Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Francisco Alves: Izaura

Herivelto Martins
Tudo o que Herivelto Martins compunha nos anos quarenta era logo gravado e, quase sempre, transformado em sucesso. Houve até carnavais, como o de 45, em que ele teve mais de uma composição - "Izaura" e "Que Rei Sou Eu" - entre as preferidas do público. E essa preferência justificava-se, pois as composições eram animadas e bem feitas, como "Izaura" que, em 1977, mereceu uma revisitação de João Gilberto.

Este samba, que tem estribilho de Roberto Roberti , trata do dilema de um indivíduo que reluta em ficar com uma mulher, porque teme perder a hora do trabalho ("Se eu cair em seus braços / não há despertador que me faça acordar"). Mas na segunda parte - só de Herivelto - o sujeito parece optar pelo trabalho, embora admita uma alternativa: "Se você quiser eu fico / mas vai me prejudicar...".

Izaura (samba, 1945) - Herivelto Martins e Roberto Roberti

Disco 78 rpm / Título da música: Isaura / Autoria: Martins, Herivelto (Compositor) / Roberti, Roberto (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1944 / Nº Álbum 12530

F7+     Gb0     Gm7   C7/-9
Ai,  ai,  ai    Izaura
F7+       F0         Gm7   C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7       F7/5+          Bb7+
Se eu cair nos seus braços
    B0        A7/13  D7/-9 G7 C7/-9  F7+
Não há despertador que me faça acordar
              F0
Eu vou trabalhar


Am7/4  Ab7/-5  Gm7/4   Gb7/-5
Ai,  ai,  ai,         Isaura
Am7        Ab0       Gm7    C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7    F7/5+             Bb7+
Se eu cair nos seus braços
        B0         A7/13 D7/-9 G7 C7/-9 F7+
Não há despertador que me faça acordar


     F0             Gm7           C7/-9         F7+
O trabalho é um dever    /    Todos devem respeitar
      F6                 F7      F7/5+             Bb7+
Oh,  Izaura, me desculpe   /   No domingo eu vou voltar
               Bbm6                            Am7
Seu carinho é muito bom   /  Ninguém pode contestar
      Dm7             G7                       Gm7
Se você quiser,  eu fico  /   Mas vai me prejudicar
            C7/-9
Eu vou trabalhar


Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário