Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Gal Costa: Você Não Entende Nada

Mais uma da safra "Caetano arredio". O personagem, irritado, não aguenta mais ficar onde está. "Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento / Você está tão curtida / Eu quero tocar fogo neste apartamento / Você não acredita". Cita artigos de consumo como coca-cola e suíta (adoçante artificial). Ele a convida a fugir: "Tem que saber que eu quero é correr mundo, correr perigo / Eu quero é ir-me embora / Eu quero dar o fora / E quero que você venha comigo". Também critica o cotidiano repetitivo (ou não, se considerado o jogo de palavras): "Bota a sobremesa, eu como / Eu como, eu como, eu como, eu como / Você".

Gal Costa, na verdade, foi mesmo a criadora deste samba, que certamente Caetano Veloso mandou pra ela de Londres, onde estava exilado. Só depois é que teve aquele famoso registro ao vivo do próprio Caetano com Chico Buarque, aproveitando o "todo dia" da música "Cotidiano", interpretada por Chico logo em seguida. Daniela Mercury reviveu a composição em 1993, no seu segundo álbum, "O canto da cidade".

Você Não Entende Nada (1972) - Caetano Veloso - Intérprete: Gal Costa

Compacto duplo (7") Gal / Título da música: Você Não Entende Nada / Caetano Veloso (Compositor) / Gal Costa (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1971 / Nº Álbum: 6245 004 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba / MPB.


Intro: E A E A

 E                  A        C#m    B
Quando eu chego em casa nada me consola
E           A       E   A
Você está sempre aflita
E           A             C#m   F#m  B7
Lágrimas nos olhos, de cortar cebola
E       A      E  E7
Você é tão bonita 

A                 D       E
Você traz a coca-cola eu tomo
                    A        D
Você bota a mesa, eu como, eu como
  G#m      C#7       F#m
Eu como, eu como, eu como
C7 B7      E
Você não está entendendo
A         C#m        F#m  B7.5+
Quase nada do que eu digo
E         A      C#m
Eu quero ir-me embora
          F#m B7 E E7
Eu quero é dar o fora

    A          B7        E   E7
E quero que você venha comigo
  A          B7        E   B7
E quero que você venha comigo

 E                A            C#m       F#m   B7.5+
Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento
E         A       C#m  F#m  B7.5+
Você está tão curtida
   E            A          C#m  F#m  B7.5+
Eu quero tocar fogo neste apartamento
E         A    E   E7
Você não acredita

A                   D       E
Traz meu café com suita eu tomo
          E7        A        D
Bota a sobremesa eu como, eu como
G#m         C#7      F#m
Eu como, eu como, eu como
 B7.5+                    A             C#m
Você tem que saber que eu quero correr mundo
       F#m   B7.5+
Correr perigo
E          A        C#m
Eu quero é ir-me embora
        F#m  B7 E E7
Eu quero dar o fora

   A          B7         E    E7
E quero que você venha comigo
 A          B7         E    E7
E quero que você venha comigo
 A          B7         E    E7
E quero que você venha comigo
 A          B7         E    E7
E quero que você venha comigo
 A          B7         E    E7
E quero que você venha comigo


Fontes: Itatiaia; Samuel Machado Filho - Youtube.

Caetano Veloso: Você é Linda

“É o disco que mais gosto.(...) Adoro a canção ‘Uns’, adoro ‘Peter Gast’. E é a melhor capa: eu, Rodrigo e Roberto, meus dois irmãos.” Assim, Caetano comenta o seu elepê Uns, em entrevista ao Jornal do Brasil, em janeiro de 91.

Realmente, este álbum, lançado em 83, é um dos melhores e mais diversificados de sua discografia. Além das citadas “Uns” e “Peter Gast”, de feição concretista, tem o roquinho “Eclipse Oculto”, superior a muita coisa que foi feita nessa área e composições de sabor popular como “Você É Linda”, uma ode apaixonada bem ao estilo de Vinícius de Moraes. Aliás, não por acaso, Caetano inclui no disco uma dessas canções em que o poeta se desmancha em elogios à musa.

Faixa de maior sucesso no álbum, “Você É Linda” é consequência de uma episódio acontecido num show que o autor realizou em Salvador. Quando estava cantando “Lua e Estrela”, ele notou uma linda loura à beira do palco, fazendo sinais. No verso “quem é você, qual o seu nome?”, cantado em sua direção, ela respondeu para a sua maior surpresa: “Cristina.” E no seguinte, “conta pra mim, diz como eu te encontro”, ela completou: “Ondina”, justamente o bairro onde ele morava.
Caetano Veloso e Cristina Mandarino - Foto: Thereza Eugênia
Dias depois, Caetano viu a moça do outro lado da rua, chamando-a de longe. Ela atendeu, aproximou-se e rapidamente se afastou, sem olhar para trás. Finalmente, no dia seguinte Cristina veio vê-lo e Caetano, fascinado, compôs; “Fonte de mel / nuns olhos de gueixa / (...) / esta canção é só pra dizer / e diz / você é linda / mais que demais / você é linda, sim...”

Embora um tanto adocicada, “Você É Linda” é uma bela canção, admirada até no exterior, tendo sido gravada pelo guitarrista Lee Ritenour e o gaitista Toots Thielemans. Roberto e Erasmo Carlos têm uma canção homônima, também de sucesso (“Você veio sorrindo / não sei bem de onde...”), lançada em 1972 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Você é Linda (1983) - Caetano Veloso - Intérprete: Caetano Veloso

LP Uns / Título da música: Você É Linda / Caetano Veloso (Compositor) / Caetano Veloso (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1983 / Nº Álbum: 812 747-18 / Lado B / Faixa 1.


Tom: A  

(intro) A7M

 F#m7            C#m7
Fonte de mel nos olhos de gueixa
D7M       G#m7 G#º C#7(9-)
 Kabuki, máscara
  D7M(9)                 D#m7(5-)  G#7
Choque entre o azul e o cacho de acácias
 C#m7     F#7    Bm7    E7
Luz das acácias você é mãe do sol
F#m7           C#m7
A sua coisa é toda tão certa
D7M        G#m7 G#º C#7(9-)
 Beleza esperta
 D7M(9)          D#m7(5-) G#7
Você me deixa a rua    deserta
  C#m7      F#7  Bm7      E7
Quando atravessa e não olha pra trás

(refrão)

A7M       C#m7
 Linda e sabe viver
D7M             Bm7
 Você me faz feliz
Dm7            G7
Esta canção é só pra dizer
   A7M
E diz
              C#m7
Você é linda mais que demais
D7M            Bm7
 Você é linda sim
Dm7              G7
Onda do mar do amor
              A7M
Que bateu em mim

(repete intro)

 F#m7         C#m7
Você é forte dentes e músculos
D7M        G#m7 G#º C#7(9-)
 Peitos e lábios
D7M(9)        D#m7(5-) G#7
Você é forte letras e músicas
 C#m7     F#7
Todas as músicas
  Bm7      E7
Que ainda hei de ouvir
 F#m7       C#m7
No Abaeté areias e estrelas
D7M            G#m7 G#º C#7(9-)
 Não são mais belas
 D7M(9)         D#m7(5-)   G#7
Do que você mulher das estrelas
 C#m7       F#7
Mina de estrelas
 Bm7        E7
Diga o que você quer

(refrão)
A7M              C#m7
 Você é linda e sabe viver
D7M             Bm7
 Você me faz feliz
Dm7            G7
Esta canção é só pra dizer
   A7M
E diz
              C#m7
Você é linda mais que demais
D7M            Bm7
 Você é linda sim
Dm7              G7
Onda do mar do amor
              A7M
Que bateu em mim

 F#m7           C#m7
Gosto de ver você no seu ritmo
D7M       G#m7 G#º C#7(9-)
 Dona do carnaval
 D7M(9)          D#m7(5-)  G#7
Gosto de ter sentir seu estilo
C#m7      F#7
Ir no seu íntimo
 Bm7      E7
Nunca me faça mal

(refrão)
 A7M          C#m7
Você é linda mais que demais
 D7M          Bm7
Você é linda sim
Dm7              G7
Onda do mar do amor que bateu
    A7M
Em mim
                C#m7
Você é linda e sabe viver
D7M             Bm7
 Você me faz feliz
Dm7            G7             A7M
Esta canção é só pra dizer e diz

Lúcio Alves: Valsa de Uma Cidade

Esta canção é uma crônica de amor ao Rio de Janeiro. Realmente, seus versos iniciais com um enfoque descritivo - "Vento do mar no meu rosto / e o sol a queimar, queimar / calçada cheia de gente / a passar e a me ver passar" - têm a marca inconfundível do grande cronista que foi Antônio Maria, autor da letra, e bem poderiam servir de abertura a uma de suas crônicas.

Abrem, porém, uma das mais belas canções, entre tantas, que louvam o Rio de Janeiro, uma canção em ritmo de valsa, ao contrário da maioria que canta a cidade em ritmo de samba. Em tempo: nenhum dos autores de "Valsa de Uma Cidade" era carioca, sendo Antônio Maria pernambucano e Ismael Neto paraense.

Antônio Maria
Valsa de uma cidade (valsa, 1954) - Ismael Neto e Antônio Maria - Intérprete: Lúcio Alves

Disco 78 rpm / Título da música: Valsa de uma cidade / Maria, Antônio (Compositor) / Ismael Neto (Compositor) / Alves, Lúcio, 1927-1993 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1954 / Nº Álbum 16995 / Gênero musical: Valsa.


Introd.: C7M  Am   Dm7   G7/-9/13

C7M        Am7            Dm
Vento do mar no meu rosto
       G7         C7M    A7    Dm7   G7
E o sol a queimar,     queimar
C7M        Am7     Dm7        G7
Calçada cheia de gente a passar
           C7M Am7 Gbm7   B7
E a me ver      passar

 E    Dbm7    Gbm7  B7 E Dbm7   Gbm7 B7
Rio    de    Janeiro    gosto    de   você
  E      Dbm7          Gbm7  B7       E7
Gosto  de     quem  gosta  deste   céu
          A7               Dm7     G7   
Deste mar,  desta  gente  feliz

C7M           Am7        Dm7
Bem que eu quis escrever
         G7           C7M    A7    Dm7  G7
Um poema de amor     e  o  amor
          Cm7    Ab7           G7
Estava  em  tudo  o  que   vi
Ab7M       Fm             Dm7    G7
Em tudo  quanto eu amei
C        Am              F7M
E no poema que eu fiz
              Dm             D7   G7   C   Am7 F7M
Tinha alguém mais feliz   que  eu

G7          C  Am7 F7M   G7               C  Am7 F7M
O meu amor                   que não me quis
 G7         C  Am7 F7M  G7               Ab7M Fm C7M/9
O meu amor                 que não  me  quis


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Tom, Miúcha e Chico: Vai Levando

Tom Jobim, Miúcha, Vinícius de Moraes e Toquinho - 1977
“Vai Levando” foi feita para o show “Chico & Bethânia no Canecão”, em 1975. Traz a irreverência eterna de Caetano Veloso, mesclada com a poesia social de Chico Buarque. É cantada em três vozes, a de Tom Jobim, a de Miúcha e a de Chico Buarque. A letra fala da fama, da roda viva da vida, da pílula, das suas convulsões numa época de claustrofóbica ditadura e mudança de costumes, afinal 1977 trouxe após anos de luta contra os desgastados preconceitos morais e religiosos, a aprovação da lei do divórcio.

É o existencialismo explícito, onde desfilam palavras do cotidiano midiático, como ‘Ibope’, ou marca de cerveja como ‘Brahma’. O disco mal tinha saído do forno e a canção tornou-se tema de abertura da novela global “Espelho Mágico” , um grande avanço na emissora de Roberto Marinho, que havia excluído Chico Buarque da sua programação desde a época dos festivais de canções, tendo-o como presença não grata: “Mesmo com o nada feito, / com a sala escura / com o nó no peito, / com a cara dura / a gente não tem cura / mesmo com o todavia, / com todo dia, / com todo ia, / todo não ia, / a gente vai levando / a gente vai levando...”

Em 1977 a música brasileira assistiu ao encontro histórico de Tom Jobim e Miúcha, registrado no álbum “Miúcha & Antonio Carlos Jobim”, desde então um clássico da MPB. A voz afinada e tranquila de Miúcha encontrou suporte decisivo no universo do maestro soberano, num disco em que ele abre mão da Bossa Nova jazzística, conforme era acusado na época, optando pela brasilidade genuína do som romântico e universal da sua obra.

Vai Levando (1975) - Chico Buarque e Caetano Veloso - Intérpretes: Tom Jobim e Miúcha - Participação: Chico Buarque.

LP Miúcha & Antônio Carlos Jobim / Título da música: Vai Levando / Chico Buarque (Compositor) / Caetano Veloso (Compositor) / Tom Jobim (Intérprete) / Miúcha (Intérprete) / Chico Buarque (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1977 / Nº Álbum: 103.0213 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical:


Tom: G7+
Intro: D7/9

G7+               Bbm7     D#7/9    Bm7
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
      E7/9  Am4/7    G#7/5-  G7+
Com toda a cama, com toda a lama
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
        D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9        G7+
A gente vai levando essa chama
                 Bbm7     D#7/9    Bm7
Mesmo com todo o emblema, todo o problema
  E7/9  Am4/7    G#7/5-  G7+
Todo o sistema, todo Ipanema
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando, 
         D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai levando essa gema
                 Bbm7     D#7/9    Bm7
Mesmo com o nada feito, com a sala escura
      E7/9   Am4/7    D7/9      G7+
Com um nó no peito, com a cara dura
              Bm7          Am7  D7/9 G7+
Não tem mais jeito, a gente não tem cura
              Bbm7   D#7/9    Bm7
Mesmo com o todavia, com todo dia
  E7/9  Am4/7 G#7/5- G7+
Com todo ia, todo não ia
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando, 
        D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai levando essa guia
           Bbm7       D#7/9   Bm7
Mesmo com todo rock, com todo pop
      E7/9  Am4/7    G#7/5-  G7+
Com todo estoque, com todo Ibope
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando, 
        D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai levando esse toque
              Bbm7     D#7/9   Bm7
Mesmo com toda sanha, toda façanha
    E7/9 Am4/7  G#7/5-  G7+
Toda picanha, toda campanha
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando, 
        D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai levando essa manha
                 Bbm7     D#7/9    Bm7
Mesmo com toda estima, com toda esgrima
     E7/9  Am4/7    G#7/5-  G7+
Com todo clima, com tudo em cima
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai levando,
       D7/9  Bm7
a gente vai levando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai levando essa rima
                 Bbm7     D#7/9    Bm7
Mesmo com toda cédula, com toda célula
     E7/9  Am4/7    G#7/5-  G7+
Com toda súmula, com toda sílaba
A7/6 A7/5+ D7/9 G7+         Bm7 A#7 Am7
A gente vai levando, a gente vai tocando, 
        D7/9  Bm7
a gente vai tomando
  E7/9   Am7   D7/9       G7+
A gente vai dourando essa pílula