LP João Gilberto / Título da música: Você e eu / Moraes, Vinícius de Moraes (Compositor) / Lyra, Carlos (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Gravadora: Odeon, 1961 / Álbum MOFB 3202 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba
Tom: D7+
Intro: D6/9 Gm7 F7+
D7+ Dm7
Podem me chamar e me pedir e me rogar
D7+
E podem mesmo falar mal
F#m5-/7 B5+/7
Ficar de mal que não faz mal
G7+ Gm7 C7/9
Podem preparar milhões de festas ao luar
D7+ Ab°
Que eu não vou ir, melhor nem pedir
G/A
Eu não vou ir, não quero ir
D7+ Bm7
E também podem me entregar
C#7/9+
Até sorrir, até chorar
D7+ Bm7 B5+/7
E podem mesmo imaginar o que melhor lhes parecer
G7+ C7/9
Podem espalhar que eu estou cansado de viver
F#m7 B5+/7 E7/9
E que é uma pena para quem me conheceu
D7+ B5+/7 E7/9 A7/6 D7+
Eu sou mais você e eu
"Se É Tarde Me Perdoa" é a segunda música da série composta pelos parceiros Ronaldo Bôscoli e Carlinhos Lyra – a primeira foi "Lobo Bobo". Ronaldo já havia escrito o poema e desafiou seu novo parceiro a fazer a música. Lyra nunca tinha composto melodia para letra pré-elaborada, mas aceitou o desafio. Nascia ali um samba-canção romântico que iria cair no gosto de grandes cantores da MPB. O samba, nas palavras do escritor Denilson Monteiro, autor de uma detalhada da biografia de Bôscoli, é uma verdadeira "Ode a Indulgência" de um aflito amante infiel.
Carlos Lyra
Décadas depois, em 1991, durante um show em sua homenagem, um emocionado Ronaldo Bôscoli, já com sinais do câncer que iria matá-lo em 1994, mas sem perder o seu característico humor sarcástico, declarou: "A música mais parecida comigo é ‘Se É Tarde Me Perdoa’, que fiz com Carlinhos Lyra, pois eu sempre cheguei mentindo, cheguei partindo, cheguei à toa. É o meu autorretrato" (Fontes: Monteiro, Denilson (2011), A bossa do Lobo: Ronaldo Bôscoli, São paulo, Editora Leya; Dr. Zem.
LP O Amor Sorriso e a Flor / Título da música: Se é tarde me perdoa / Bôscoli, Ronaldo (Compositor) / Lyra, Carlos (Compositor) / Gilberto, João (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1960 / Nº Álbum MOFB 3151 / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: Samba.
F7M Bb7/9 F7M Bb7/9
Se é tarde, me perdoa
F7M A7(#5)
Mas eu não sabia que você sabia
Bb7M Am7 D7(b9)
Que a vida é tão boa
Gm7 A7(b5) Dm7
Se é tarde, me perdoa
G7
Eu cheguei partindo, eu cheguei mentindo
C7/4(9) C7(b9)
Eu cheguei à toa.
F7M Bb7/9 F7M Bb7/9
Se é tarde, me perdoa
F7M A7(#5)
Trago desencantos, de amores tantos
Bb7M Am7 D7(b9)
Pela madrugada
Gm7 Bbm6 Am7 Abm7
Se é tarde, me perdo....a
Gm7 C7(b9) F6
Eu vinha só, cansado...
Ao comporem “Minha Namorada”, pouco antes de escrever a peça “Pobre Menina Rica”, seus autores não faziam muita fé no sucesso desta canção de amor. Mas, a realidade é que a letra de “Minha Namorada” — classificada por Elis Regina como “a maior cantada da música brasileira” — é de arrasar as resistências dos mais empedernidos corações femininos:
“E se mais do que minha namorada / você quer ser minha amada / minha amada, mas amada pra valer / você tem que vir comigo em meu caminho / e talvez o meu caminho seja triste pra você / (...) / e você tem que ser estrela derradeira / minha amiga e companheira / no infinito de nós dois...”
Isso é Vinícius de Moraes em momento de lirismo supremo, só alcançado em alguns poemas ou canções como “Eu Sei que Vou te Amar”. Na melodia de Carlinhos, o acorde menor de si bemol, com a sétima sobre a sílaba “mi”, em “ser mi-nha até morrer” e o arremate final às frases seqüenciais são deta lhes que situam “Minha Namorada” como um primoroso exemplo de equilíbrio na conjunção letra e música.
Maria Creuza
Uma das melhores versões desta canção é a do conjunto Os Cariocas — na ocasião, em sua formação mais duradoura, com o falecido Luís Roberto como solista. Outra boa versão é a de Maria Creuza, Vinicius e Toquinho, gravada em 72, na qual foi restaurado o recitativo original “Meu poeta, eu hoje estou contente, / todo mundo de repente ficou lindo, / ficou lindo de morrer, / eu hoje estou me rindo, / nem eu mesmo sei de quê...” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP/CD Vinicius de Moraes en "La Fusa" - Con Maria Creuza y Toquinho / Título da música: Minha namorada / Carlos Lyra (Compositor) / Vinicius de Moraes (Compositor) / Vinicius de Moraes, Maria Creuza e Toquinho (Intérpretes) / Gravadora: Trova (Argentina) / Ano: 1970 / Álbum: XT 80002 / Faixa 14 / Gênero musical: Bossa Nova.
Tom: A
A7M Bm7 C#m7
Se você quer ser minha namorada
F#7(b9) Bm7(9)
Ah, que linda namorada
C7(9) B7(9)
Você poderia ser
Fº(b13) A7M
Se quiser ser somente minha
Bm7 C#m7 Cº(b13) C#m7(b5)
Exatamente essa coisinha, essa coisa toda minha
F#7(b13) G#m7(11)
Que ninguém mais pode ser
F#m7 F7M A
Você tem que me fazer um juramento
A/G D/F#
De só ter um pensamento
F7 E74 E7(b9)
Ser só minha até morrer
D#m7(b5) E/D C#m7
E também de não perder esse jeitinho
A7(9) A7(b9) D7M
De falar devaga____rinho
E7(#5) C#7(13) A7(9)
Essas histórias de você
D#m7(b5) E/D C#7(13) C#7(b13)
E de repente me fazer muito carinho
C#m7 F#7(b9) B7(9)
E chorar bem de mansinho
Bb7M E74 E7(#5)
Sem ninguém saber porque
A7M Bm7 C#m7
E se mais do que minha namorada
F#7(b9) Bm7(9)
Você quer ser minha amada
C7(9) B7(9) Fº(b13)
Minha amada, mas amada pra valer
A7M Bm7 C#m7
Aquela amada pelo amor predestinada
Cº(b13) C#m7(b5)
Sem a qual a vida é nada
F#7(b13) G#m7(11) G7(#11)
Sem a qual se quer morrer
F#m7 F7M A
Você tem que vir comigo em meu caminho
A/G D/F#
E talvez o meu caminho
F7 E74 E7(b9)
Seja triste pra você
D#m7(b5) E/D C#m7
Os seus o_______lhos tem que ser só dos meus o____lhos
A7(9) A7(b9) D7M E7(#5) C#7(13) A7(9)
Os seus braços o meu ninho no silêncio de depois
B#m7(b5) E/D C#7(13) C#7(b13)
E você tem que ser a estrela derradei______ra
C#m7 F#7(b9) B7(9)
Minha amiga e companheira
Bb7M A7M
No infinito de nós dois
Composta antes de 1964, a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” é assim uma espécie de protesto premonitório contra a realidade imposta pela ditadura militar. Pertence àquela fase inicial do CPC em que Carlos Lyra, como já foi dito, incorpora à sua obra uma temática político-nacionalista, tendo sido feita no mesmo dia em que ele e Vinícius haviam concluído o “Hino da UNE” (“De pé a jovem guarda / a classe estudantil / sempre na vanguarda / trabalha pelo Brasil...”).
Mas, com sua mensagem disfarçada no lirismo melancólico de uma marcha-rancho, a composição pode ser considerada um belo exemplar do gênero música de protesto: “Acabou nosso carnaval / ninguém ouve cantar canções / ninguém passa mais brincando feliz / e nos corações / saudades e cinzas foi o que restou...” A passagem com o acorde de sétima maior de dó antecedendo a frase “e no entanto é preciso cantar”, após a pungente primeira parte, cria um momento mágico, na medida em que envolve a platéia inteira e a faz cantar suavemente embalada por um simples violão.
Um clássico de seu tempo, a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas” é uma daquelas raras canções capazes de encerrar com elevada dose de emoção um espetáculo musical. Embora consagrada pela voz de Nara Leão, teve sua gravação inicial por Jorge Goulart em fevereiro de 63 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Nara / Título da música: Marcha da Quarta-Feira de Cinzas / Carlos Lyra (Compositor) / Vinícius de Moraes (Compositor) / Nara Leão (Intérprete) / Gravadora: Elenco / Ano: 1964 / Álbum: ME-10 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Marcha-rancho.
INTROD: Gm D#5-/6 D7 Gm D#5-/6 D7
Gm7 D#5-/6 D7
Acabou nosso carnaval
Gm7 D#5-/6
Ninguém ouve cantar canções
D7 Bm7 Bm5-/7
Ninguém passa mais brincando feliz
E7 A7/13
E nos corações
Am7(b5) D7(b9) Gm7 Am4/7 D7(#9)
Saudades e cinzas foi o que restou
Gm7 D#5-/6
Pelas ruas o que se vê
D7 Gm7 D#5-/6
É uma gente que nem se vê
D7 Bm7 Bm5-/7
Que nem se sorri, se beija e se abraça
E7 A7/13
E sai caminhando
Am7(b5) D7(b9) Gm7 Dm7 G#°(b13)
Dançando e cantando cantigas de amor
C7M Cm6
E no entanto é preciso cantar
G/B A7 Em7
Mais que nunca é preciso cantar
A7/13 A7(#5) A7 Am7(b5) D#5-/6 D7
É preci....so cantar e alegrar a cida.......de
Gm7 D#5-/6
A tristeza que a gente tem
Gm7 D#5-/6
Qualquer dia vai se acabar
D7 Bm7 Bm5-/7
Todos vão sorrir, voltou a esperança
E7 A7/13
É o povo que dança
Am7(b5) D7(b9) Gm7 Dm7 G#°(b13)
Contente da vida, feliz a cantar
C7M Cm6
Porque são tantas coisas azuis
G/B Em7
E há tão grandes promessas de luz
A7/13 A7(#5) A7
Tanto amor para amar
Am7(b5) D7
De que agente nem sa.......be
Gm7 D#5-/6 D7
Quem me dera viver pra ver
Gm7 D#5-/6
E brincar outros carnavais
D7 Bm7 Bm5-/7
Com a beleza dos velhos carnavais
E7 A7/13
Que marchas tão lindas
Am7(b5) D7(b9) Gm7
E o povo cantando seu canto de paz
Am7(b5) D7(b9) Gm7
Seu canto de paz
Quase uma vinheta, ocupando pouco mais de um minuto do lado A do elepê Chega de saudade, “Lobo bobo” foi uma das primeiras composições da dupla Carlos Lyra-Ronaldo Bôscoli. Feita meio de brincadeira, a partir do tema de “O Gordo e o Magro” (Stan Laurel & Oliver Hardy), funciona como uma espécie de versão musical alegre, espirituosa e temperada por uma boa dose de malícia, da fábula “Chapeuzinho Vermelho”: “Era uma vez um lobo mau / que resolveu jantar alguém / estava sem vintém / mas arriscou / e logo se estrepou...”.
Inusitada para a época, esta letra causou reações negativas como as de Sérgio Porto e Lúcio Rangel (“é um samba armado em burrice”) ou positivas como a de Ary Barroso, que achava “inteligentes” as letras da bossa nova. Já a censura implicou com a utilização do verbo “comer” no segundo verso (“que resolveu comer alguém”), obrigando os autores a trocá-lo por “jantar”.
Carlos Lyra - 1960
Na verdade, “Lobo Bobo” seria uma auto-zombaria de Ronaldo Bôscoli, sendo “o lobo” ele próprio e “Chapeuzinho” Nara Leão, sua namorada na época. Mas quem gostou mesmo do sambinha foram os cantores João Gilberto e Sylvia Telles, que o gravaram quase simultaneamente, seguidos de perto pela então novata Alaíde Costa. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
LP Chega de Saudade / Título da música: Lobo bobo / Lyra, Carlos (Compositor) / Bôscoli, Ronaldo (Compositor) / João Gilberto (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1959 / Nº Álbum MOFB 3073 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
E7+ Fº
Era uma vez um lobo mau
F#m7 B6/7
Que resolveu jantar alguém
F#m7 B6/7 E7
Estava sem vintém , mas arriscou
Fº F#7/9 B5+/7
E logo se estrepou
E7+ Fº
Um Chapeuzinho de maiô
F#m7 B6/7
Ouviu buzina e não parou
F#m7 B7 Bm5-/7 C#5+/7
Mas Lobo Mau insiste e faz cara de triste
F#m7 Gº Em7 C#5+/7
Mas Chapeuzinho ouviu os conselhos da vovó
F#m7 B7 Am3b E6/9
Dizer que não pra lobo, que com lobo não sai só
Bm7 E7/9 A7+ A6 Bm7 E7/9 A7+ A6
Lobo canta, pede, promete tudo até amor
C#m6b D#7 G#m7 C#m7 F#7/9 A/B B7/9-
E diz que fraco de lobo é ver um Chapeuzinho de maiô
E7+ Fº
Mas Chapeuzinho percebeu
F#m7 B6/7
Que Lobo Mau se derreteu
F#m7 B7 Bm5-/7 C#5+/7
Pra ver você que lobo também faz papel de bobo
F#m7 Gº G#m7 C#5+/7
Só posso lhes dizer, Chapeuzinho agora traz
F#m7 B7 Am3b E6/9
Um lobo na coleira que não janta nunca mais
Lobo bobo, uuuuh!
Em setembro de 1961, Carlos Lyra fundou, juntamente com Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar e outros companheiros, o CPC (Centro Popular de Cultura) da União Nacional dos Estudantes. Na ocasião, o compositor começava a considerar a bossa nova apenas uma forma musical moderninha de repetir as mesmas coisas românticas de sempre.
Isso refletiu-se em sua produção que, sem afastar-se de todo do romantismo, passou a tomar contornos nacionalistas, a partir de composições como “Mister Golden”, “Canção do Subdesenvolvido” e este surpreendente “Influência do Jazz”, que questionava tendências observadas em sambas da época (“Pobre samba meu / foi se misturando, se modernizando / e se perdeu...”). Bem sincopado, o samba mesclava tradição e modernidade, lembrando sua melodia, propositalmente, canções americanas como “Indian Love Call”, da opereta “Rose-Marie” e “You Were Meant for Me”, do filme “Cantando na Chuva”.
“Influência do Jazz” foi lançado pelo Tamba Trio (Luís Eça, Hélcio Milito e Bebeto) num programa de Zé Trindade, transmitido aos domingos pela TV Rio. O motivo da presença do Tamba no programa cômico era que seus componentes estavam iniciando carreira e o pessoal da televisão arranjara aquela brecha no horário nobre para apresentá-los, embora o conjunto e a música nada tivessem a ver com o humor do Zé. Em seguida, “Influência do Jazz” tornou se sucesso, sendo até executado duas vezes no famoso show de bossa nova no Carnegie Hall, por Lira e o Quarteto de Oscar Castro Neves (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
LP Depois do Carnaval - O Sambalanço de Carlos Lyra / Título da música: Influência do jazz / Carlos Lyra (Compositor) / Carlos Lyra (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1962 / Álbum: P 630.492 L / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Em7 A7(b9) D7M B7(b9)
Pobre samba meu
Em7 A7/9 D7M D6/9
Foi se misturando se modernizando, e se perdeu
Am7 D7(b9)
E o rebolado cadê?, não tem mais
G#m7(b5) Gm6
Cadê o tal gingado que mexe com a gente
D6/F# F° Em7
Coitado do meu samba mudou de repente
A7/13 D6/9 B7(b9)
Influência do jazz
Em7 A7(b9) D7M B7(b9)
Quase que morreu
Em7 A7/9 D7M
E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu
D6/9 Am7 D7(b9)
Que o samba balança de um lado pro outro
G#m7(b5) Gm6
O jazz é diferente, pra frente pra trás
D6/F# F° Em7
E o samba meio morto ficou meio torto
A7/13 D6/9
Influência do jazz
G#m7/11 G7(#11) F#m7 B7/9 F#m7 B7/9
No afro-cubano, vai complicando
F#m7 B7/9 F#m7 B7/9
Vai pelo cano, vai
G#m7 C#7/9 G#m7 C#7/9
Vai entortando, vai sem descanso
F#m7 Fm7 Em7 A7(b9)
Vai, sai, cai... no balanço!
Em7 A7(b9) D7M B7(b9)
Pobre samba meu
Em7 A7/9 D7M D6/9
Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu
Am7 D7(b9)
Pra não ser um samba com notas demais
G#m7(b5) Gm6
Não ser um samba torto pra frente pra trás
D6/F# F° Em7
Vai ter que se virar pra poder se livrar
A7/13 D6/9
Da influência do jazz
LP A Voz Acariciante De Rosana / Título da música: Canção Que Morre No Ar / Carlos Lyra (Compositor) / Ronaldo Bôscoli (Compositor) / Rosana Toledo (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1960 / Nº Álbum: MOFB 3158 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba-canção.
Intr.:( D6 Em7 A7(b9) D6 Bm7 Fm7
Bb7/13 Eb7M Cm7 Bbm7 Eb7(b9)
Ab7/13 Ab7(b13) Abm7 Db7(b9) )
F#7M F#6 Em7
Brinca no ar
A7(b9) D7M F#m7/C# Bm7 A G#m7
Um resto de canção
C#7(b9) F#7M F#6 Em7
Um rosto tão sereno
A7(b9) D7M Bm7 G#m7 C#7(b9)
Tão quieto de paixão
F#7M F#6 Em7
Morre no ar
A7(b9) D7M F#m7/C# Bm7 A G#m7
O sempre mesmo adeus
C#7(b9) F#7M F#6
Meus olhos são teus olhos
G#m7 E7 A6 F#m7 Cm7
Para nós, vem
F7/13 Bb7M Bb6
Um mundo sempre amor
Gm Gm(7M) Gm7
O pranto que desliza
C7/4(9) F7M F6
No seio de uma flor
Em7 A7 D7M F#m7/C# Bm7
Terra-luz, anjo só
A C#m7 F#7(b13) Bm7 E7
Mil carícias você tras
Em7 A7/4(9) D7M
Beijo manso, luz e paz
Mais uma da safra "Caetano arredio". O personagem, irritado, não aguenta mais ficar onde está. "Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento / Você está tão curtida / Eu quero tocar fogo neste apartamento / Você não acredita". Cita artigos de consumo como coca-cola e suíta (adoçante artificial). Ele a convida a fugir: "Tem que saber que eu quero é correr mundo, correr perigo / Eu quero é ir-me embora / Eu quero dar o fora / E quero que você venha comigo". Também critica o cotidiano repetitivo (ou não, se considerado o jogo de palavras): "Bota a sobremesa, eu como / Eu como, eu como, eu como, eu como / Você".
Gal Costa, na verdade, foi mesmo a criadora deste samba, que certamente Caetano Veloso mandou pra ela de Londres, onde estava exilado. Só depois é que teve aquele famoso registro ao vivo do próprio Caetano com Chico Buarque, aproveitando o "todo dia" da música "Cotidiano", interpretada por Chico logo em seguida. Daniela Mercury reviveu a composição em 1993, no seu segundo álbum, "O canto da cidade".
Compacto duplo (7") Gal / Título da música: Você Não Entende Nada / Caetano Veloso (Compositor) / Gal Costa (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1971 / Nº Álbum: 6245 004 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba / MPB.
Intro: E A E A
E A C#m B
Quando eu chego em casa nada me consola
E A E A
Você está sempre aflita
E A C#m F#m B7
Lágrimas nos olhos, de cortar cebola
E A E E7
Você é tão bonita
A D E
Você traz a coca-cola eu tomo
A D
Você bota a mesa, eu como, eu como
G#m C#7 F#m
Eu como, eu como, eu como
C7 B7 E
Você não está entendendo
A C#m F#m B7.5+
Quase nada do que eu digo
E A C#m
Eu quero ir-me embora
F#m B7 E E7
Eu quero é dar o fora
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
A B7 E B7
E quero que você venha comigo
E A C#m F#m B7.5+
Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento
E A C#m F#m B7.5+
Você está tão curtida
E A C#m F#m B7.5+
Eu quero tocar fogo neste apartamento
E A E E7
Você não acredita
A D E
Traz meu café com suita eu tomo
E7 A D
Bota a sobremesa eu como, eu como
G#m C#7 F#m
Eu como, eu como, eu como
B7.5+ A C#m
Você tem que saber que eu quero correr mundo
F#m B7.5+
Correr perigo
E A C#m
Eu quero é ir-me embora
F#m B7 E E7
Eu quero dar o fora
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
A B7 E E7
E quero que você venha comigo
“É o disco que mais gosto.(...) Adoro a canção ‘Uns’, adoro ‘Peter Gast’. E é a melhor capa: eu, Rodrigo e Roberto, meus dois irmãos.” Assim, Caetano comenta o seu elepê Uns, em entrevista ao Jornal do Brasil, em janeiro de 91.
Realmente, este álbum, lançado em 83, é um dos melhores e mais diversificados de sua discografia. Além das citadas “Uns” e “Peter Gast”, de feição concretista, tem o roquinho “Eclipse Oculto”, superior a muita coisa que foi feita nessa área e composições de sabor popular como “Você É Linda”, uma ode apaixonada bem ao estilo de Vinícius de Moraes. Aliás, não por acaso, Caetano inclui no disco uma dessas canções em que o poeta se desmancha em elogios à musa.
Faixa de maior sucesso no álbum, “Você É Linda” é consequência de uma episódio acontecido num show que o autor realizou em Salvador. Quando estava cantando “Lua e Estrela”, ele notou uma linda loura à beira do palco, fazendo sinais. No verso “quem é você, qual o seu nome?”, cantado em sua direção, ela respondeu para a sua maior surpresa: “Cristina.” E no seguinte, “conta pra mim, diz como eu te encontro”, ela completou: “Ondina”, justamente o bairro onde ele morava.
Caetano Veloso e Cristina Mandarino - Foto: Thereza Eugênia
Dias depois, Caetano viu a moça do outro lado da rua, chamando-a de longe. Ela atendeu, aproximou-se e rapidamente se afastou, sem olhar para trás. Finalmente, no dia seguinte Cristina veio vê-lo e Caetano, fascinado, compôs; “Fonte de mel / nuns olhos de gueixa / (...) / esta canção é só pra dizer / e diz / você é linda / mais que demais / você é linda, sim...”
Embora um tanto adocicada, “Você É Linda” é uma bela canção, admirada até no exterior, tendo sido gravada pelo guitarrista Lee Ritenour e o gaitista Toots Thielemans. Roberto e Erasmo Carlos têm uma canção homônima, também de sucesso (“Você veio sorrindo / não sei bem de onde...”), lançada em 1972 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
LP Uns / Título da música: Você É Linda / Caetano Veloso (Compositor) / Caetano Veloso (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1983 / Nº Álbum: 812 747-18 / Lado B / Faixa 1.
Tom: A
(intro) A7M
F#m7 C#m7
Fonte de mel nos olhos de gueixa
D7M G#m7 G#º C#7(9-)
Kabuki, máscara
D7M(9) D#m7(5-) G#7
Choque entre o azul e o cacho de acácias
C#m7 F#7 Bm7 E7
Luz das acácias você é mãe do sol
F#m7 C#m7
A sua coisa é toda tão certa
D7M G#m7 G#º C#7(9-)
Beleza esperta
D7M(9) D#m7(5-) G#7
Você me deixa a rua deserta
C#m7 F#7 Bm7 E7
Quando atravessa e não olha pra trás
(refrão)
A7M C#m7
Linda e sabe viver
D7M Bm7
Você me faz feliz
Dm7 G7
Esta canção é só pra dizer
A7M
E diz
C#m7
Você é linda mais que demais
D7M Bm7
Você é linda sim
Dm7 G7
Onda do mar do amor
A7M
Que bateu em mim
(repete intro)
F#m7 C#m7
Você é forte dentes e músculos
D7M G#m7 G#º C#7(9-)
Peitos e lábios
D7M(9) D#m7(5-) G#7
Você é forte letras e músicas
C#m7 F#7
Todas as músicas
Bm7 E7
Que ainda hei de ouvir
F#m7 C#m7
No Abaeté areias e estrelas
D7M G#m7 G#º C#7(9-)
Não são mais belas
D7M(9) D#m7(5-) G#7
Do que você mulher das estrelas
C#m7 F#7
Mina de estrelas
Bm7 E7
Diga o que você quer
(refrão)
A7M C#m7
Você é linda e sabe viver
D7M Bm7
Você me faz feliz
Dm7 G7
Esta canção é só pra dizer
A7M
E diz
C#m7
Você é linda mais que demais
D7M Bm7
Você é linda sim
Dm7 G7
Onda do mar do amor
A7M
Que bateu em mim
F#m7 C#m7
Gosto de ver você no seu ritmo
D7M G#m7 G#º C#7(9-)
Dona do carnaval
D7M(9) D#m7(5-) G#7
Gosto de ter sentir seu estilo
C#m7 F#7
Ir no seu íntimo
Bm7 E7
Nunca me faça mal
(refrão)
A7M C#m7
Você é linda mais que demais
D7M Bm7
Você é linda sim
Dm7 G7
Onda do mar do amor que bateu
A7M
Em mim
C#m7
Você é linda e sabe viver
D7M Bm7
Você me faz feliz
Dm7 G7 A7M
Esta canção é só pra dizer e diz
Esta canção é uma crônica de amor ao Rio de Janeiro. Realmente, seus versos iniciais com um enfoque descritivo - "Vento do mar no meu rosto / e o sol a queimar, queimar / calçada cheia de gente / a passar e a me ver passar" - têm a marca inconfundível do grande cronista que foi Antônio Maria, autor da letra, e bem poderiam servir de abertura a uma de suas crônicas.
Abrem, porém, uma das mais belas canções, entre tantas, que louvam o Rio de Janeiro, uma canção em ritmo de valsa, ao contrário da maioria que canta a cidade em ritmo de samba. Em tempo: nenhum dos autores de "Valsa de Uma Cidade" era carioca, sendo Antônio Maria pernambucano e Ismael Neto paraense.
Antônio Maria
Valsa de uma cidade (valsa, 1954) - Ismael Neto e Antônio Maria - Intérprete: Lúcio Alves
Disco 78 rpm / Título da música: Valsa de uma cidade / Maria, Antônio (Compositor) / Ismael Neto (Compositor) / Alves, Lúcio, 1927-1993 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1954 / Nº Álbum 16995 / Gênero musical: Valsa.
Introd.: C7M Am Dm7 G7/-9/13
C7M Am7 Dm
Vento do mar no meu rosto
G7 C7M A7 Dm7 G7
E o sol a queimar, queimar
C7M Am7 Dm7 G7
Calçada cheia de gente a passar
C7M Am7 Gbm7 B7
E a me ver passar
E Dbm7 Gbm7 B7 E Dbm7 Gbm7 B7
Rio de Janeiro gosto de você
E Dbm7 Gbm7 B7 E7
Gosto de quem gosta deste céu
A7 Dm7 G7
Deste mar, desta gente feliz
C7M Am7 Dm7
Bem que eu quis escrever
G7 C7M A7 Dm7 G7
Um poema de amor e o amor
Cm7 Ab7 G7
Estava em tudo o que vi
Ab7M Fm Dm7 G7
Em tudo quanto eu amei
C Am F7M
E no poema que eu fiz
Dm D7 G7 C Am7 F7M
Tinha alguém mais feliz que eu
G7 C Am7 F7M G7 C Am7 F7M
O meu amor que não me quis
G7 C Am7 F7M G7 Ab7M Fm C7M/9
O meu amor que não me quis
A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34
Tom Jobim, Miúcha, Vinícius de Moraes e Toquinho - 1977
“Vai Levando” foi feita para o show “Chico & Bethânia no Canecão”, em 1975. Traz a irreverência eterna de Caetano Veloso, mesclada com a poesia social de Chico Buarque. É cantada em três vozes, a de Tom Jobim, a de Miúcha e a de Chico Buarque. A letra fala da fama, da roda viva da vida, da pílula, das suas convulsões numa época de claustrofóbica ditadura e mudança de costumes, afinal 1977 trouxe após anos de luta contra os desgastados preconceitos morais e religiosos, a aprovação da lei do divórcio.
É o existencialismo explícito, onde desfilam palavras do cotidiano midiático, como ‘Ibope’, ou marca de cerveja como ‘Brahma’. O disco mal tinha saído do forno e a canção tornou-se tema de abertura da novela global “Espelho Mágico” , um grande avanço na emissora de Roberto Marinho, que havia excluído Chico Buarque da sua programação desde a época dos festivais de canções, tendo-o como presença não grata: “Mesmo com o nada feito, / com a sala escura / com o nó no peito, / com a cara dura / a gente não tem cura / mesmo com o todavia, / com todo dia, / com todo ia, / todo não ia, / a gente vai levando / a gente vai levando...”
Em 1977 a música brasileira assistiu ao encontro histórico de Tom Jobim e Miúcha, registrado no álbum “Miúcha & Antonio Carlos Jobim”, desde então um clássico da MPB. A voz afinada e tranquila de Miúcha encontrou suporte decisivo no universo do maestro soberano, num disco em que ele abre mão da Bossa Nova jazzística, conforme era acusado na época, optando pela brasilidade genuína do som romântico e universal da sua obra.
LP Miúcha & Antônio Carlos Jobim / Título da música: Vai Levando / Chico Buarque (Compositor) / Caetano Veloso (Compositor) / Tom Jobim (Intérprete) / Miúcha (Intérprete) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1977 / Nº Álbum: 103.0213 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical:
Tom: G7+
Intro: D7/9
G7+ Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Com toda a cama, com toda a lama
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando essa chama
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com todo o emblema, todo o problema
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Todo o sistema, todo Ipanema
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando essa gema
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com o nada feito, com a sala escura
E7/9 Am4/7 D7/9 G7+
Com um nó no peito, com a cara dura
Bm7 Am7 D7/9 G7+
Não tem mais jeito, a gente não tem cura
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com o todavia, com todo dia
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Com todo ia, todo não ia
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando essa guia
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com todo rock, com todo pop
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Com todo estoque, com todo Ibope
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando esse toque
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com toda sanha, toda façanha
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Toda picanha, toda campanha
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando essa manha
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com toda estima, com toda esgrima
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Com todo clima, com tudo em cima
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
D7/9 Bm7
a gente vai levando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai levando essa rima
Bbm7 D#7/9 Bm7
Mesmo com toda cédula, com toda célula
E7/9 Am4/7 G#7/5- G7+
Com toda súmula, com toda sílaba
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+ Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai tocando,
D7/9 Bm7
a gente vai tomando
E7/9 Am7 D7/9 G7+
A gente vai dourando essa pílula