Páginas

Mostrando postagens com marcador 14 bis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 14 bis. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de outubro de 2022

14 Bis: Canção da América

Em 1979, numa chuvosa temporada em Los Angeles, Milton Nascimento gravaria o elepê Journey to dawn, dirigido ao público americano. Na ocasião, permanecendo na cidade com o parceiro Fernando Brant durante 45 dias, o compositor tentou em vão entrar em contato com um baterista inglês, que lhe havia mostrado, tempos antes, uma composição cuja letra falava de músicos que partilhavam amizades, quase sempre interrompidas no momento em que terminavam suas gravações ou temporadas.

Frustrado ao constatar que o tal baterista não se encontrava mais em Los Angeles, Milton fez então com Brant uma nova canção, em inglês, abordando o assunto, ou seja, o desencontro de amigos, e deu-lhe como título uma palavra inventada pelos dois: “Unencounter”. Quando chegou a vez de gravá-la, perguntou aos americanos se entendiam o seu significado e, diante da resposta afirmativa, manteve o título, sendo a música incluída no citado disco.

Meses depois, no Brasil, o grupo mineiro 14 Bis (Flávio Venturini, Vermelho, Sérgio Magrão, Reli Rodrigues e Cláudio Venturini) desejou gravar a composição, tendo Fernando Brant feito uma letra em português, na qual o sentido da idéia original era estendido à amizade: “Amigo é coisa pra se guardar / debaixo de sete chaves / dentro do coração / assim falava a canção / que na América ouvi / mas quem cantava chorou / ao ver seu amigo partir...”

Renasceu assim a música em português, com um novo título, “Canção da América”, que Milton Nascimento gravou no álbum Sentinela, em 1980, coadjuvado pelo quarteto Boca Livre. Com o tempo, a canção acabaria sendo cantada em cerimônias — como por ocasião da morte de Ayrton Senna — ganhando caráter de hino à fraternidade. Uma curiosidade: ao cantar “Canção da América” no show e no disco Saudade do Brasil, Elis Regina trocou o verso “assim falava a canção” por “a se falar na canção” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Canção da América (1980) - Milton Nascimento e Fernando Brant - Intérprete: 14 Bis

LP 14 Bis / Título da música: Canção da América / Milton Nascimento (Compositor) / Fernando Brant (Compositor) / 14 Bis (Intérprete) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1979 / Nº Álbum: 064 422850 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Canção.

(intro)  D  C/D  D7  D6  C/D  D

E |--10--10----10----10--11--12--10--10---8---8--8---8--
B |--10--10----10----10--10--10--10--10---8---8--8---8--
G |--11--11----11----11--11--11---9--9----9---9--9---9--
D |---------------------0--------------------------0----

E |-8--8--8--7--7--7---5--5--5--5--5--5--5------|
B |-8--8--8--7--7--7---5--5--7--7--7--7--7------|
G |-9--9--9--7--7--7---3--3--7--7--7--7--7------|
D |-0----------------0--------------------------|

E |--10--10----10----10--11--12--10--10---8---8--8---8--
B |--10--10----10----10--10--10--10--10---8---8--8---8--
G |--11--11----11----11--11--11---9--9----9---9--9---9--
D |---------------------0-------------------------------

E |-8--8--8--8--8--7--7--7---5--5--5--5--5--5--5------|
B |-8--8--8--8--8--7--7--7---5--5--7--7--7--7--7------|
G |-9--9--9--9--9--7--7--7---3--3--7--7--7--7--7------|
D |------------------------0--------------------------|

 C/E               D7
Amigo é coisa prá se guardar
G       Em7     D/F#     D    D/F#
Debaixo de sete chaves
C/E    D7         G    Am7               D
Dentro do cora...ção, assim falava a canção
D/C    D/A        D/F#    G   Am7  G
Que na Amé....ri...ca   ouvi
           Em7
Mas quem cantava chorou
   G/A        A7      C/E    D7   D7/4  D7
Ao ver o seu amigo partir

            D   D/C  D/A      D7  C/E      D7
Mas quem ficou            no pensamento voou
         G         C/E         D7    D7/4   D7
Com seu canto que o outro lembrou
          D    D/C  D/A     D7   C/E    D7
E quem voou              no pensamento ficou
          G          C/E        D7
Com a lembrança que o outro cantou

C/E     D7
Amigo é coisa prá se guardar
G         Em7       D/F#   D   D/F#
No lado esquerdo do peito
Am7                  G  D/F#   C/E  D  C   G/B   Am7   C/E  Am7
Mesmo que o tempo e  a distân  cia     di  gam   não
D      D/C   D/A         D/F#    G   Am7   G
Mesmo esque  cen...do a  can....ção
          Em7
E o que importa é ouvir
 G/A          A7      C/E    D7   D7/4   D7
A voz que vem do coração

    C/E          D7    C/E            G
Pois seja o que vier,   venha o que vier
G            D/F#  C/E      D/F#   C/E           G    D/F#
Qualquer dia, a    migo, eu volto   a   te encontrar
Em7                   G/A    A7           C/E    D7  D7/4   D7
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

(intro)

   C/E          D7    C/E            G
Pois seja o que vier,   venha o que vier
G            D/F#  C/E      D/F#   C/E           G    D/F#
Qualquer dia, a    migo, eu volto   a   te encontrar
Em7                   G/A    A7           C/E    D7  D7/4   D7
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

14 Bis: Bola de Meia, Bola de Gude

Bola De Meia, Bola De Gude - Milton Nascimento e Fernando Brant - Intérprete: 14 Bis

LP 14 Bis II / Título da música: Bola De Meia, Bola De Gude / Milton Nascimento (Compositor) / Fernando Brant (Compositor) / 14 Bis (Intérprete) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1980 / Nº Álbum: 064 422870 / Lado A / Faixa 1.


Tom: G/D

G/D F/D A#/D F/D
Há um menino, há um moleque, 
morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
 ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente, 
     o sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra 
     o menino me dá a mão

     C/E              Fm7(9)
Ele fala de coisas bonitas 
              D7(4)     D7        G
    que eu acredito que não deixarão de existir
   C/E               Cm/Eb                                
Amizade, palavra, respeito, 
                                D7(4) D7
    caráter, bondade, alegria e amor
      C/E            Fm7(9)
Pois não posso, não devo, 
              D7(4)               D7               G
  não quero viver como toda essa gente insiste em viver
 C/E                   Cm/Eb                                  
Não posso aceitar sossegado 
                                      D7(4)
      qualquer sacanagem ser coisa normal

G/D F/D A#/D F/D
Bola de meia, bola de gude, o solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança o menino me dá a mão