5+/7       Am Am/G F7+
Sangue a correr
A#7/9     Am
É a mesma cor
G/A        A
É o mesmo adeus
G/A        Am
E a mesma dor
             Em               Am
É Zambi se armando, ei, ei é Zambi
               Em               Am
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
           Em                Am
É Zambi lutando, ei, ei, é Zambi
              Em                Am  Am/G F7+
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
E5+/7      Am Am/G F7+
Chega de viver
E5+/7      Am Am/G F7+
Na escravidão
E5+/7      Am Am/G F7+
É o mesmo céu
A#7/9    Am
O mesmo chão
G/A      A
O mesmo amor
G/A      Am
Mesma paixão
            Em            Am
Ganga-Zumba ei, ei, vai fugir
               Em                  Am
Vai lutar tui, tui, tui, tui, com Zambi
           Em                Am
E Zambi gritou ei, ei, meu irmão
            Em                        Am
Mesmo céu, tui, tui, tui, tui, mesmo chão
          A#           Am
Vem filho meu, meu capitão
     A#       (Am Am/G F7+ E5+/7)
Ganga-Zumba liberdade, liberdade
Ganga-Zumba vem meu irmão
É Zambi lutando, é lutador
       Am  Am/G  A#7/9   Am
Faca cortando, talho sem dor
G/A         A
É o mesmo sangue
G/A        Am
E a mesma cor
           Em                Am
É Zambi morrendo, ei, ei é Zambi
              Em                 Am
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
             Em          Am
Ganga-Zumba, ei, ei, vem aí
              Em                     Am
Ganga-Zumba, tui, tui, tui, tui, é Zambi

Wanda Sá: Só me Fez Bem


Só Me Fez Bem (1964) - Vinícius de Moraes e Edu Lobo - Intérprete: Wanda Sá

LP Wanda Vagamente / Título da música: Só Me Fez Bem / Vinícius de Moraes (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Wanda Sá (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1964 / Nº Álbum: XRLP 5248 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom: Am7

    Am7           Bm7   E7/9-
Não sei se foi um mal
    Am7           Gm7   C7/9-
Não sei se foi um bem
   F7+            E7/9+
Só sei que me fez bem
   Am7      E7/9+
Ao coração
  Am7          Bm7   E7/9-
Sofri, você também,
   Am7              Gm7   C7/9-
Chorei, mas não faz mal
  F7+             E7/9+
Melhor que ter ninguém
   Am7      Bb7/5-
No coração
      Am7
Foi a vida
Bb7/5- Am7            
Foi o amor quem quis
    Em7/9       
É melhor viver
             Bm7/5-  E7/9-
Do que ser feliz
    Am7      Bm7   E7/9-
Foi tudo natural
   Am7            Gm7   C7/9-
Ninguém foi de ninguém
    F7+          E7/9+
Mas me fez tanto bem
   Am7
Ao coração

Edu Lobo: Chegança


Chegança (1963) - Oduvaldo Viana Filho e Edu Lobo - Interpretação: Edu Lobo

LP A Música De Edu Lobo Por Edu Lobo / Título da música: Chegança / Edu Lobo (Compositor) / Oduvaldo Viana Filho (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Acomp.) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Nº Álbum: ME-19 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom: A/G
A/G           B/A             A/G
   Estamos chegando daqui e dali
            B/A                   A/G
E de todo lugar que se tem pra partir
A/G           B/A             A/G
   Estamos chegando daqui e dali
            B/A                   A/G
E de todo lugar que se tem pra partir
   D#m7/5- G#7/5+ C#m7/5-
Trazendo   na  chegança
F#7/5+ Bm7/9  E7/13  A6
Foice  velha, mulher nova
      B/A           A/G
E uma quadra de esperança
      B/A           A/G
E uma quadra de esperança
A7/9/4   A7/9/13      G#m7   C#7/9-
Ah, se viver fosse chegar
F#m7+   F#m7      F#m/E        D#m7/5-
Ah,          se viver fosse chegar
D7+  E7/9-/13 E7/9-  A6/9
             Em7/11           A6/9
Chegar sem parar, parar pra casar
           Em7/11     A6/9
Casar e os filhos espalhar
                 Em7/11   A6/9
Por um mundo num tal de rodar
                 B/A      A/G
Por um mundo num tal de rodar
                 B/A      A/G
Por um mundo num tal de rodar

Edu Lobo: Borandá

Borandá (1964) - Edu Lobo - Interpretação: Edu Lobo

LP A Música De Edu Lobo Por Edu Lobo / Título da música: Borandá / Edu Lobo (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Acomp.) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Nº Álbum: ME-19 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Am7         D7/9  
Vam'borandá     
                  Am7       Em7/9
 que a terra já secou, borandá
Am7        D7/9  
É  borandá,    
                     F      G  Am7
 que a chuva não chegou, borandá

E7(b9) Am7         E7(#9)             Am7
            Já fiz mais  de mil promessas
      Gm7   C7(b9)   F7M
Rezei tanta o......ração
     Bm7(b5)       E7(b9)   Am7
Deve ser    que eu rezo  bai...xo
         D        Em      Am7
Pois meu Deus não ouve não
     D/F#       Dm/F  Am7
Deve ser que eu rezo  baixo
Am/G         Em7      G       Am
    Pois meu Deus não ouve não
Am7      Am/G  Gm/F    Gm6
Vou-me embora  vou  chorando
Fm7/9             Bm7(b5)      E7(b13)
Vou  me lembrando do     meu lugar

Am7        D7/9                 Am7       Em7/9
É  borandá,    que a terra já secou, borandá
Am7        D7/9                   F      G  Am7
É  borandá,    que a chuva não chegou, borandá

E7(b9) Am7         E7(#9)              Am7
            Quanto mais  eu vou pra lon...ge
        Gm7   C7(b9)  F7M
Mais eu penso sem     parar
        Bm7(b5)   E7(b9)       Am7
Que é melhor   partir   lembran...do
        D    Em     Am7
Que ver tudo piorar
        D/F#    Dm/F   Am7
Que é melhor partir lembrando
Am/G         Em7  G      Am7
     Que ver tudo piorar

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

João Gilberto: Trenzinho (Trem de Ferro)

Trem de ferro (marcha, 1943) - Lauro Maia - Interpretação: João Gilberto

LP João Gilberto / Título da música: Trem De Ferro / Lauro Maia (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1961 / Nº Álbum: MOFB 3202 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Marcha.


Tom: G7+

  G7M       F7M       G7M
O trem blim blom blim blom
      F7M         G7M   F7M   G7M   F7M
Vai saindo da estação
  C7M   C#º   Dm7
E eu
      G7      C6/G
Deixo meu coração
          Am6
Com pouco mais
Com pouco mais
Com pouco mais
                   G7M   G7   F#7   F7   E7
Lá bem longe o meu bem
             Am7
Acenando com lenço
               A7
Bandeira da saudade
Am6    G7M
Muito além
          Am7
Acelera a marcha
  Am6          G6
O trem pelo sertão e eu
           B7/F#
Só levo saudade
           Em7
No meu coração
                    C7M
Lá na curva o trem apita
Desce a serra
       C#º    Bm7
E a saudade aumenta
    E7/9-        Am7
Uma coisa me atormenta
      Am6         G6
Vem falar do meu amor

Sylvia Telles: Só em Teus Braços


Só em teus braços (samba, 1959) - Tom Jobim - Interpretação: Sylvia Telles

LP Amor de Gente Moça / Título da música: Só em teus braços / Tom Jobim (Compositor) / Sylvia Telles (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1959 / Álbum: MOFB 3084 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.


Tom: Amaj7 (A7+)
Amaj7   A6
Sim,
Bm7         Bm6
Promessas fiz,
C#m7                C#7/+5
Fiz projetos, pensei tanta coisa,
Dmaj7      Dm6
E agora o coração me diz
C#m7                   Cdim
Que só em teus braços, meu bem,
Bm7       E7/9
Eu ia ser feliz
   C#m7                 F#7/+5
Eu tenho esse amor para dar,
Bm7/9      E7/-9
O que é que eu vou fazer?

               Amaj7   A6
Eu tentei esquecer
Bm7       Bm6
E prometi,
C#m7                   C#7/+5
Apagar da minha vida este sonho,
Dmaj7     Dm6
E vem o coração e diz
C#m7                F#m7
Que só em teus braços, amor,
Bm7       Adim
Eu ia ser feliz
Amaj7               F6/A
Que só em teus braços, amor,
Amaj7
Eu posso ser feliz

Os Cariocas: Só Danço Samba

João Gilberto
Integrando a derradeira leva de produções da dupla Tom e Vinicius, “Só Danço Samba” é a primeira composição bossa nova que faz referência explícita ao ato de dançar. Caiu assim como uma luva no repertório dos pocketshows, que o dançarino e coreógrafo americano Lennie Dale — o “inventor” da dança da bossa nova — apresentava no Beco.

“Só Danço Samba” era como se tivesse sido feito para esse fim, inspirando a coreografia de movimentos de braços e quadris, que Lennie depois ensinaria a Elis Regina. Entretanto, como se sabe, não seria no Beco e sim no Au Bon Gourmet, abrindo o show “Encontro”, nas vozes de João Gilberto e do quarteto Os Cariocas, que se deu a estréia de “Só Danço Samba”. Aliás, esse arranjo cantado no espetáculo seria consagrado no elepê do conjunto lançado em 1963.

A composição é quase um blues, a partir de sua simplicidade melódica e do impulso rítmico sincopado no verso “vai, vai, vai, vai, vai”. Harmonicamente, também se aproxima desse gênero, com os característicos acordes de tônica, subdominante e dominante presentes, mais um motivo para estimular o improviso. A letra, muito simples e direta, exalta a superioridade do samba sobre o twist, o calipso e o chá-chá-chá, um tema, digamos, não muito original.

Mas, “Só Danço Samba” fez sucesso, sendo lançado nos Estados Unidos por Tom e João, o primeiro em seu disco instrumental para a Verve e o segundo no álbum Getz/Gilberto, ambos gravados em 1963 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Só danço samba (samba, 1963) - Vinícius de Moraes e Tom Jobim - Interpretação: Os Cariocas.

LP A Bossa dos Cariocas / Título da música: Só danço samba / Tom Jobim (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1963 / Álbum: P 632.152 L / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba / Ficha técnica: Quartera, Badeco, Luis e Severino Filho.

D7M/9                     G7/9
      Só danço samba, só danço samba
E7/9
      Vai vai vai vai vai
Em7/9                     A7/13        D7M/9  G7/9
      Só danço samba, só danço samba  vai
D7M/9                     G7/9
      Só danço samba, só danço samba
E7/9
      Vai vai vai vai vai
Em7/9                     A7/13        D7M/9  
      Só danço samba, só danço samba  vai

Am7/9         D7(9/13)    G7M/9
Já dancei o twist       até demais
 E7/9                              
Mas, não sei, me cansei  
      Em7/9     F7/9    Em7/9  A7/13
Do calipso ou chá-chá-chá

Solo.:D7M/9 Eb7M/9 D7M/9 Eb7M/9 E7/9 Eb7M/9

D7M/9                     G7/9        E7/9
      Só danço samba, só danço samba vai
Em7/9                     Eb7M/9      D7M/9
      Só danço samba  só danço samba vai

João Gilberto: Presente de Natal


Presente de Natal (samba, 1961) - Nelcy Noronha - Interpretação: João Gilberto

LP João Gilberto / Título da música: Presente De Natal / Nelcy Noronha (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1961 / Nº Álbum: MOFB 3202 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom: Bbmaj

Intro: Bbmaj7 A7 G#7 G7 Cm7 F7/+5 Bbmaj7 A+5

  Bbmaj7 Bb6   Bbm7          Cm7   Cm6  Bbmaj Bb6
Papai  Noel me deu um bom presente de Natal
  Gm7                    Cm7/G F7/+5  Bb6/9
Voce embrulhadinha num papel monumen- tal
  Bbmaj7 Bb6   Bbm7          Cm7   Cm6  Bbmaj7 Bb6
Papai  Noel me deu um bom presente de Natal
  Gm7                    Cm7/G F7/+5  Bb6/9
Voce embrulhadinha num papel monumen- tal
Cm6          Bbm7 Dbm6        Bbmaj7 Bb6
Quem ganha boneca é menina eu sei
Dm7    G7    Cmaj7 Dbdim D7/4 G7    Dbm7 F#7/6 F#7
Mas eu sou menino        e tambem ganhei ...
Dm7     G7/6 G7 Cmaj7 Dbdim
Nao foi u-   ma bola     
       Dm7/-5      Em7/-5 A7/-9/+5 A7/+5
nem sequer um cavalinho
Fmaj7     F#dim Em7     A7/+5 A7
Mas foi voce   amor que ve-   io
  Am6     G#dim        Dm7/-5 Cmaj7
entao pra ser o meu benzinho
Bmaj7 Cmaj7 F6 Fm6 Cmaj7

João Gilberto: O Pato

João Gilberto
“O Pato” fazia parte do repertório dos Garotos da Lua desde o final dos anos quarenta. Entretanto, jamais foi gravado pelo conjunto e, provavelmente, permaneceria inédito em disco se não tivesse caído nas graças de João Gilberto. Ex-crooner do grupo, João apaixonara-se por este samba inusitado e fez questão de incluí-lo em seu segundo elepê.

Jaime Silva (1921-1973) era um mulato alto, elegante e simpático”, segundo Ruy Castro no livro Chega de saudade. Alagoano de nascimento, mas morando no Rio desde menino, era sapateiro do serviço de intendência do Exército, além de pandeirista e eventual compositor, nas horas vagas. Costumava namorar sua futura esposa, Maria, no Campo de Santana, Zona Centro do Rio de Janeiro, onde observando patos e marrecos se esbaldarem no laguinho local prometia, contemplativo: “ainda vou fazer uma música com esses patinhos...”.

E isso de fato logo aconteceu, quando ele compôs, com a parceira Neuza Teixeira, “Aves no Samba”, título que modificaria para “O Pato”, por sugestão de João Gilberto. Como “Lobo Bobo”, “O Pato” acabou caracterizando o lado galhofeiro da bossa nova, concentrado na letra que descreve a exótica cena de um quarteto vocal, formado pelo pato, o marreco, o ganso e o cisne ensaiando à beira da lagoa o “Tico-Tico no Fubá”.

Além da graciosa interpretação do João, contribuiu para o sucesso da canção o saboroso arranjo timbrístico de Tom Jobim, elaborado com o cantor nos dez dias de janeiro de 1960 passados no sítio em Poço Fundo onde o disco foi concebido.

Destaca-se nesse arranjo um contraponto da flauta (respondendo às palavras “o Tico-Tico no Fubá”) e do clarone, com intervenções tão marcantes aos “qüem-qüem”, que suas frases terminaram por se incorporar à própria composição. O final em fade-out é um dos momentos mais deliciosos da bossa nova, com possibilidades de variações harmônicas e de improvisos que parecem não ter fim. Não foi assim à toa que Jobim escreveu na contracapa desse álbum: “E tudo foi feito num ambiente de paz e passarinho. P.S. — As crianças adoraram ‘O Pato’.” (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).

O pato (samba bossa, 1960) - Jaime Silva e Neuza Teixeira - Intérprete: João Gilberto

LP O Amor Sorriso e a Flor / Título da música: O pato / Teixeira, Neuza (Compositor) / Silva, Jaime (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum MOFB 3151 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.

Intro: (D6/9)

D6/9                     E7/9
O pato vinha cantando alegremente, quém, quém 
                     Em7/9     A6/7
Quando um marreco sorridente pediu 
                       D6/9
Pra entrar também no samba, no samba, no samba
  D6/9                         E7/9
O ganso gostou da dupla e fez também quém, quém 
                         Em7/9       A6/7
Olhou pro cisne e disse assim "vem, vem" 
                      D6/9 G6/7 D6/9        D7/9
Que o quarteto ficará bem, muito bom, muito bem
             G7+
Na beira da lagoa foram ensaiar
       E7/9         A6/7     D6/9 D7/9
Para começar o tico-tico no fubá
          G7+      Gm6        D7+/F# D7/9
A voz do pato era mesmo um desacato
          G7+       Gm6       D7+/F# D7/9 G7+
Jogo de cena com o ganso era mato 
         Gm6      D7+/F#                E7/9
Mas eu gostei do final quando caíram n'água 
 A6/7          D6/9
E ensaiando o vocal 
(D6/9 E7/9 Em7/9 A6/7)
quém, quém, quém, quém

quém, quém, quém, quém

quém, quém, quém, quém

Vinícius de Moraes: O Astronauta


O Astronauta (samba, 1963) - Baden Powell e Vinícius de Moraes - Interpretação: Vinícius de Moraes

LP Vinicius & Odette Lara / Título da música: O Astronauta / Vinícius de Moraes (Compositor) / Baden Powell (Compositor) / Vinícius de Moraes (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1963 / Nº Álbum: ME-1 / Lado B / Faixa 3 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


D6/9           E7/9  
  Quando me pergunto 
     Em7/9     A7/13 
Se você existe mesmo, amor 
D6/9            E7/9 
  Entro logo em órbita 
       Em7/9     A7/13 
No espaço de mim mesmo, amor 
F#m7(b5)      B7(b9)  
Será que por acaso 
  Em7             Gm6 
A flor sabe que é flor 
            F#m7 
E a estrela Vênus 
       Bm6 
Sabe ao menos 
       Em7/9       A7/13 
Porque brilha mais bonita, amor 
   
D6/9              E7/9  
  O astronauta ao menos 
          Em7/9          A7/13 
Viu que a Terra é toda azul, amor 
D6/9           E7/9 
  Isso é bom saber 
        Em7/9          A7/13 
Porque é bom morar no azul, amor 
    
F#m7(b5)      B7(b9)  
Mas você, sei lá 
  Em7         Gm6  F#m7 
Você é uma mulher,    sim 
Bm6     Em7/9 A7/13  D7M  
 Você é linda porque é 
  Em7         Gm6  F#m7 
   sim 
Bm6     Em7/9 A7/13  D7M 
 Você é linda porque é

João Gilberto: Insensatez


Algumas canções de Tom Jobim como o “Samba de uma Nota Só” e “Insensatez” — são vez por outra acusadas de plágios. Ao primeiro atribui-se uma semelhança com o recitativo de “Night and Day”, que não se justifica, uma vez que a divisão e os encadeamentos harmônicos, portanto a concepção das duas canções são totalmente diferentes.

Já “Insensatez” é uma composição chopiniana, aparentada com o “Prelúdio n°4, em mi menor, opus 28”, na melodia e na harmonia, o que necessariamente não significa que seja plágio. A influência de Chopin, também presente na obra de Ernesto Nazareth, jamais foi negada por Jobim que ainda a admitia em seu “Retrato em Branco e Preto” e no samba “Apelo”, que chamava de “aquele samba do Baden”.

O ponto de partida de uma composição, sua célula melódica inicial, sugere uma seqüência natural e isso pode confundir o leigo pouco habilitado a reconhecer uma estrutura harmônica. Mais ainda: o plágio implica, naturalmente, aspectos dolosos, direitos que nunca foram reclamados por Cole Porter (autor de “Night and Day”), falecido em 15.10.64, quando “One Note Samba” já rendia milhões nos Estados Unidos e na Europa. Ou seriam os advogados do compositor tão distraídos que não atentaram para o caso?

A semelhança de “Insensatez” com a música de Chopin foi motivo de muitas brincadeiras de músicos americanos, amigos de Jobim, como o saxofonista Gerry Mulligan que chegou a gravar o “Prelúdio n°4” em arranjo bossanovístico. Enfim, a questão do plágio musical é assunto complexo e controvertido, que nem sempre é focalizado com uma argumentação técnica, isenta de paixão.

Mas, voltando a “Insensatez”, esta canção foi lançada por João Gilberto no seu terceiro elepê, que completa a vital trilogia estabelecedora dos padrões característicos da bossa nova. Aliás, das 62 composições lançadas por Tom Jobim nesse período de intensa produtividade (1957 a 1961), apenas três (“Desafinado”, “Corcovado” e “Insensatez”) tiveram sua primeira gravação por João Gilberto.

“Insensatez” é basicamente formada por uma frase de oito compassos no modo menor, usada com extremo bom gosto em quatro sequências que baixam em três tons inteiros, com a quarta permanecendo na tonalidade da terceira. Esses 32 compassos são repetidos em função da letra, dirigida ao coração do poeta, a princípio recriminando-o por fazer chorar de dor o seu amor, um amor tão delicado”, depois exortando-o a pedir perdão, “porque quem não pede perdão não é nunca perdoado”.

A qualidade da canção proporcionou-lhe uma extensa discografia, que vai de Elis, e Sylvia Telles a estrangeiras como Peggy Lee, Nancy Wilson, Morgana King (na versão em inglês intitulada “How Insensitive”), isso sem falar dos interpretes da obra de Jobim (Sinatra, Ella Fitzgerald) e até dos não atuais como Nelson Gonçalves, além de inúmeros músicos de jazz (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Ed. 34).

Insensatez (samba bossa, 1961) - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Intérprete: João Gilberto

LP João Gilberto / Título da música: Insensatez / Jobim, Tom (Compositor) / Moraes, Vinícius de (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Gravadora: Odeon, 1961 / Álbum MOFB 3202 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.

Tom: Dm7
Dm7      A/C#          Cm6
A insensatez que você fez
                    G/B
Coração mais sem cuidado
Gm/B           D#7+      
Fez chorar de dor o meu amor
   A5+/7       Dm7
Um amor tão delicado
F7/C                      A#7+
Ah! Porque você foi fraco assim
Gm7           Dm7
Assim tão desalmado
F7/C       E7/B             A4/7
Ah! Meu coração quem nunca amou
     A5+/7      Dm7
Não merece ser amado
Dm7       A/C#           Cm6
Vai meu coração, usa a razão
            G/B
Usa só sinceridade
A#6          D#7+          
Quem semeia vento, diz a razão
        A5+/7      Dm7
Colhe sempre tempestade
F7/C      
Vai meu coração
       A#7+    Gm7       Dm7
Pede perdão, perdão apaixonado
F7/C             E7/B      A7/4
Vai porque quem não pede perdão
      A5+/7     Dm7
Não é nunca perdoado

João Gilberto: Eu Sambo Mesmo


Eu Sambo Mesmo (samba, 1991) - Janet de Almeida - Intérprete: João Gilberto

LP/CD João / Título da música: Eu Sambo Mesmo / Janet de Almeida (Compositora) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1991 / Nº Álbum: 848 188-1 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom: F

         F6/9   F7/5+ G-6
Há quem sambe muito  bem ha que sambe por gostar
         F6/9      D/F#               F6/9
ha quem sambe por ver os outros sambar
          A-7    A-6
ba ba da ba bai ba da da
 G7+        G6           A-7      A-6
mas eu não sambo para copiar ninguém
 G7+      G6           A-7        A-6  G13 G7/5+
eu sambo mesmo com vontade de sambar
           G-6              F7        A# G7
porque no samba eu sinto o corpo remexer         
           G-6          F7       A# G7
e é só no samba que eu sinto prazer
         G-6          F7       F6/9
é só no samba que eu sinto prazer
         G7           G-6              D#7+/G
ah quem não gosta do samba não dá valor
                  F13 A7/5+
não sabe compreender
           F7+/A      A7/5+     F13
um samba quente harmonioso buliçoso
            F7                  A#
mexe com a gente da vontade de viver
                       G7
a minoria diz que não gosta mas gosta
G-6                    F7
 e sofre muito quando vê alguém sambar
F-7       F°          G-7             A7/5+ G-7
 faz força se domina finge não estar
     G7         A#           F7      F6/9
tomadinho pelo samba louco pra sambar
     G7         A#           F7      F6/9
tomadinho pelo samba louco pra sambar

Os Cariocas: Ela é Carioca



Ela é carioca (samba bossa, 1963) - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Intérprete: Os Cariocas

LP Mais Bossa Com Os Cariocas / Título da música: Ela é carioca / Tom Jobim (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1963 / Catálogo: P 632.177 L / Gênero musical: Samba.


Tom: C

Intro:  C

       C7+             Am7
Ela é carioca, ela é carioca
        D7/9
Basta o jeitinho dela andar
  Dm7          Bbm6      Am6      G7
E ninguém tem carinho assim para dar
Gm7                  C7/9
Eu vejo na cor dos seus olhos
            F#m7/5-  Fm6
As noites do Rio ao luar
        C7+   Bº          Bb7+  A7
Vejo a mesma luz, vejo o mesmo céu
 Ab7+     Db7/9
vejo o mesmo mar

            C7+            Am7
Ela é meu amor, só me vê a mim
         D7/9
A mim que vivi para encontrar
Dm7            Bbm6    Am6        G7
Na luz do seu olhar, a paz que sonhei

   Gm7                     C7/9
Só sei que eu sou louco por ela
               F#m7/5-  Fm6
E pra mim ela é linda demais
  C7+     Bº         Bb7+  Bº
E além do mais, ela é carioca
         C7+
ela é carioca

João Gilberto: Desafinado

João Gilberto
Soando como a coisa mais estranha que aparecera até então na música brasileira, a primeira gravação de “Desafinado” (Odeon, 14426-b), lançada em fevereiro de 59, já mostrava tudo o que a bossa nova oferecia de inovador e revolucionário: o canto intimista, a letra sintética, despojada, o emprego de acordes alterados e, sobretudo, um extraordinário jogo rítmico entre o violão, a bateria e a voz do cantor.

Responsável por este jogo rítmico, seu interprete, João Gilberto, assumia assim de imediato um papel destacado no trio — completado pelo compositor Tom Jobim e o poeta Vinícius de Moraes que, criando a bossa nova, alteraria de forma irreversível o curso de nossa música popular. Apenas com Tom e Vinicius teríamos certamente uma música moderna, sofisticada, renovadora, mas que não seria o que se chamou bossa nova.

A melodia de “Desafinado” é bastante “torta” (“era mais ainda na concepção original. O João é que alterou alguma coisa na hora de gravar”, informa Tom Jobim) em razão principalmente de uma engenhosa alteração no quinto e sexto graus da escala na frase inicial (“Se você disser que eu desafino, amor”) que recai sobre as sílabas “de” (de “de-sa-fino”), “a” e “mor” (de “a-mor”).

Ao sustenizar a dominante e bemolizar a super-dominante, foram produzidos intervalos melódicos inusitados para os padrões da música brasileira da época, a ponto de dificultar a interpretação de alguns cantores menos dotados. Localizando essa alteração sobre a palavra “desafino”, os autores criaram a impressão de que o cantor semitonava, ou seja desafinava, o que levou muita gente a achar João Gilberto um cantor desafinado. Ao mesmo tempo, a batida deslocada do violão e o contratempo da percussão confundiram os músicos, provocando estupefação geral.

Tanta novidade apresentada numa única composição a levaria inevitavelmente ao sucesso, que se estenderia ao exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o single de “Desafinado”, com Stan Getz e Charlie Byrd, gravado em 1962, ultrapassou a marca de um milhão de cópias e recebeu o prêmio Grammy de melhor performance de jazz. O fonograma foi extraído do álbum Jazz samba, que permaneceu setenta semanas no hit-parade americano e também ultrapassou a marca de um milhão de cópias. Esta gravação é considerada o marco inicial da bossa nova nos Estados Unidos. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).

Desafinado (samba bossa, 1959) - Newton Mendonça e Tom Jobim - Interpretação: João Gilberto

LP Chega de Saudade / Título da música: Desafinado / Tom Jobim (Compositor) / Newton Mendonça (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3073 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.

Tom: F7+
 F7+                          G7/5-
Se você disser que eu desafino amor
Gm7                  Bb/C         Cm7      D7/9-
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Gm7     A7/5+       D7+           D7/9-
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
G7                       Bb/C     Gb7/13
Eu possuo apenas o que Deus me deu
 F7+                      G7/5-
Se você insiste em classificar
Gm7            Bb/C          Cm7     D7/9-
Meu comportamento de anti-musical
Gm7            A7/5+        F6/9    E7/9+
Eu mesmo mentindo devo argumentar
A7+           G#7/5+       Em/G      D/E
Que isto é bossa-nova, isto é muito natural
   A7+          Bbº        Bm7/4         E7
O que você não sabe nem sequer pressente
A7+       Am7          Bm7/4      E7
É que os desafinados também têm um coração

C7+             C#º         Dm7/4
Fotografei você na minha Roleiflex
G7    Gm7           D7/9-        G7  Gb7/13
Revelou-se a sua enorme ingratidão
F7+                    G7/5-
Só não poderá falar assim do meu amor
Gm7         Bb/C         Cm7         D7/9-
Este é o maior  que você pode encontrar
Gm7           Bbm7         Am7         G7
Você com sua música esqueceu o principal
G7
Que no peito dos desafinados
Bbm7         Eb7/9
No fundo do peito bate calado
G7             Gb7/13
Que no peito dos desafinados
F6/9    Bbm6 F6/9
Também bate um coração

João Gilberto: Coisa Mais Linda

Carlos Lyra
Coisa mais linda (samba, 1961) - Carlos Lyra e Vinícius de Moraes - Intérprete: João Gilberto

LP João Gilberto / Título da música: Coisa mais linda / Moraes, Vinícius de Moraes (Compositor) / Lyra, Carlos (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Gravadora: Odeon, 1961 / Álbum MOFB 3202 / Lado B / Faixa 3 / Gênero musical: Samba.


A7M   A6     A°       C#7/G#  F#7/13 B7/9
Coisa mais bonita é você,   assim 
E7/9    A7/9   Am6
Justinho você, eu juro
G#m7(b5) Gm6        F#7   B7/13 B7(b13) Bm7 E7
Eu não sei por que você
A7M  A6     A°         C#7/G#
Você é mais bonita que a flor
F#7/13 B7/9       E7/9    A7/9
Quem dera       a primavera da flor
Am6  G7/9           A7M       F#m7          C#m7
Tivesse    todo esse aroma de beleza Que é o amor
F#m7        B7/4      B7         E7/4  E7(#5)
Perfumando a natureza numa forma de mulher
A7M     A6      A°       C#7/G#  F#7/13 B7/9
Porque tão linda assim Não existe a flor
E7/9     A7/9      Am6  G7/9
Nem mesmo a cor não existe E o amor
A7M      Dm6               A6             G7/9
Nem mesmo o amor existe E eu fico um pouco triste
  A7M         Dm6
Um pouco sem saber
     A6             G7/9                 A7M
Se é tão lindo o amor    que eu tenho por você

João Gilberto: Chega de Saudade


Embora considerada o marco zero da bossa nova, “Chega de Saudade” não é na opinião de Tom Jobim uma composição bossa nova. Em depoimento ao jornalista Tárik de Souza (para o livro Tons sobre Tom), ele esclareceu:

“Minha mãe criou uma menina, que também se chamava Nilza (nome da mãe do Tom) e me pediu para comprar um método de violão para ela, que tinha boa voz. Comprei o método do Canhoto que trazia (...) aquele sistema antigo (de acordes) primeira, segunda, terceira. (...)


Fui obrigado a explicar para ela naquele método (...) e acabei me envolvendo com aquela seqüência de acordes, completamente fáceis. Inventei uma sucessão de acordes, que é a coisa mais clássica do mundo, e botei ali uma melodia.

Mais tarde, Vinícius colocou a letra. De certa forma, sentindo a novidade da bossa nova, do João Gilberto e daquele meio em que a gente vivia, talvez Vinicius tenha sido levado a intitular a música ‘Chega de Saudade’. (...) Esse título é engraçado porque a música tem algo de saudade desde a introdução. Lembra aquelas introduções de conjuntos de violão e cavaquinho, tipo regional. (...).

Na segunda parte, passa para maior (modo maior). Acontecem todas aquelas modulações clássicas que você encontra na música antiga. Isso cria um absurdo: o ‘Chega de saudade’ já é uma saudade jogando fora a saudade!”.

Tom Jobim
Realmente, a bossa nova de “Chega de Saudade” está quase toda na harmonia, nos acordes alterados, pouco utilizados por nossos músicos da época, e na nova batida de violão executada por João Gilberto. A novidade rítmica fica muito clara, especialmente sob os versos “dentro dos meus braços os abraços / hão de ser milhões de abraços / apertado assim...”, com o violão indo na contramão da forma institucionalizada de se tocar samba. Aliás, a inovação já está presente na gravação de Elizeth Cardoso, a primeira de “Chega de Saudade”, feita para o elepê Canção do amor demais, que tem a participação de João Gilberto como violonista.

Esse disco, lançado pela pequena marca Festa, do produtor Irineu Garcia, é considerado por Tom Jobim (em depoimento a Zuza Homem de Mello, em outubro de 68) “um marco, um ponto de fissão, de quebra com o passado”. No dia 10.7.58, seis meses depois da gravação da Elizeth, aconteceu a do João, naturalmente repetindo a mesma batida de violão e apresentando o seu estilo bossa nova de cantar.

Este disco histórico, que traz na outra face o baiãozinho “Bim-Bom” (classificado no selo como samba), provocaria a pitoresca e mal-humorada reação de Álvaro Ramos, gerente das Lojas Assunção, quebrando o disco, indignado com o que o Rio lhe mandava. Atribuída no anedotário da bossa nova a Osvaldo Gurzoni, diretor de vendas da Odeon em São Paulo (que também não gostara do disco), a verdadeira identidade do autor da façanha (Ramos) seria revelada por Ruy Castro no livro Chega de saudade. Esse episódio aconteceu em São Paulo, em agosto de 58, às vésperas do lançamento do disco de 78 rotações, que precedeu em alguns meses o elepê homônimo.

Chega de saudade (bossa nova, 1958) - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Interpretação: João Gilberto

LP Chega De Saudade / Título da música: Chega de Saudade / Tom Jobim (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1959 / Nº Álbum: MOFB 3073 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.

Dm7           Bº           Bbm6
Vai minha tristeza e diz a ela
        Dm7          A7
Que sem ela não pode ser
Dm7     E7   Am7             Bb7
Diz-lhe numa prece que ela regresse
              A7           A7/5+
Porque eu não posso mais sofrer
Dm7         Bº
Chega de saudade,
       Bbm6           Am6        D7/9-
A realidade é que sem ela não há paz,
         Gm7     A7     Dm7
Não há beleza, é só tristeza
                       Bº
e a melancolia que não sai de mim
    Bbm6            Dm7   Em7  A7
Não sai de mim, não sai

D7+           E7
Mas se ela voltar, se ela voltar,
          G/A   A7          D7+
Qua coisa linda,  que coisa louca
                 Fº         Em7
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
             E7                         Bbm6  A7
Do que os beijinhos que eu darei na sua bo .. ca

D7+             E7         F#7
Dentro dos meus braços os abraços
       Bm7   Bbm7       Am7
hão de ser milhões de abraços
D9  G7+           Gm7           F#m7
Apertado assim, calado assim, colado assim
 Fº          E7         A7             F#7
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
            B7/5+           E7
Que é prá acabar com esse negócio
     A7           D7+/9
de você viver sem mim


Fonte: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol.2 - 1958-1985.

João Gilberto e Rita Lee: Brazil Com "S"

Brazil Com S (samba, 1982) - Rita Lee e Roberto de Carvalho - Interpretação: Rita Lee - Participação: João Gilberto

LP Rita Lee E Roberto de Carvalho / Título da música: Brazil Com S / Roberto de Carvalho (Compositor) / Rita Lee (Compositora) / Rita Lee (Intérprete) / João Gilberto (Partic.) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1982 / Nº Álbum: 403.6266 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


Tom: A

A      G7/5-    F#7         Bm7 
Quando Cabral descobriu no Brasil
     E7/13       A7+
   o caminho das Índias
Em             A7                    D6/9
Falou ao Pero Vaz para Caminha escrever para o rei
Dm7/9        Dm7/9       C#m7        F#7
Que terra linda assim não há com tico-ticos no fubá
Bm7        E7                    A7+
Quem te conhece não esquece meu Brazil é com S.
G7/5-       F#7      Bm7       E7     A7+
O caçador de esmeraldas achou uma mina de ouro
Em7                  A7                  D7/9+
Caramuru deu chabu e casou com a filha do Pajé
Dm7/9 
Terra de encanto, amor e sol,
C#m7              F#7
não fala inglês nem espanhol
Bm7        E7                    A7+
Quem te conhece não esquece meu Brazil é com S.
G7/5-    F#7   Bm7       E7          A7+
E pra quem gosta de boa comida aqui é um prato cheio
Em7              A7              D6/9
Até Dom Pedro abusou do tempero e não se segurou
Dm7/9             C#m7              F#7
Oh, natureza generosa, está com tudo e não está prosa
Bm7        E7                    A7+
Quem te conhece não esquece meu Brazil é com S.
G7/5-      F#7    Bm7     E7       A7+
Na minha terra onde tudo na vida se dá um jeitinho
Em7             A7            D6/9
Ainda hoje invasores namoram a tua beleza
Dm7/9       C#m7           F#7
Que confusão veja você, no mapa-múndi está com Z
Bm7        E7                    A7+
Quem te conhece não esquece meu Brazil é com S. 

João Gilberto: Bim Bom

“Bim bom” está no lado B do disco Odeon 78 rpm de 1958, lançado por João Gilberto, que traz “Chega de Saudade”. João apresenta uma interpretação vocal intimista e uma nova batida de violão, tornando-se um marco para a Bossa Nova.

A letra é um mantra de dois versos: “É só isso o meu baião/ E não tem mais nada não”, como se o cantor reduzisse ao grau zero o manifesto “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, de 1946. É o cantor no auge de sua cintilância e tônus rítmico. (Fontes: Revista Época - "Bim bom, bim mau" - 07/06/2011; Dicionário da MPB).

Bim Bom (samba-bossa, baião, 1958) - João Gilberto - Interpretação: João Gilberto.

LP Chega De Saudade / Título da música: Bim Bom / João Gilberto (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1959 / Nº Álbum: MOFB 3073 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.


 Dm7 G7  Dm7     G7  
 Bim bom bim bim bom bom 
 Dm7 G7  Dm7     G7      C6/9 
 Bim bom bim bim bom bim bom 

 Dm7 G7  Dm7     G7 
 Bim bom bim bim bom bom 
 Dm7 G7  Dm7     G7      Bm7   E7/9- 
 Bim bom bim bim bom bim bim 

 Am7         Bm7    E7/9-
 É só isso o meu baião    
 Am7            Bm7  E7/9- 
 E não tem mais nada não 
 Am7       A7         Dm7   G7 
 O meu coração pediu assim, só 

João Gilberto: Amor em Paz

João Gilberto
Composto em 1960, numa viagem de trem entre o Rio e São Paulo, “O Amor em Paz” destinava-se ao lançamento de um programa de televisão de Agostinho dos Santos. Mas o público ignorou a versão de Agostinho e, em seguida, a da cantora Marisa Gata Mansa, só tomando conhecimento da canção um ano depois, quando João Gilberto a gravou em seu terceiro elepê.

Realizada em setembro de 61, esta gravação tem um soberbo arranjo de Tom Jobim e a sua irretocável participação ao piano. Pode-se dizer que ela transmite toda a força da composição, uma das mais pungentes da parceria Tom e Vinícius — a velha história do amor perdido, sofrido, lamentado e a expectativa de paz que renasce com a descoberta de um novo amor, arrematando-se o poema com a romântica reflexão: “O amor é a coisa mais triste quando se desfaz.”

A mesma nota tônica inicial (“Eu”, no verso “Eu amei”) é harmonizada com um acorde menor no primeiro compasso e um maior no segundo, prosseguindo esse jogo ao longo dos 16 compassos de Ai e A2, mais os oito de B e da coda, esta com um final bachiano passando do acorde de tônica menor para o de tônica maior. Essas alternâncias harmônicas acompanham, em perfeita integração com a letra, as situações de tristeza pelo amor perdido e de alegria pelo reencontrado.

É uma brilhante criação no mais sedutor aspecto que caracteriza a música de Antônio Carlos Jobim, a composição harmônica. Bem gravado no Brasil, “O Amor em Paz” recebeu no exterior, com o título de “Once I Loved”, várias gravações de cantores (Perry rio, Sinatra, Ella Fitzgerald) e jazzistas importantes (Milt Jackson, McCoy Tyner, Wes Montgomery).

O amor em paz (samba bossa, 1961) - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Interpretação de João Gilberto

LP João Gilberto / Título da música: O amor em paz / Jobim, Tom (Compositor) / Moraes, Vinícius de (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Gravadora: Odeon, 1961 / Álbum MOFB 3202 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba.

Introdução: F#7M F#7/#5 
 
Bm7/9 E7   A7M A#° 
Eu    amei 
  Bm7/9                    C° 
E amei ai de mim, muito mais 
         C#m7/9   Bm7/9 E7 
Do que devia amar 
 
Am7/9 D7 G7M G6 
E   chorei 
       G#m7(b5)          G#7(b9) 
Ao sentir que eu iria sofrer 
        F#7M  F#7/#5 
E me desesperar 
 
Bm7/9 E7 A7M   A#° 
Foi    então 
        Bm7                C° 
Que da minha infinita tristeza 
       C#m7/9  Bm7/9 E7 
Aconteceu você 
Am7/9 D7     G7M G6 
encon......trei 
    G#m7(b5)          C#7/b9 
Em  você a razão de viver 
      F7M         
E de amar em paz 
F#m6      E7M/9      Em6 
   E não sofrer mais 
       D7M/9 
Nunca mais 
 
         D#m7/b5               G#° 
Porque o amor é a coisa mais triste 
        F#m7/4   F#7/#5 
Quando se desfaz 
   Bm7/9                G#° 
O amor é a coisa mais triste 
        F#m7/4 
Quando se desfaz.


A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34

João Gilberto: Amor Certinho

Amor Certinho (samba, 1960) - Roberto Guimarães - Interpretação: João Gilberto

LP O Amor Sorriso E A Flor / Título da música: Amor Certinho / Roberto Guimarães (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1960 / Nº Álbum: MOFB 3151 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Bossa Nova.


Em7       A7-/9  D7+  D6
Amor a primeira vista
Em7       A7-/9   C#º C#m7
Amor de primeira mão
C#m4/7     C7/5-   Bm7      Bm6
É ele que chega cantando, sorrindo
 Bm7      Bm6     Em7  A7-/9
Pedindo entrada no coração
 Em7    A7-/9   D7+    D6
O nosso amor já tem patente
      Em7    A7-/9      F#m               B7
Tem marca registrada, é amor que a gente sente
    G7+          G#º        F#m7     B7
Eu gravo até em disco todo esse meu carinho
      Em7      Eº          D7+       B7
Todo mundo vai saber o que é amar certinho
 G7+        Gm6             F#m7
Esse tal de amor não foi inventado
      B7          E7       A7  
Foi negócio bem bolado direitinho
         F#m7            B7
pra nós dois, foi ou não foi?
 G7+        Gm6             F#m7
Esse tal de amor não foi inventado
      B7          Em7     A7-/9            D7+
Foi negócio bem bolado direitinho pra nós dois