LP De Palavra... Em Palavra... / Título da música: Cravo E Canela / Milton Nascimento (Compositor) / Ronaldo Bastos (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1971 / Nº Álbum: ME-64 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: MPB.
Intro: CGDDm7(9)Em7(9)CGD
Ê morena quem temperou
Cigana quem temperou o cheiro do cravo
Cigana quem temperou
Morena quem temperou a cor de canela
F7MEm7(9)
A lua morena a dança do vento
Dm7(9)Em7(9)
O vento da noite o sol da manhã
F7M
A chuva cigana
Em7(9)
A dança dos rios
Dm7(9)
O mel do cacau
Em7(9)
E o sol da manhã
No Cordão da Saideira (frevo-canção, 1967) - Edu Lobo - Interpretação: MPB-4
LP MPB-4 / Título da música: No Cordão da Saideira / Edu Lobo (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1967 / Nº Álbum: ME-43 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Frevo-canção.
Hoje não tem dança Não tem mais menina de trança Nem cheiro de lança no ar Hoje não tem frevo Tem gente que passa com medo E na praça ninguém pra cantar Me lembro tanto E é tão grande a saudade Que até parece verdade Que o tempo inda pode voltar
Tempo da praia de ponta de pedra Das noites de lua Do susto é carreira na caramboleira Do bomba-meu-boi Que tempo que foi Agulha frita, munguzá, cravo e canela Serenata eu fiz pra ela Cada noite de luar
Tempo do corso,da Rua da Aurora É moço no passo Menino e senhora do bonde de Olinda Pra baixo e pra cima Do caramanchão Esqueço mais não E frevo ainda apesar da quarta-feira No cordão da saideira Vendo a vida se enfeitar
De bem com o público e de mal com a censura, Chico Buarque desenvolveu intensa atividade artística em 1972, que incluiu a participação como ator e autor da trilha sonora no filme “Quando o Carnaval Chegar”, a peça musical “Calabar” (que não chegou a ser encenada), versões para o espetáculo “O Homem de La Mancha” e, por fim, um show com Caetano Veloso, no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Uma das músicas compostas para o filme foi o samba “Partido Alto”, que se tornou um sucesso, em gravação do MPB4. Imitando, sem rigorismo musicológico, essa forma primitiva de samba, ele criou uma espirituosa letra em que, entremeadas por um refrão, são cantadas quatro estrofes, procurando dar a impressão de que elas estão sendo improvisadas por partideiros. E sem prejuízo do humor, aproveitou para lançar mais algumas farpas contra a ditadura — “Deus me deu mão de veludo pra fazer carícia / Deus me deu muitas saudades e muita preguiça / Deus me deu pernas compridas e muita malícia / pra correr atrás de bola e fugir da polícia / um dia ainda sou notícia...”
Como era fácil de prever, a censura considerou o samba “uma ofensa ao povo brasileiro” e só consentiu sua liberação depois de vetar algumas palavras como “titica” (“Como é que pôs no mundo essa pouca titica”, que passou a “pobre coisica”) e “brasileiro” (“Na barriga da miséria eu nasci brasileiro”, substituído por “batuqueiro”). “Partido Alto” tem uma versão francesa com o curioso título de “Qui Ces’t Lui-lá?” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Cicatrizes / Título da música: Partido Alto / Chico Buarque (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1972 / Nº Álbum: 6349 056 / Lado A / Faixa 7 / Gênero musical: Samba / Partido Alto / MPB.
EAE
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,
AEA
não vou duvidar, ô nega
EAG#7C#m
E se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega?
EAEA
Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega
G#7C#mAE
Eu vou me indignar e chega, Deus dará, Deus dará
E
Deus é um cara gozador, adora brincadeira
Bm7E7A
Pois prá me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro
A#°E
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
C#mF#mB
Na barriga da miséria nasci brasileiro
EA
Eu sou do Rio de Janeiro
EAE
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,
AEA
não vou duvidar, ô nega
EAG#7C#m
E se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega?
EAEA
Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega
G#7C#mAE
Eu vou me indignar e chega, Deus dará, Deus dará
E
Jesus Cristo ainda me paga, um dia ainda me explica
Bm7E7A
Como é que pôs no mundo essa pouca titica
A#°E
Vou correr o mundo afora, dar uma canjica
C#mF#mB
Que prá ver se alguém me embala ao ronco da cuíca
EA
E aquele abraço prá quem fica
EAE
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,
AEA
não vou duvidar, ô nega
EAG#7C#m
E se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega?
EAEA
Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega
G#7C#mAE
Eu vou me indignar e chega, Deus dará, Deus dará
E
Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio
Bm7E7A
Pele e osso simplesmente, quase sem recheio
A#°E
Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio
C#mF#mB
Dou pernada a três por quatro e nem me despenteio
EA
Que eu já tô de saco cheio
EAE
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,
AEA
não vou duvidar, ô nega
EAG#7C#m
E se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega?
EAEA
Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega
G#7C#mAE
Eu vou me indignar e chega, Deus dará, Deus dará
E
Deus me deu mão de veludo prá fazer carícia
Bm7E7A
Deus me deu muita saudade e muita preguiça
A#°E
Deus me deu perna cumprida e muita malícia
C#mF#mB
Prá correr atrás da bola e fugir da polícia
EA
Um dia ainda sou notícia
EAE
Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará,
AEA
não vou duvidar, ô nega
EAG#7C#m
E se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega?
EAEA
Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega
G#7C#mAE
Eu vou me indignar e chega, Deus dará, Deus dará