Páginas

Mostrando postagens com marcador mpb-4. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mpb-4. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de outubro de 2022

MPB-4: Cravo e Canela


Cravo e Canela (1971) - Milton Nascimento e Ronaldo Bastos - Interpretação: MPB-4

LP De Palavra... Em Palavra... / Título da música: Cravo E Canela / Milton Nascimento (Compositor) / Ronaldo Bastos (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1971 / Nº Álbum: ME-64 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: MPB.


Intro:  C G D  Dm7(9) Em7(9)

 C G D 
Ê morena quem temperou
Cigana quem temperou o cheiro do cravo
Cigana quem temperou
Morena quem temperou a cor de canela
F7M               Em7(9)
  A lua morena a dança do vento
            Dm7(9)           Em7(9)
O vento da noite o sol da manhã
F7M
  A chuva cigana
    Em7(9)
A dança dos rios
      Dm7(9)
O mel do cacau
           Em7(9)
E o sol da manhã

sábado, 8 de outubro de 2022

MPB-4: No Cordão da Saideira


No Cordão da Saideira (frevo-canção, 1967) - Edu Lobo - Interpretação: MPB-4

LP MPB-4 / Título da música: No Cordão da Saideira / Edu Lobo (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1967 / Nº Álbum: ME-43 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Frevo-canção.



Hoje não tem dança
Não tem mais menina de trança
Nem cheiro de lança no ar
Hoje não tem frevo
Tem gente que passa com medo
E na praça ninguém pra cantar
Me lembro tanto
E é tão grande a saudade
Que até parece verdade
Que o tempo inda pode voltar

Tempo da praia de ponta de pedra
Das noites de lua
Do susto é carreira na caramboleira
Do bomba-meu-boi
Que tempo que foi
Agulha frita, munguzá, cravo e canela
Serenata eu fiz pra ela
Cada noite de luar

Tempo do corso,da Rua da Aurora
É moço no passo
Menino e senhora do bonde de Olinda
Pra baixo e pra cima
Do caramanchão
Esqueço mais não
E frevo ainda apesar da quarta-feira
No cordão da saideira
Vendo a vida se enfeitar

domingo, 25 de setembro de 2022

MPB-4: Partido Alto

De bem com o público e de mal com a censura, Chico Buarque desenvolveu intensa atividade artística em 1972, que incluiu a participação como ator e autor da trilha sonora no filme “Quando o Carnaval Chegar”, a peça musical “Calabar” (que não chegou a ser encenada), versões para o espetáculo “O Homem de La Mancha” e, por fim, um show com Caetano Veloso, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Uma das músicas compostas para o filme foi o samba “Partido Alto”, que se tornou um sucesso, em gravação do MPB4. Imitando, sem rigorismo musicológico, essa forma primitiva de samba, ele criou uma espirituosa letra em que, entremeadas por um refrão, são cantadas quatro estrofes, procurando dar a impressão de que elas estão sendo improvisadas por partideiros. E sem prejuízo do humor, aproveitou para lançar mais algumas farpas contra a ditadura — “Deus me deu mão de veludo pra fazer carícia / Deus me deu muitas saudades e muita preguiça / Deus me deu pernas compridas e muita malícia / pra correr atrás de bola e fugir da polícia / um dia ainda sou notícia...”

Como era fácil de prever, a censura considerou o samba “uma ofensa ao povo brasileiro” e só consentiu sua liberação depois de vetar algumas palavras como “titica” (“Como é que pôs no mundo essa pouca titica”, que passou a “pobre coisica”) e “brasileiro” (“Na barriga da miséria eu nasci brasileiro”, substituído por “batuqueiro”). “Partido Alto” tem uma versão francesa com o curioso título de “Qui Ces’t Lui-lá?” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Partido Alto (samba, 1972) - Chico Buarque - Interpretação: MPB-4

LP Cicatrizes / Título da música: Partido Alto / Chico Buarque (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1972 / Nº Álbum: 6349 056 / Lado A / Faixa 7 / Gênero musical: Samba / Partido Alto / MPB.


E                     A                    E  
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,   
       A           E          A 
        não vou duvidar, ô nega 
              E      A                G#7       C#m 
E se Deus não dá,    como é que vai ficar,   ô nega? 
                     E   A              E    A 
Diz que deu, diz que dá,  e se Deus  negar, ô nega 
            G#7       C#m            A         E 
Eu vou me indignar e chega,  Deus dará, Deus dará 
E 
Deus é um cara gozador, adora brincadeira 
                    Bm7             E7          A 
Pois prá me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro 
                    A#°               E 
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro 
      C#m       F#m         B 
Na barriga da miséria nasci brasileiro 
E                   A 
Eu sou do Rio de Janeiro 
E                    A                    E   
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,   
      A             E       A 
       não vou duvidar, ô nega 
              E   A                  G#7           C#m 
E se Deus não dá,    como é que vai ficar,   ô nega? 
                     E   A              E       A 
Diz que deu, diz que dá,  e se Deus  negar, ô nega 
               G#7      C#m         A           E 
Eu vou me indignar e chega,  Deus dará, Deus dará 
E 
Jesus Cristo ainda me paga, um dia ainda me explica 
                  Bm7                 E7      A 
Como é que pôs no mundo essa pouca titica 
                     A#°               E 
Vou correr o mundo afora, dar uma canjica 
       C#m                 F#m                B 
Que prá ver se alguém me embala ao ronco da cuíca 
E                        A 
E aquele abraço prá quem fica 
E                    A                    E   
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,   
      A             E       A 
      não vou duvidar, ô nega 
               E   A               G#7           C#m 
E se Deus não dá,    como é que vai ficar,   ô nega? 
                     E   A             E          A 
Diz que deu, diz que dá,  e se Deus  negar, ô nega 
               G#7     C#m        A             E 
Eu vou me indignar e chega,  Deus dará, Deus dará
E
Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio 
                   Bm7          E7       A 
Pele e osso simplesmente, quase sem recheio 
                                    A#°      E 
Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio 
       C#m             F#m             B 
Dou pernada a três por quatro e nem me despenteio 
E                      A 
Que eu já tô de saco cheio 
E                     A                   E   
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,   
            A           E        A 
           não vou duvidar, ô nega 
               E    A               G#7           C#m 
E se Deus não dá,    como é que vai ficar,   ô nega? 
                    E   A             E         A 
Diz que deu, diz que dá,  e se Deus  negar, ô nega 
              G#7       C#m         A          E 
Eu vou me indignar e chega,  Deus dará, Deus dará 
E 
Deus me deu mão de veludo prá fazer carícia 
                   Bm7         E7      A 
Deus me deu muita saudade e muita preguiça 
                     A#°                E 
Deus me deu perna cumprida e muita malícia 
      C#m           F#m           B 
Prá correr atrás da bola e fugir da polícia 
E                 A 
Um dia ainda sou notícia 
E                   A                      E   
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,   
         A           E         A 
         não vou duvidar, ô nega 
             E    A                G#7           C#m 
E se Deus não dá,    como é que vai ficar,   ô nega? 
                     E   A             E             A 
Diz que deu, diz que dá,  e se Deus  negar, ô nega 
               G#7       C#m         A         E 
Eu vou me indignar e chega,  Deus dará, Deus dará