Páginas

Mostrando postagens com marcador haroldo barbosa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador haroldo barbosa. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de outubro de 2022

Carlos Gonzaga: Cavaleiros do Céu (Riders In The Sky)


Cavaleiros do Céu (Riders in the Sky) (1962) - Stan Jones - Versão: Haroldo Barbosa - Interpretação: Carlos Gonzaga

LP Carlos Gonzaga Canta / Título da música: Cavaleiros do Céu (Riders In The Sky) / Stan Jones (Compositor) / Haroldo Barbosa (Versão) / Carlos Gonzaga (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1962 / Nº Álbum: BBL 1169 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Balada.


Em                      G 
Vaqueiro do Arizona, desordeiro e beberrão 
   Em                     G#m 
Corria em seu cavalo pela noite no sertão 
   Em                       A7            Em 
No céu, porém, a noite ficou rubra num clarão 
   C              C#m          Em 
E viu passar num fogaréu um rebanho no céu 
       G A      Em     C   Am7*   Em7 
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu 
  Em                      G 
A rubras ferraduras punham brasas pelo ar 
   Em                     G#m 
E os touros como fogo galopavam sem cessar 
    Em                     A7 
E atrás vinham vaqueiros como loucos a gritar 
    C           C#m               Em 
Vermelhos a queimar também, galopando pro além 
       G  A      E      C    Am7*    Em7 
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, seguindo para o além 
   Em                      G 
Centelhas nos seus olhos e o suor a escorrer 
   Em                     G#m 
Sentindo o desespero da boiada se perder 
    Em                    A7 
Chorando a maldição de condenados a viver 
    C           C#m               Em 
A perseguir, correndo ao léu, um rebanho no céu 
       G  A      E      C    Am7*    Em7 
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu 
  Em                      G 
Um dos vaqueiros, ao passar, gritou dizendo assim: 
   Em                     G#m 
"Cuidado, companheiro, ou tu virás prá onde eu vi 
    Em                     A7 
Se não mudas de vida tu terás o mesmo fi 
   C           C#m               Em 
Querer pegar no fogaréu um rebanho no céu" 
                                C#m    Em 
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu               (2x) 
     C    Am7  Em7 
Correndo pelo céu

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Miúcha e João Gilberto: Disse Alguém

Miúcha e seu ex-marido João Gilberto - Julho de 1980 - O Globo

Disse Alguém (All Of Me) (1980) - Seymour Simons e Gerald Marks - Versão: Haroldo Barbosa - Interpretação: Miúcha - Participação: João Gilberto

LP Miúcha / Título da música: Disse Alguém (All Of Me) / Seymour Simons (Compositor) / Gerald Marks (Compositor) / Haroldo Barbosa (Versão) / Miúcha (Intérprete) / João Gilberto (Partic.) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1980 / Nº Álbum: 103.0376 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / Fox-canção.


G                              B7
Disse alguém que há bem no coração
  E7                      Am7
Um salão onde o amor descansa
 B7                        Em7
Ai de mim        eu tão sozinho
 A7                  Am7  D7
Vivo assim, sem esperança

G                             B7
A implorar alguém que não me quis
   E7               Am7
E feliz,   e feliz seria
        Bbº     Bm7      E7
Coração meu, convém descansar
 Am7        D7    G
Soluça   mais devagar

G                                     B7
Disse alguém, (disse) que há bem no coração
  E7                 Am7                      
Um salão, um salão dourado (onde o amor sempre dança)
 B7                         Em7
Ai de mim que só vivo tão sozinho
A7                                    Am7     D7
Vivo assim, vivo sem ter  um terno carinho

   G                          B7
A implorar alguém que não me quis
 E7                   Am7
E feliz então   eu sei, bem sei que não mais seria
 C         Cm             Bm7
Meu, meu coração sem esperança
  E7                 A7 A5+/7
E vive a chorar, soluçar
 Am7            D7         G
Como quem tem medo de reclamar

Isaura Garcia: De Conversa em Conversa

Isaura Garcia

Tal como "Saia do caminho", lançado em 1946, "De Conversa em Conversa" explora o tema da separação amorosa. Só que de uma maneira diversa, pois, enquanto no samba anterior a protagonista aceita o fato resignadamente, aqui reage de forma decidida, procurando minimizar o trauma da separação: "Vivendo dessa maneira / continuar é besteira / não adianta não / o que passou é poeira / deixa de asneira / que eu não sou limão / não sou limão, não, não...".

O curioso é que em "De Conversa em Conversa" o autor da letra é Haroldo Barbosa, irmão de Evaldo Rui, letrista de "Saia do Caminho", o que de certa maneira expõe as diferenças de estilo dos dois, sendo o primeiro irônico, prático, realista, em contraste com o segundo, mais chegado ao romantismo.

Lançado no rádio por Lúcio Alves (autor da melodia, quando tinha 16 anos) e os Namorados da Lua, com o título de "Não Sou Limão", o samba despertou a atenção de Isaura Garcia, que o gravou acompanhada pelo citado conjunto.

De conversa em conversa (samba, 1947) - Haroldo Barbosa e Lúcio Alves

Disco 78 rpm / Título da música: De conversa em conversa / Autoria: Barbosa, Haroldo (Compositor) / Alves, Lúcio, 1927-1993 (Compositor) / Isaura Garcia (Intérprete) / Os Namorados da Lua (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1946 / Nº Álbum 800497 / Lado B / Lançamento: 1947 / Gênero musical: Samba

F7+
Oi de conversa em conversa
  Am7            G#m7  Gm7   D7  Gm7
Você vai arranjando um meio de brigar
                                 G#º
Oi de palavra em palavra você está querendo
   F    F7+
É nos separar
               Am7                 G#m7
Parece até que o destino uniu-se com você
             Gm7
Só pra me maltratar
                                   C7/9
Pois cada dia que passa é mais uma tormenta
              F7+
Que eu deixei ficar
Nosso viver não adianta
    Am7     G#m7    Gm7  D7 Gm7
É melhor juntarmos nossos trapos
Arrume tudo que é seu
      E7                A7    F7
Que vou separando os meus farrapos
               Bb7+                 Bbm7
Vivendo dessa maneira continuar é besteira
             Am7      D7
Não adianta não, não, não
                Gm7
O que passou é poeira
         C7/9                  F7+
Deixa de asneira que eu não sou limão
F#7+              F7+
Não sou limão, eu não!


Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Os Cariocas: Adeus, América

Haroldo Barbosa
A fila enorme que se formava à porta de um teatro, na Cinelândia, para assistir a um show de Xavier Cugat deu a Geraldo Jacques a idéia de fazer um samba de protesto contra a invasão da música estrangeira. E ali mesmo, num banco da praça, ele escreveu os primeiros versos de "Adeus América", uma sátira bem-humorada, falando em "Adeus ao boogie-woogie, woogie boogie e ao swing também".

Completado por Haroldo Barbosa, o samba logo estava pronto para marcar a estreia em disco de Os cariocas , um conjunto que iria revolucionar a história dos grupos vocais brasileiros.

Adeus, América (samba, 1948) - Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa

Disco 78 rpm / Título da música: Adeus América / Autoria: Jacques, Geraldo (Compositor) / Barbosa, Haroldo (Compositor) / Os Cariocas (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1948 / Nº Álbum 15893 / Lado B / Gênero musical: Samba

Intro: (A7+ E7/9 D7/9 A7+) 

      C6/7 B6/7                     E7/9
Não posso mais, ai que saudade do Brasil
                       A7+           C6/7
Ai que vontade que eu tenho de voltar
        B6/7                      Bm7
Adeus América, essa terra é muito boa
     E7/9            A7+
Mas não posso ficar porque
   D7/9             A7+
O samba mandou me chamar
   D7/9             A7+
O samba mandou me chamar
         D7/9
Eu digo adeus ao boogie woogie, ao woogie boogie
             A7+
E ao swing também
          D7/9
Chega de rocks, fox-trotes e pinotes
                  A7+
Que isso não me convém
     D7/9
Eu voltar pra cuíca, bater na barrica
 A7+
Tocar tamborim
           D7/9           
Chega de lights e all rights, good nights e faufaits
 E6/7     E5+/7       E7/9
Isso não dá mais pra mim
     A7+            E7/9        A7+
Eu quero um samba feito só pra mim
  E7/9 D7/9 A7+
Oooô, ooooooô


Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.