LP A Música De Edu Lobo Por Edu Lobo / Título da música: Zambi / Edu Lobo (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Acomp.) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Nº Álbum: ME-19 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.
Tom:Am
Intro: (AmEm) F7+EmAmEmAm
É Zambi no açoite, ei, ei é Zambi
EmAm
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
EmAm
É Zambi na noite, ei, ei, é Zambi
EmAmAm/GF7+
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
E5+/7AmAm/GF7+
Chega de sofrer
E5+/7AmAm/GF7+
Eh! Zambi gritou
E5+/7AmAm/GF7+
Sangue a correr
A#7/9Am
É a mesma cor
G/AA
É o mesmo adeus
G/AAm
E a mesma dor
EmAm
É Zambi se armando, ei, ei é Zambi
EmAm
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
EmAm
É Zambi lutando, ei, ei, é Zambi
EmAmAm/GF7+
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
E5+/7AmAm/GF7+
Chega de viver
E5+/7AmAm/GF7+
Na escravidão
E5+/7AmAm/GF7+
É o mesmo céu
A#7/9Am
O mesmo chão
G/AA
O mesmo amor
G/AAm
Mesma paixão
EmAm
Ganga-Zumba ei, ei, vai fugir
EmAm
Vai lutar tui, tui, tui, tui, com Zambi
EmAm
E Zambi gritou ei, ei, meu irmão
EmAm
Mesmo céu, tui, tui, tui, tui, mesmo chão
A#Am
Vem filho meu, meu capitão
A# (AmAm/GF7+E5+/7)
Ganga-Zumba liberdade, liberdade
Ganga-Zumba vem meu irmão
É Zambi lutando, é lutador
AmAm/GA#7/9Am
Faca cortando, talho sem dor
G/AA
É o mesmo sangue
G/AAm
E a mesma cor
EmAm
É Zambi morrendo, ei, ei é Zambi
EmAm
É Zambi, tui, tui, tui, tui, é Zambi
EmAm
Ganga-Zumba, ei, ei, vem aí
EmAm
Ganga-Zumba, tui, tui, tui, tui, é Zambi
LP Edu Lobo / Título da música: Vento Bravo / Paulo César Pinheiro (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1973 / Nº Álbum: SMOFB 3748 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: MPB.
Tom: Cm
Cm4/7 Eb6/9
Era um cerco bravo, era um palmeiral,
Cm4/7 Eb6/9
Limite do escravo entre o bem e o mal
Cm4/7 Eb6/9
Era a lei da coroa imperial
Cm4/7
Calmaria negra de pantanal
F7
Mas o vento vira e, do vendaval,
Cm4/7
Surge o vento bravo, o vento bravo
Cm4/7 Eb6/9
Era argola, ferro, chibata e pau
Cm4/7 Eb6/9
Era a morte, o medo, o rancor e o mal
Cm4/7 Eb6/9
Era a lei da coroa imperial
Cm4/7
Calmaria negra de pantanal
F7
Mas o tempo muda e do temporal
Cm4/7
Surge o vento bravo, o vento bravo
Eb6/9 Bb/D D7/9+
Como um san...gue novo
Eb6/9 Db6/9
Como um grito no ar
Gm7 Fm7 Em7
Corrente....za de rio
Eb6/9 Db6/9 Cm4/7
Que não vai se acalmar
Se acalmar
Cm4/7 Eb6/9
Vento virador, no clarão do mar,
Cm4/7 Eb6/9
Vem sem raça e cor, quem viver, verá
Cm4/7 Eb6/9
Vindo a viração vai se anunciar
Cm4/7
Na sua voragem, quem vai ficar
F7
Quando a palma verde se avermelhar
Cm4/7
É o vento bravo, o vento bravo.
LP Elis / Título da música: Veleiro / Edu Lobo (Compositor) / Torquato Neto (Compositor) / Elis Regina (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1966 / Nº Álbum: P 765.001 L / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: MPB.
Tom: E7+
E7+ C7+ E7+ C7+
Hei, ô! tá na hora e no tempo
Am7
Vamo lá que esse vento
D7/9- G7+ C7/9 F#m7
Traz recado de partir
F7+ E7+ C7+
Beira de praia
E7+ C7+
Não faz mal que se veje
Am7
Se o caminho da gente
F7+ F7 Em7/9 A7/9
Vai pro mar
Em7 A7/9 Em7 A7/9
Hei, ô! tanta praia deixando
Em
Sem saber até quando eu vou
Em/D
Quando eu vou
C7/9 B7(9/4) F7+
Quando eu vou voltar
E7+ C7+ E7+ C7+
Hei, ô! vou pra terra distante
Am7
Não tem mar que me espante
F7+ F7 Em7/9 A7/9
Não tem não
B7+ D#m/A#
Anda
G#m7 C#7(9/4)
Vem comigo que é tempo
C#7/9- F#m7
Vem depressa que eu tenho
B7/9-
Braço forte
E7+ C7+
E o rumo certo
F#/E E C7+
Ah! que o dia tá per.....to
Que é preciso ir embora
Cm7 F7/9 Bb7+
Ah! vem comigo
D#7/9 D7+ Bb7+
Nesse veleiro
D7+ Bb7+
: Tá na hora e no tempo
D7+ Bb7+
Vamo embora no vento :
Dm7 Bbm6
Vivia a te buscar porque pensando em ti
Dm7 Ebº Bb7M/D
Corria contra o tempo, eu descartava os dias
Ebm7M(b5) Bb7M/D
Em que não te vi, como de um filme
A/C#
A ação que não valeu
Cm6 B7(b5)
Rodava as horas pra trás
Bb7M
Roubava um pouquinho
Bm7(b5) E7(b9)(13)
E ajeitava o meu caminho
Bb7(13) A7(b13)
Pra encostar no teu
Subia na montanha, não como anda um corpo,
Mas um sentimento, eu surpreendia o sol
Antes do sol raiar, saltava as noites
Sem me refazer
Cm6 B7(b5) Bb7M
E pela porta de trás da casa vazia
Bm7(b5) Dm7/C A/C#
Eu ingressaria e te veria
Dm7 G7(b5) G7
Confusa por me ver
F7M C7(9)
Chegando assim mil dias antes de
C#7M/G# Gm7(b5) C#7M/G# Gm7(b5) C#7M Bb7(13) A7(b13)
te conhecer
Cm6 B7(b5) Bb7M
E pela porta de trás da casa vazia
Bm7(b5) Dm7/C A/C#
Eu ingressaria e te veria
Dm7 G7(b5) G7
Confusa por me ver
F7M C7(9)
Chegando assim mil dias antes de
F7M Dm7 G7(b5) G7
te conhecer
F7M C7(9) C#7M/G# Gm7(b5)
Chegando assim mil dias antes de te conhecer
Fim: C#7M/G# Gm7(b5)
O ouvido apurado de Elis Regina (foto) para detectar o potencial de uma canção relativamente pobre e transformá-la em sucesso seria posto à prova pela primeira vez em “Upa Neguinho”. A princípio grafada como “Upa Negrinho”, a composição era cantada por Gianfrancesco Guarnieri na peça “Arena Conta Zumbi” estreada no Teatro de Arena de São Paulo em 01/05/65.
Refere-se sua letra a um personagem, menino cafuz, a quem se pede para crescer depressa, na expectativa, talvez, de que um dia possa ajudar a melhorar um mundo onde a liberdade é apenas uma esperança. Em sua simplicidade “Upa Negrinho” era quase uma vinheta, que servia de ligação entre algumas cenas. Mas, ao ouvi-la, Elis bateu pé e só sossegou quando obteve a permissão para gravá-la, quebrando a resistência de Edu Lobo, que tudo fez para que ela desistisse.
Ao apresentá-la em cena, Guarnieri era acompanhado por um trio de flauta (Neném), violão (Carlos Castilho) e percussão (Anunciação), já tendo a canção na ocasião a famosa introdução, com o acorde de quinta diminuta sob a quarta nota, que funcionava como um chamamento para o refrão: “Upa negrinho na estrada / upa pra lá e pra cá / virge que coisa mais linda / upa negrinho começando a andar...”
Mas, não existiam os breques com percussão, que seriam criados por Elis nos versos “capoeira / posso ensinar / ziquizira / posso tirar / valentia / posso emprestar / mas liberdade só posso esperar...” Elis também acentuou com palmas e sem vocal a quarta repetição da frase da introdução, que entoava “pa-ta-ta-trii-trii-triipa-ta-ta...“, fechando sua interpretação com um ardoroso final, que não existia na peça. Pode-se assim dizer que a cantora reinventou a música, ao adaptá-la ao seu próprio estilo. Isso ocorreu com mais duas canções da peça, também incorporadas ao seu repertório: “A Mão Livre do Negro”, que virou “Estatuinha” e “Zambi no Açoite”, transformada em “Zambi”.
Cantado em público por Elis pela primeira vez na noite da gravação ao vivo de “O Fino da Bossa”, pelo então técnico de som Zuza Homem de Mello (para disco Dois na bossa n°2), “Upa Neguinho” foi recebido entusiasticamente pela plateia, O sucesso desse elepê abafou o do disco de estreia de Elis na Philips (Samba eu Canto assim), motivando prognósticos desfavoráveis ao seu futuro como cantora de estúdio que, como se sabe, não se confirmaram.
“Upa Neguinho” tornou-se número obrigatório nos espetáculos de Elis Regina, que o cantou, inclusive, no Midem e no Olympia de Paris, por ocasião de sua primeira turnê internacional. Regravou-o ainda várias vezes, a última das quais no Festival de Montreaux, em 1979. Tão forte tornou-se a integração Elis/”Upa Neguinho” que raramente outros cantores se atrevem a gravá-lo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Upa, neguinho (samba, 1966) - Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri - Interpretação: Elis Regina.
LP/CD Dois Na Bossa Número 2 - Elis Regina e Jair Rodrigues / Título da música: Upa Neguinho / Edu Lobo (Compositor) / Gianfrancesco Guarnieri (Compositor) / Elis Regina (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1966 / Álbum: P-632.792-L / Faixa 7 / Gênero musical: Samba.
Intr.: D D(#11) / / D D(#11) / / D D(#11) / /
D7M(6/9) Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, neguinho na estra________da
Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, pra lá e pra cá
Am7(9)/D D7M(6/9)
Virge que coisa mais lin________da
Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, neguinho começando a andar
D7M(6/9) Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, neguinho na estra________da
Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, pra lá e pra cá
Am7(9)/D D7M(6/9)
Virge que coisa mais lin________da
Am7(9)/D D7M(6/9)
Upa, neguinho começando a andar
D7M(6/9)
Começando a andar
Am7(9)/D D7M(6/9) Am7(9)/D
Começando a andar
D7M(6/9) Am7(9)/D
E já começa a apanhar
Dm7(9) / Em7(9)/D / Dm7(9) / Em7(9)/D / F#7/E /
B7 F#7/E
Cresce neguinho me abra_____ça
B7 D
Cresce e me ensina a cantar
Am7(9)/D D
Eu vim de tanta desgraça
Am7(9)/D D
Mas muito te posso ensinar
Am7(9)/D
Mas muito te posso ensinar
LP Wanda Vagamente / Título da música: Só Me Fez Bem / Vinícius de Moraes (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Wanda Sá (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1964 / Nº Álbum: XRLP 5248 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Samba / Bossa Nova.
Tom: Am7Am7Bm7E7/9-
Não sei se foi um mal
Am7Gm7C7/9-
Não sei se foi um bem
F7+E7/9+
Só sei que me fez bem
Am7E7/9+
Ao coração
Am7Bm7E7/9-
Sofri, você também,
Am7Gm7C7/9-
Chorei, mas não faz mal
F7+E7/9+
Melhor que ter ninguém
Am7Bb7/5-
No coração
Am7
Foi a vida
Bb7/5-Am7Cº
Foi o amor quem quis
Em7/9Cº
É melhor viver
Bm7/5-E7/9-
Do que ser feliz
Am7Bm7E7/9-
Foi tudo natural
Am7Gm7C7/9-
Ninguém foi de ninguém
F7+E7/9+
Mas me fez tanto bem
Am7
Ao coração
Sem Pecado - Aldir Blanc e Edu Lobo - Interpretação: Rita de Cássia e Edu Lobo
CD Corrupião / Título da música: Sem Pecado / Edu Lobo (Compositor) / Aldir Blanc (Compositor) / Rita de Cássia (Intérprete) / Edu Lobo (Intérprete) / Gravadora: Velas / Ano: 1993 / Nº Álbum: 11-V012 / Faixa 9.
Tom: D7+
D7+(6/9) Bb7+/5- D/A
Meu passado faz parte de mim
Bb7+/5- F#7(5+/9+) Bm7/9 Bm/A#
Meu pecado é o que fiz de melhor
Bm/A G#7(5+/9+)
Já não quero implorar
G7+(9/11+) F#m7(9/11)
Quanto mais me humilhei
Em7/9 Eb7/9+ D7+(6/9)
Mais tive razão pra lamentar
Bb7+/5- D/A
Eu me dou e a mim ninguém dá
Bb7+/5- F#7(5+/9+) Bm7/9 Bm/A#
Nem a mínima chance de ser
Bm/A G#7(5+/9+)
Perguntei quem eu sou
G7+(9/11+) F#m7(9/11)
Pro espelho dizer
Em7/9 Eb7/9+ D7+ Bb7(9/13)
Você não tem nada a ver
A7+
Trancada no banheiro
G#7(9-/13)
Mordo os braços
C#m7+/9 C#m7/9
Meu amor são minhas mãos
Am/C E7+/9
E alguém me assalta o coração
Bb7+/5- A7(9/4)
Menino sim gozando em mim
A7(9-/13)
Diz que é feliz
F#7(5+/9+)/E F#7(5+/11+)/E
E a ilusão me faz rir
D7+
Ah, mas como isso dói
Bb7+/5- F#7(5+/9+)
Eu morrer a partir
Bm7/9 Bm/A#
Do que mais me dá prazer
Bm/A G#7(5+/9+)
Meu marido sorri
G7+(9/11+) F#m7(9/11)
E eu de tanto chorar
Em7/9 Eb7(9+/11+) E7/9 Eb7+/9
Posso me dilace......rar
A7+
E a cada vez que eu choro
G#7(9-/13) C#m7+/9 C#m7/9
A raiva dele entorta as minhas mãos
Am/C E7+/9
Os meus olhos perdem a visão
Bb7+/5-
Culpada sim
A7(9/4) A7(9-/13)
Sem culpa em mim peço perdão
F#7(5+/9+)/E F#7(5+/11+)/E
E ele zomba de mim
D7+
Ah, mas como isso dói
Bb7+/5- F#7(5+/9+) Bm7/9 Bm/A#
Renascer a partir do que mais me destrói
Bm/A G#7(5+/9+) G7+(9/11+) F#m7(9/11)
Pra achar quem eu sou me cortei em vocês
Em7/9 Eb7(9+/11+) E7/9
Isso vai cicatrizar de vez
Eb7+/9 D6 C7(9/11+) D6 C7(9/11+) D7+
LP O Corsário Do Rei - Trilha Sonora da Peça Teatral - Chico Buarque e Edu Lobo / Título da música: Salmo / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Cláudio Nucci (Intérprete) / Zé Renato (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1985 / Nº Álbum: 530.012 / Lado B / Faixa 3.
F Bb(add9)/D C(add9)/E
Meu corpo está sofrendo
Dm Am
É grande o meu torpor
Eb Bb(add9)/D
Eu vou enlanguescen.......do
C/Bb C7/4(9) C7/9
Rendo-vos mil graças, meu senhor
F Bb(add9)/D C(add9)/E
Conturbam-se meus os.......sos
Dm Am
Meu vulto perde a cor
Eb Bb(add9)/D
Minh'alma está confu........sa
C/Bb
Fustigai-me, meu senhor
F7/4 F Db(add9)/F Ab6
Meu Deus, abri-me as portas
Db6/Ab Ab
Da eterna servidão
Ab/G F(add9) C
Lançai-me vossa cólera
C/B Am7 C/Bb
No templo de Sião
A D(add9)/F# E(add9)/G#
Meu corpo está sofren......do
F#m C#m
É grande o meu torpor
G D(add9)/F#
Eu vou enlanguescen.......do
E/D F/Eb Dm A
Rendo-vos mil graças, meu senhor
LP 5 Na Bossa - Nara Leão, Edu Lobo e Tamba Trio / Título da música: Reza / Edu Lobo (Compositor) / Ruy Guerra (Compositor) / Nara Leão (Intérprete) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1965 / Álbum: P-632.769-L / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Canção / Gravado ao vivo no Teatro Paramount - São Paulo.
Introdução: Dm7 G7/13 Dm7 G7/13 Dm7 G7/13
Dm7 G7/13
Por amor andei já
Dm7 G7/13
Tanto chão e mar
Gm7 C7/9 D/F# Dm/F
Senhor, já nem sei
Dm7 G7/13
Se o amor não é mais
Dm7 G7/13
Bastante prá vencer
Gm7 C7/9
Eu já sei o que vou fazer
Dm/F F6
Meu Senhor uma oração
Bm7/b5 Bb7M Am7 Dm7 G7/13
Vou cantar para ver se vai valer
LP A Música De Edu Lobo Por Edu Lobo / Título da música: Resolução / Edu Lobo (Compositor) / Lula Freire (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Tamba Trio (Partic.) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Nº Álbum: ME-19 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
É vou contar o que há
É tempo de dizer quem sou
Sim, eu cansei de lutar
E agora quero descansar
Tanto eu esperei para vencer
E agora vejo que perder
Nada mais é do que cansar
Eu cansei e perdi
Em tanta coisa acreditei
Se ninguém viu o que eu vi
Ninguém sabe mais do que eu sei
Mas se a esperança vai me deixar
E nem mais vou saber chorar
Nem sorrir, sem amor para dar
Não, é preciso não morrer
É preciso decidir de uma vez
O que há pra fazer
Ou viver ou morrer
Há tanto para se fazer
Ou viver ou morrer
Há tanto para se fazer
Todas as canções que eu já cantei
Agora têm que me valer
E me fazer acreditar
Que é preciso viver
E o resto é só deixar pra lá
E mesmo, só vou seguir
E nada me fará mudar
Nada me fará mudar
Quase Sempre (1980) - Edu Lobo e Cacaso - Intérprete: Edu Lobo
LP Tempo Presente / Título da música: Quase Sempre / Cacaso (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1980 / Nº Álbum: 6349 437 / Lado B / Faixa 4 / Gênero musical: MPB.
Tom: Cm
Cm7 Fm(7M) Fm7
_DE MUITA COISA QUE EU SINTO
Bb7/4(9) Bb7/9(11#) Eb7M(5#) Eb7M
_EU NÃO ENTENDO A METADE
Ab7M Dm7/5b(9b)
_A CALMARIA ME INVADE
G7(13) C#7(11#) C7/4(9)
_SE ENTRO NA MINHA DOR
C7(9b) Fm(7M)/C Fm7/C
_DO FUNDO DA CLARIDADE
Bb7/4(9) Bb7/9(11#) Eb7M(5#)/Bb Eb7M/Bb
_O DIA GERA O PAVOR
Ab7M Dm7/5b(9b)
_ME LEMBRO DO MEU AMOR
G7(13) Cm7
_EM NOITE DE TEMPESTADE
Cm7 Fm7(7M) Fm7
_ME LEMBRO DE MINHA MÃE
Bb7/4(9) Bb7/9(11#) Eb7M(5#) Eb7M
_FECHANDO PORTA E JANELA
Ab7M Dm7/5b(9b)
_PASSANDO TRINCO E TRAMELA
G7(13) C#7(11#) C7/4(9) C7(9b)
_OLHOS PARADOS DE HORROR
Am7
QUEM ME CHAMAVA LÁ FORA
Fm7 Em7
_QUEM DEMORAVA NA ESPERA
Bb7(11#) A7(13b) Dm7/5b(9b)
_QUEM APAGAVA AS ESTRELAS
G4/7(9) G7(9b) Cm7
E QUASE SEMPRE ÍA EMBORA (VOLTA AO INÍCIO)
(2ª VEZ)
Am7
QUEM ME CHAMAVA LÁ FORA
Fm7 Em7
_QUEM DEMORAVA NA ESPERA
Bb7(11#) A7(13b) D7(9)
_QUEM APAGAVA AS ESTRELAS
G4/7(9) G7(9b) C7/4(9) C7(13b)
_E QUASE SEMPRE ÍA EMBORA
Am7
QUEM ME CHAMAVA LÁ FORA
Fm7 Em7
_QUEM DEMORAVA NA ESPERA
Bb7(11#) A7(13b) D7(9)
_QUEM APAGAVA AS ESTRELAS
G4/7(9) G7(9b) F#m7(5b) Fm7 Cm7(11)
E QUASE SEMPRE ÍA EMBORA
CD Elis Regina No Fino da Bossa - Ao vivo, Volume 1 - Título da música: Pra dizer adeus / Edu Lobo (Compositor) / Torquato Neto (Compositor) / Elis Regina (Intérprete) / Zimbo Trio (Intérprete) / Gravadora: Velas / Ano: 1994 / Álbum: 11-V030.V1 / Faixa 4 / Gênero musical: Canção.
Intro: A6/7 A5+/7 D7/9 D7/9- Gm7+
C7/9 D#/F F5-/7 A#7+ D5+/7
Gm6
Adeus
D/F# Fm6
Vou pra não voltar
C/E D#5-/6 C/D
E onde quer que eu vá
D7/9- Gm7+ D7/9+
Sei que vou sozinho
Gm7+ D/F#
Tão sozinho amor
Fm6
Nem é bom pensar
C/E D#5-/6 C/D
Que eu não volto mais
D7/9- Gm7+ C7/9
Desse meu caminho
F4 F5-/7 A#7+ G4
Ah, pena eu não saber
G5-/7 Cm7 Cm7
Como te contar
A6/7 A5+/7
Que o amor foi tanto
Am7 D7/9- Gm6
E no entanto eu queria dizer
D/F#
Vem
Fm6
Eu só sei dizer
C/E
Vem
D#5-/6 C/D
Nem que seja só
D7/9- Gm7+ D7/9+
Pra dizer adeus
Marília Medalha e Edu Lobo no III Festival de MPB - 1967
Recém-chegado de uma viagem à Europa, Edu Lobo não se sentia inclinado a participar do III Festival de MPB da TV Record, apesar da insistência de Dori Caymmi, que lhe pedia uma letra para a canção que deveria inscrever. De qualquer forma, procurando atender o amigo, começou a pensar no assunto e até encontrou um mote, que lhe pareceu de forte apelo popular: “Ai, quem me dera agora /eu tivesse a viola pra cantar.”
A parceria entretanto gorou, pois Dori optou por Nelson Mota, com quem ganhara o festival da TV Rio com “Saveiros”, e que acabou fazendo os versos da canção, “O Cantador”, defendida no festival por Elis Regina. Mas o mote permaneceu e, desenvolvido por Edu, originou outra composição, que ele entregaria a Capinan para letrar, aproveitando uma idéia que anotara num caderno de projetos: “Ponteio”.
Já então decidido a participar do festival da Record, o compositor convidou o amigo de infância Téo de Barros e o Quarteto Novo (Hermeto Pascoal, Heraldo Monte, Airto Moreira e Téo) para ensaiarem e participarem do arranjo de “Ponteio”. Chamou ainda o conjunto Momento Quatro e uma amiga do Teatro e Arena, a cantora Marília Medalha, cuja apresentação cênica teve a orientação de Augusto Boal. Após a introdução, com a flauta de Hermeto, a extensa letra da canção, entremeada por repetições do mote original, é entoada em diferentes climas e num crescendo intenso, que culmina no final triunfante.
Assim “Ponteio” venceu um dos mais disputados festivais de todos os tempos, sobrepujando com os aplausos do público a “Domingo no Parque”, “Roda Viva”, “Alegria, Alegria” e até “O Cantador”, a preferida de Edu. Do ponto de vista rítmico, a vencedora inovou com um ponteado no desenho dos baixos (colcheia-semicolcheia-colcheia-colcheia), dando a sensação de um baião mais sincopado do que o típico baião de Luiz Gonzaga.
Esta levada seria aproveitada por Edu em outras composições como “Casa Forte”, “Zanzibar” e “Currupião”, tornando-se ainda modelo de um baião de andamento mais veloz, muito utilizado em temas instrumentais por outros compositores. Posteriormente, ele constatou que esse desenho rítmico já existia em peças de Heitor Villa-Lobos. “Ponteio” tem gravações memoráveis como as de Radamés Gnattali, Sivuca, Zimbo Trio e, no exterior, a da big-band de Woody Herman (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Compacto simples / Título da música: Ponteio / Edu Lobo (Compositor) / Capinan (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Marília Medalha (Intérprete) / Momento Quatro (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1967 / Nº Álbum: 365.221 PB / Lado A / Gênero musical: Canção / Baião / MPB.
Fm
Era um, era dois, era cem, era o mundo chegando e ninguém,
F#
que soubesse que sou violeiro,
Fm
Que me desse um amor ou dinheiro.
F#
Era um, era dois, era cem, vieram prá me perguntar:
Ô voce, de onde vai, de onde vem,
A#m7
diga logo o que tem prá contar
C#7+
Parado no meio do mundo, senti chegar meu momento
A#m7 Gm C
Olhei pro mundo e nem via, nem sombra, nem sol, nem vento
F D# F D#
Quem me dera agora eu tivesse a viola prá cantar, ponteio
F D# F D#
Quem me dera agora eu tivesse a viola prá cantar, ponteio
F D# F D#
Quem me dera agora eu tivesse a viola prá cantar, ponteio
F D# F D# Fm F#
Quem me dera agora, eu tivesse a viola prá cantar, prá cantar
Fm
Era um dia, era claro, quase meio,
F#
era um canto calado, sem ponteio
Fm
Violência, viola, violeiro, era morte em redor, mundo inteiro
F#
Era um dia, era claro, quase meio, tinha um que jurou me quebrar
A#m7
Mas não lembro de dor nem receio, só sabia das ondas do mar
C#7+
Jogaram a viola no mundo, mas fui lá no fundo buscar
A#m7 Gm C
Se eu tomo e viola, ponteio, meu canto não posso parar, não
F D# F D#
Quem me dera agora, eu tivesse a viola prá cantar, ponteio
F D# F D#
Quem me dera agora, eu tivesse a viola prá cantar, ponteio
F D# F D#
Quem me dera agora, eu tivesse a viola prá cantar,
ponteio, ponteio, todo mundo pontear
F D# F D# Fm F#
Quem me dera agora, eu tivesse a viola prá cantar, pontear
Fm F#
Era um, era dois, era cem, era um dia, era claro, quase meio
Fm
Encerrar meu cantar já convém, prometendo um novo ponteio
F#
Certo dia que sei por inteiro, eu espero, não vai demorar
A#m7
Esse dia estou certo que vem, diga logo que vim prá buscar
C#7+
Correndo no meio do mundo, não deixo a viola de lado,
A#m7 Gm C
Vou ver o tempo mudado, e um novo lugar prá cantar
F D#
Quem me dera agora,.........
CD Cambaio - Trilha Sonora da Peça - Chico Buarque e Edu Lobo / Título da música: Ode Aos Ratos / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: BMG Brasil / Ano: 2001 / Nº Álbum: 7432187372-2 / Faixa 5.
[Intro:] DG#DCG/BAmD7
Rato de rua
Irrequieta criatura
Tribo em frenética
G#
Proliferação
D7
Lúbrico, libidinoso
Transeunte
Boca de estômago
Atrás do seu quinhão
Dm6
Vão aos magotes
A dar com um pau
Dm(b6)D
Levando o terror
D(#4)
Do parking ao living
D4D
Do shopping center ao léu
D(#4)
Do cano de esgoto
D4D
Pro topo do arranha-céu
Rato de rua
Aborígine do lodo
Fuça gelada
Couraça de sabão
Quase risonho
Profanador de tumba
Sobrevivente
A chacina e à lei do cão
Saqueador
Da metrópole
Tenaz roedor
De toda esperança
Estuporador da ilusão
Ó meu semelhante
Filho de Deus, meu irmão
Rap Embolada
Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, que rói o morro
Rato que rói o rato
Ra-rato, ra-rato
Roto
Que ri do roto
Que rói o farrapo
Do esfarra-rapado
Que mete a ripa, arranca-rabo
Rato ruim
Rato que rói a rosa
Rói o riso da moça
E ruma rua arriba
Em sua rota de rato
No Cordão da Saideira (frevo-canção, 1967) - Edu Lobo - Interpretação: MPB-4
LP MPB-4 / Título da música: No Cordão da Saideira / Edu Lobo (Compositor) / MPB-4 (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1967 / Nº Álbum: ME-43 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Frevo-canção.
Hoje não tem dança Não tem mais menina de trança Nem cheiro de lança no ar Hoje não tem frevo Tem gente que passa com medo E na praça ninguém pra cantar Me lembro tanto E é tão grande a saudade Que até parece verdade Que o tempo inda pode voltar
Tempo da praia de ponta de pedra Das noites de lua Do susto é carreira na caramboleira Do bomba-meu-boi Que tempo que foi Agulha frita, munguzá, cravo e canela Serenata eu fiz pra ela Cada noite de luar
Tempo do corso,da Rua da Aurora É moço no passo Menino e senhora do bonde de Olinda Pra baixo e pra cima Do caramanchão Esqueço mais não E frevo ainda apesar da quarta-feira No cordão da saideira Vendo a vida se enfeitar
CD Corrupião / Título da música: Nego Maluco / Edu Lobo (Compositor) / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Intérprete) / Gravadora: Velas / Ano: 1993 / Nº Álbum: 11-V012 / Faixa 8 / Gênero musical: Samba.
Tom: E6
E6 A7/9 E6 A7/9 E6
Eu tava jogando vinte e um
A7/9 G#7/5+ C#7(9/4)
Um nego maluco apareceu
C#7/13 F#7/13 E/G#
Vinha com baita de um rádio no colo
Aº F#/A# B7(9/4)
Tocando um samba a mil
B7/13
E dizia pro povo
E7+/9 A7+ D7+/9 B7(9/4) B7/13 E6
que o samba era meu
A7/9 E6 A7/9 E6
Pintou saia justa no salão
A7/9 G#7/5+ C#7(9/4)
Por culpa daquele fariseu
C#7/13 F#7/13 E/G# Aº F#/A# B7(9/4)
Dando, batendo no mesmo bordão
B7/13
Toma aqui, toma aqui,
E7+/9 Bb7/5-
Toma que o samba é teu
A7+ Am6/9 G#m7
Sou da banda do jazz
Gº F#m7 B7/9 Bm7/9 Bb7/5-
Ganzá jamais me apeteceu
A7+ Am6/9 G#7/5+
Não conheço o rapaz
C#7/9+ F#7/13 B7(9/4) B7/13 E6
Tenho família e esse samba não é meu
Na Ilha De Lia, No Barco De Rosa (1989) - Edu Lobo e Chico Buarque - Intérprete: Chico Buarque
LP Chico Buarque / Título da música: Na Ilha De Lia, No Barco De Rosa / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: BMG-Ariola / Ano: 1989 / Nº Álbum: 150.0008 / Lado A / Faixa 3 / Gênero musical: MPB.
Intr.:
(F7M C/E Dm7/9 C7M(#5) Gb7(#11)
F7M C/E Dm7/9 E7/4(9 13) Bb7(9 #11)/E)
A7M A6 A7M
Quando adormecia na ilha de Lia
E7/4(9) E7/9
Meu Deus, eu só vivia a sonhar
Em7/9 E7/9 E7/4(9) E7(b5)
Que passava ao largo no barco de Rosa
A7M Eb7(9 #11)
E queria aquela ilha abordar
D7M E7(9)/D C#m7/9
Pra dormir com Lia que via que eu ia sonhar
F#7/4(9 13) F#7(9 13)
Dentro do barco de Ro.........sa
Bm7/9 C#m7/9 E7/4(9) E7(b9)
Rosa que se ria e dizia nem coisa com coisa
A7M A6 A7M
Era uma armadilha de Lia com Rosa
E7/4(9) E7/9
Com Lia, eu não podia escapar
Em7/9 E7/9 E7/4(9) E7(b5) A7M
Girava num barco, num lago, no centro da ilha
Eb7(9 #11)
Num moinho do mar
D7M E7(9)/D
Era estar com Rosa nos braços de Lia
C#m7/9 F#7/4(9 13) F#7(9 13)
Era Lia com balanço de Ro.........sa
Bm7/9 C#m7/9 Dm7/9
Era tão real, era devaneio, era meio a meio
G7/4(9 13) G7(9 13)
Meio Rosa, meio Lia
Bm7/9 Bm(7M 9)
Meio Rosa, meio dia
Bm7/9 Bb/E
Meia lua, meio Lia, meio...
A7M A6 A7M
Era uma partilha de Rosa
E7/4(9) E7/9
Com Lia, com Rosa, eu não podia esperar
Em7/9 E7/9 E7/4(9) E7(b5)
Na feira do porto, meu corpo, minh'alma
A7M Eb7(9 #11)
Meus sonhos vinham negociar
D7M E7(9)/D
Era poesia nos pratos de Rosa
C#m7/9 F#7/4(9 13) F#7(9 13)
Era prosa, na balança de Li.........a
Bm7/9 C#m7/9 Dm7/9
Era tão real, era devaneio, era meio a meio
G7/4(9 13) G7(9 13)
Meio Lia, meio Rosa, meio...
*Repete introdução
A7M/E E7/4(9) E7/9
Na ilha de Lia, de Lia, de Lia
A7M/E E7/4(9) E7/9
No barco de Rosa, de Rosa, de Rosa
LP O Grande Circo Místico - Trilha Sonora do Ballet Guaíra - Chico Buarque e Edu Lobo / Título da música: Na Carreira / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Chico Buarque (Intérprete) / Edu Lobo (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1983 / Nº Álbum: 403.6275 / Lado B / Faixa 6.
E7M/9 E°(7M 9)
Pintar (pintar), vestir (vestir)
E7M/9 E°(7M 9)
Virar uma aguardente
E7M/9 E°(7M 9) E7M/9 E°(7M 9)
Para a pró...xima função
E7M/9 E°(7M 9)
Rezar (rezar), cuspir (cuspir)
E7M/9 E°(7M 9) G#m7(b5) C#7(b9)
Surgir repentinamente na frente do telão
F#m7 Am6 E/G# G°(7M b13)
Mais um dia, mais uma cidade pra se apaixonar
F#7/13 F#7(b13) F#7 F#7(b5)
Querer casar
B7/4(9) B7(9 #11) B7/9
Pedir a mão
E7M/9 E°(7M 9)
Saltar (saltar), sair (sair)
E7M/9 E°(7M 9)
Partir pé ante pé
E7M/9 E°(7M 9) E7M/9 E°(7M 9)
Antes do povo despertar
E7M/9 E°(7M 9)
Pular (pular), zunir (zunir)
E7M/9 E°(7M 9) G#m7(b5) C#7(b9)
Como um furtivo amante, antes do dia clarear
F#m7 Am6 E/G# G°(7M b13)
Apagar as pistas de que um dia ali já foi feliz
F#7/13 F#7(b13) F#7 F#7(b5)
Criar raiz
B7/4(9) B7(9 #11) B7/9
E se arrancar
G/B Gm/Bb F#m/A
Hora de ir embo.....ra, quando o corpo quer ficar
C#7/4(9) C#7(b9) Am/C
Toda alma de artis....ta quer partir
B7/4(9) B7/9 B7(b9) G#7/13 G#7(b13) G#m7 C#7(b9)
Arte de deixar al....gum lugar
F#7/13 F#7(b13) F#m7 B7/9 B7(b9)
Quando não se tem pra onde ir
E7M/9 E°(7M 9)
Chegar (chegar), sorrir (sorrir)
E7M/9 E°(7M 9)
Mentir feito um mascate
E7M/9 E°(7M 9) E7M/9 E°(7M 9)
Quando desce na estação
E7M/9 E°(7M 9)
Parar (parar), ouvir (ouvir)
E7M/9 E°(7M 9) G#m7(b5) C#7(b9)
Sentir que tatibitate que ba......te o coração
F#m7 Am6 E/G# G°(7M b13)
Mais um dia, mais uma cidade para enlouquecer
F#7/13 F#7(b13) F#7 F#7(b5)
O bem-querer
B7/4(9) B7(9 #11) B7/9
O turbilhão
G/B Gm/Bb F#m/A
Bocas, quantas bocas a cidade vai abrir
C#7/4(9) C#7(b9) Am/C
Pr'uma alma de artista se entregar
B7/4(9) B7/9 B7(b9) G#7/13 G#7(b13) G#m7 C#7(b9)
Palmas pro artista confundir
F#7/13 F#7(b13) F#m7 B7/9 B7(b9)
Pernas pro artista tropeçar
E7M/9 E°(7M 9)
Voar (voar), fugir (fugir)
E7M/9 E°(7M 9)
Como o rei dos ciganos
E7M/9 E°(7M 9) E7M/9 E°(7M 9)
Quando junta os cobres seus
E7M/9 E°(7M 9)
Chorar (chorar), ganir (ganir)
E7M/9 E°(7M 9) G#m7(b5) C#7(b9)
Como o mais pobre dos pobres, dos pobres dos plebeus
F#m7 Am6 E/G# G°(7M b13)
Ir deixando a pele em cada palco e não olhar pra trás
F#7/13 F#7(b13) F#7 F#7(b5)
E nem jamais
B7/4(9) B7(9 #11) B7/9
Jamais dizer
C7M Am F7M B7/4(9) E7M/9 E°(7M 9) E7M/9 E°(7M 9)
Adeus
LP Almanaque / Título da música: Moto-Contínuo / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: Ariola / Ano: 1982 / Nº Álbum: 201.640 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: MPB.
Intr.:( Am6 G#°(b13) C7M/G Gb7 Dm/F E7 )
( Ab7M/Eb Dm7(b5 11) F7M/9 G7/4(9 13) )
Am6 Bm6 Am/C Bm6
Um homem pode ir ao fun....do do fun...do
Am6 Bm6 Am/C Bm6
Do fun...do se for por você
Am6 Bm6 Am/C Bm6 Am6
Um homem pode tapar os bura...cos do mun...do
Bm6 Am/C
Se for por você
Dm6 Am/C Bm6
Pode inventar qualquer mun...do
Am6 Em/G F#7/4 F#7
Como um vagabun....do se for por você
Dm6(9)/F E7/4 E7
Basta sonhar com você
Am6 Bm6 Am/C
Juntar o suco dos so....nhos
Bm6 Am6 Bm6 Am/C Bm6
E encher um açu...de se for por você
Am6 Bm6 Am/C Bm6 Am6
A fonte da juventu....de corren...do nas bi...cas
Bm6 Am/C
Se for por você
Dm6 Am/C Bm6
Bocas passando saú...de
Am6 Em/G
Com bei...jos nas bo....cas se for por você
F#7/4 F#7 F#m7 B7(b9) Em7 Eb7M
Homem também pode amar
D7M D6
E abraçar e afagar seu ofício porque
C#m7 C7M C6 B7/4
Vai habitar o edifí...cio que faz pra você
Dm6/F
E no aconchego da pele na pele
E7/4 E7 Cm6/Eb
Da carne na carne, entender
D7/4
Que homem foi feito direito
D7 B/D# B/A G#m7 E7(b13)
Do jeito que é feito o prazer
Am6 Bm6 Am/C
Homem constrói sete usi....nas
Bm6 Am6 Bm6 Am/C Bm6
Usan...do a energi...a que vem de você
Am6 Bm6 Am/C
Homem conduz a alegri....a
Bm6 Am6 Bm6 Am/C
Que sai das turbi...nas de volta a você
Dm6 Am/C Bm6
E cria o moto-contí...nuo
Am6 Em/G
Da noi...te pro di....a se for por você
(F#7/4 F#7 F#m7 B7(b9) Em7 Eb7M D7M D6 C#m7 C7M)
B7/4 Dm6/F
E quando um homem já está de partida
E7/4 E7 Cm6/Eb D7/4
Da curva da vida ele vê que o seu caminho
D7 B/D# B/A G#m7 E7(b13)
Não foi um caminho sozinho porque
Am6 Bm6 Am/C Bm6
Sabe que um homem vai fun....do e vai fun...do
Am6 Bm6 Am/C Bm6
E vai fun...do se for por você
Am6 Bm6 Am/C Bm6
Sabe que um homem vai fun....do e vai fun...do
Am6 Bm6 Am/C Bm6
E vai fun...do se for por você
LP O Corsário Do Rei - Trilha Sonora da Peça Teatral - Chico Buarque e Edu Lobo / Título da música: Meia-Noite / Chico Buarque (Compositor) / Edu Lobo (Compositor) / Djavan (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1985 / Nº Álbum: 530.012 / Lado B / Faixa 6.
Tom: A#
Intr.: Gm Ebm(add9)/Gb Dm/F E7(#11) Eb6 Bb/Ab
Gm(add9) Ab7/13 Gm6 Ebm6/Gb
Se a noite não tem fundo, o mar perde o valor
Bb/F E7(#9 #11)
Opaco é o fim do mundo
Eb7/9 D7(b9 #11)
Pra qualquer navegador
Gm(add9) Ab7/13 Gm6 Ebm6/Gb
Que perde o oriente e entra em espirais
Bb/F E7(#9 #11)
E topa pela frente
Eb7/9 D7(b9 b13) Gm
Um contingente que ele já deixou pra trás
Eb/Db G/B Cm
Os soluços dobram tão iguais
Am7(b5) F#° D7(b9 b13) Eb7M/9
Seus rivais, seus irmãos
Am7/11 Ab7(#11) Gm(add9) Ebm/Gb Bb/F
Seu navio carregado de ideais
E7(#9 #11) Eb7M(6 #11) D7(b9) Gm7
Que foram escorrendo feito grãos
Gm7/9 Ebm6/Gb Bb/F E7(#9 #11)
As estrelas que não voltam nunca mais
Eb7M(6 #11) D7(#5 #9) Gm
E um oceano pra lavar as mãos